10 hábitos infalíveis para ensinar educação para crianças

10 hábitos infalíveis para ensinar educação para crianças

Com pequenos hábitos, além de ensinar crianças a se comportarem melhor, você aprenderá muito com elas!

publicidade

Atualmente, muitos professores, pais e familiares que têm crianças em casa, sem irem para as escolas devido a quarentena, estão enfrentando um grande desafio: como educar seus filhos e alunos.

De um lado nós temos os pais que foram criados de maneira dura e que acreditam que essa é a forma certa de impor barreiras às crianças.

E do outro lado temos os pais que foram superprotegidos. ganhando tudo o que queriam e hoje tentam atestar o amor que sentem por suas crianças do mesma forma.

publicidade

De acordo com pesquisadores e psicólogos, há um problema, pois esses dois grupos estão equivocados e terão muita dificuldade para educar seus filhos e alunos de forma adequada.

crianças-educadas

Devido a isso, preparamos um guia com 10 hábitos para que você aprenda como educar suas crianças, seja você pai/mãe ou educador.

1 –  Seja um exemplo de moral para a criança

Para que a criança tenha um exemplo a ser seguido em casa ou na escola, o educador deve trabalhar como se comportar na frente de crianças. 

publicidade

É simples, se comporte na frente do seu filho como você gostaria que outras pessoas agissem com ele. Os pais devem dar exemplo, assim como outros adultos e isso deve ser preservado também nas escolas com os professores.

Claro que você não vai manter a excelência toda hora, mas é importante se controlar e ter disciplina diante das crianças.

Se bater o estresse em algum lugar que tenha alunos ou filhos por perto, saia e conte até 20, mas não grite nem ofenda ninguém na frente deles.

educação-de-crianças

Isso vale também para casais. Evite brigar em casa na frente dos filhos, faça com que o clima da casa seja um porto-seguro para que as crianças se desenvolvam com paz e harmonia.

publicidade

2 – Mantenha a firmeza em suas decisões

Tanto os pais como os professores precisam ser firmes ao determinar regras e limites na hora da educar uma criança.

Evite impor regras de comportamentos de acordo com seu humor, falando qualquer coisa e não cumprindo. Tenha uma postura consistente, pois as crianças reparam isso, assim dificultando sua autoridade como adulto maduro.

3 – Você é um orientado, não um ditador

Seus filhos ou alunos não são robôs, uma hora eles vão quebrar as regras, e é nesse momento que você deve evitar ser um carrasco e saber lidar com a situação.

como-ensinar-filhos

Veja o que você pode fazer para orientar uma criança

  • Faça brincadeiras, danças e jogos;
  • Aprenda fazer yoga para crianças;
  • Faça pequenas tarefas domésticas com as crianças;
  • Organize com elas o espaço de brincar.

4 – Aprenda a elogiar e valorizar pequenas conquistas

É fundamental para o desenvolvimento da criança os elogios sinceros, isso deve fazer parte da rotina da família ou na sala de aula.

Celebre com a criança cada tarefa realizada com sucesso, pois elas precisam ser reconhecidas e recompensadas de alguma forma. 

Para que isso aconteça, os educadores devem expor as atividades das crianças pela casa ou escola, seja desenho, pintura, para que elas se sintam valorizadas pelo esforço.

educar-filhos

5 – Seja presente na vida da criança

É importante que durante o processo de educação da criança, elas tenham momentos de diálogos e brincadeiras de todos os tipos com seus educadores.

Com isso, construir memórias felizes e cultivar momentos em família, fará com que a criança não se sinta só.

Estabeleça horários para conversar, colocar os assuntos em dia, convide os amigos das crianças para brincarem em casa. E não esqueça, demonstre interesse pelas atividades que elas realizarem. 

6 – Saiba se comunicar com as crianças

Quando for passar algum ensinamento ou apenas conversar com uma criança, sempre olhe diretamente nos olhos e tenha uma fala clara, principalmente quando for estabelecer limites.

Além disso, é essencial passar uma tarefa de cada vez, sempre usando frases agradável e tranquilizantes, e se possível sempre agradecer e pedir desculpas.

familia-educada

7 – Busque sempre se capacitar

Os educadores, sejam eles pais ou professores, devem sempre buscar melhorar seu intelecto e aprender novas formas de como educar suas crianças em casa ou na sala de aula.

É preciso que os educadores se conheçam para utilizar suas características individuais no processo de ensino e mudar o que não seja adequado.

8 – Entenda como a criança se desenvolve

Uma criança que está aprendendo a falar e caminhar precisa explorar o que existe ao seu redor, encontrando apoio dos pais para sentir-se competente.

Cada fase de aprendizado da criança nos mostra características específicas, por isso, é essencial que os pais saibam como auxiliar nesse processo.

Uma criança que está na pré-escola deve desenvolver seu intelecto para as regras sobre o mundo. Enquanto aquelas de cinco a dez anos, desenvolver o senso de competência.

paciencia-com-crianças

Por isso é fundamental que os pais saibam identificar em que etapa de aprendizado seu filho estar. Devido a isso, saber lidar com as transições de fases sem que haja problemas no desenvolvimento da criança.

9 – Entenda o comportamento da criança

Os especialistas afirmam que comportamentos negativos como birra, gritos, manipulação e agressões nunca devem ser recompensados na tentativa de amenizar a situação.

Tanto os pais quanto os professores precisam observar a maneira que outras pessoas agem nessas situações. Com isso, analisar se determinados comportamentos não têm sido ignorados ou punidos, assim afetando o desenvolvimento das crianças.

educar-criança

10 – Tenha um amor incondicional pela criança

Lembre-se que amar não é simplesmente dizer “eu te amo”, mas sim, estar presente ajudando na melhoria de vida da criança.

O que tem de ser feito é sempre educar com carinho, sempre amando o filho ou o aluno pelo o que são e fazem.

Por isso, demonstrar amor deve ocorrer independente da situação ou comportamento da criança, seja na escola ou com a família.