1 Coríntios 2:9 – Deus tem as melhores coisas só PARA VOCÊ

Peça sabedoria a Deus, pois Ele te dará!

1 Coríntios 2:9 - Deus tem as melhores coisas só PARA VOCÊ
1 Coríntios 2:9 - Deus tem as melhores coisas só PARA VOCÊ

De acordo com a palavras que o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Deus em Corinto, Deus preparou algo. Nosso Deus tem as melhores coisas para você. Você crer?

A verdade é que Deus o preparou para as pessoas que O amam. E era invisível e não ouvido pelos humanos. Isso soa como uma descrição do céu. 

O céu é o reino preparado por Deus, a coroa celestial é para aqueles que amam o Senhor e, usando nossos sentidos físicos, o céu permanece invisível e não ouvido para nós. 

Te interessa?

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. (Tiago 1:12)

Uma investigação mais profunda, no entanto, nos leva a uma conclusão diferente sobre o que os humanos não viram ou ouviram. 

1 Coríntios 2:9

Qual a verdadeira mensagem de 1 Coríntios 2:9

Ao longo dos três primeiros capítulos de 1 Coríntios, o Apóstolo Paulo está falando sobre sabedoria. O Apóstolo Paulo apresenta um claro contraste em dois tipos de sabedoria: 

  • A sabedoria do mundo;
  • A sabedoria do Senhor. 

Por um lado, o apóstolo escreve sobre a sabedoria dos sábios, que ele posteriormente descreve como a sabedoria deste mundo, sabedoria humana e a sabedoria dos homens.

Essa sabedoria está enraizada nos humanos, isso nós podemos chamá-la filosofia humana, autossuficiência humana ou humanismo.

A sabedoria de Deus é diferente. A sabedoria de Deus mostra à humanidade o Cristo e Sua cruz

Com isso, A sabedoria do Senhor esmaga o homem e faz a humanidade parecer tola quando se esforça para ser sábia ou inteligente sem o Senhor.

A verdade é que Deus quer que sejamos pessoas sábias, que busquemos ter a sabedoria das coisas dEle.

1 Coríntios 2:9

Sabedoria: Deus pode te dar a melhor coisa do mundo

O Apóstolo Paulo comparou a sabedoria humana com a sabedoria de Deus nos versículos anteriores. O fato é que a sabedoria humana é baseada no que pode ser observado pelos sentidos humanos e desenvolvido a partir da lógica e da razão humanas. 

Foi muito valorizado pelos intelectuais da época do Apóstolo Paulo. A razão e o conhecimento são aplaudidos na Palavra de Deus, a Bíblia, mas não recebem o mesmo status elevado que têm em um mundo ímpio:

O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; (Provérbios 1:5)

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; (Colossenses 2:8)

O problema com a sabedoria humana é que ela não tem como acessar a sabedoria de Deus.  A sabedoria de Deus deve ser revelada e então crida, ou então permanecerá secreta e oculta:

Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. (Isaías 55:8, 9)

47 versículos da Bíblia para toda mulher que precisa de FORÇAS

1 Coríntios 2:9

Deus prover maravilhas para sua vida através da sabedoria

Nosso Deus Todo-Poderoso estabeleceu Sua sabedoria antes que o tempo começasse. 

Deus sempre incluiu Seu plano de sacrificar Seu próprio Filho Jesus Cristo para pagar pelo pecado humano e tornar possível para aqueles que creem compartilhar de Sua glória para sempre.

A verdade é que o Apóstolo Paulo agora cita Isaías 64:4 para resumir essas ideias e revelar que o motivo por trás da sabedoria secreta de Deus sempre foi prover para Seu povo:

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. (Isaías 64:4)

Na Bíblia, Isaías escreveu que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu ou o coração humano imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam.

60 versículos de livramento e proteção para sentir Deus agindo

Como podemos saber?

A sabedoria humana não pode nos levar ao entendimento de que o Deus Criador ama Seu povo ou que Ele preparou as glórias da eternidade para compartilhar com eles. 

No máximo, podemos entender isso pelo intelecto. Mas não podemos confiar nele sem fé em Deus (Tiago 2:19). Devemos acreditar pela fé:

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem. (Tiago 2:19)

1 Coríntios 2:9

Grandes coisas estão por vir

Nosso Pai Celestial promete fornecer o que precisamos. Isso porque Ele criou o universo e dá comida a todos os seres vivos.

O mesmo Deus que fornece alimento para os animais não nos permite ficar sem:

Os olhos de todos estão voltados para ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo. Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os seres vivos. (Salmos 145:15,16)

Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante? (Lucas 12:24-26)

A Palavra de Deus não apenas promete isso, mas também vemos exemplos nas Escrituras. 

Por que insistimos tanto em sentir SAUDADES do PASSADO?

Mesmo quando erramos, Deus ainda provê.  

Quando Jesus Cristo estava pregando, e a multidão não comeu, Ele multiplicou cinco pães e dois peixes e alimentou mais de 5.000 pessoas.

Além disso, quando Adão e Eva pecaram e seus olhos se abriram para a nudez, Deus providenciou roupas para eles:

Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como dei a vocês os vegetais, agora dou todas as coisas. (Gênesis 9:3). 

Nosso grande Deus promete dar descanso ao Seu povo. Experimentamos esse descanso colocando nossa confiança em Jesus Cisto. 

O descanso vem de abrir mão do controle de nossas vidas e seguir a Jesus onde quer que Seu caminho nos leve. 

Pense em fazer uma longa viagem de carro. Quão diferente é a experiência quando você é o passageiro em vez do motorista? O passageiro experimenta o descanso que o motorista não. 

Você gostou de saber mais sobre 1 Coríntios 2:9? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para conhecer mais a Deus.

Veja mais ›
Fechar