Reprodução/Internet

20 Alimentos que vão melhorar sua saúde mental

Existem vários estudos que levam em consideração a melhora da saúde. E por incrível que pareça, uma das respostas mais claras que a ciência nos mostrou é que os alimentos que ingerimos podem possuir um impacto enorme em como mantemos nosso bem-estar.

publicidade

Existem vários estudos que levam em consideração a melhora da saúde. E por incrível que pareça, uma das respostas mais claras que a ciência nos mostrou é que os alimentos que ingerimos podem possuir um impacto enorme em como mantemos nosso bem-estar.

Confira 20 alimentos e bebidas conhecidos para aumentar sua saúde mental e desenvolvimento cognitivo!

Abacate

Fotolia

O abacate é uma fonte saudável de gorduras insaturadas ​​que sustentam o cérebro. O consumo de gorduras “boas” ajuda a reduzir a pressão alta, que está ligada à deficiência cognitiva.

publicidade

Os abacates também são embalados com folato, uma vitamina B que é conhecida por aumentar a serotonina e a dopamina.

Espinafre

Shutterstock

Espinafre é outro alimento rico em folato. Segundo os cientistas, baixos níveis de folato estão predominantemente ligados a problemas de saúde mental.

Um estudo em 2017 mostrou que pessoas que sofrem de depressão tiveram uma menor ingestão de folato em comparação com aquelas sem depressão.

Chocolate escuro

Coma isso, não aquilo

O chocolate escuro contém o ingrediente cacau, que é um tipo de antioxidante. Isso é especialmente importante para o cérebro devido à sua alta suscetibilidade à oxidação (um processo que danifica moléculas vitais em nossas células).

publicidade

Os antioxidantes combatem o estresse oxidativo, que causa deterioração cognitiva relacionada à idade e doenças cerebrais.

Castanha-do-Pará

New Food Magazine

As castanhas-do-Pará são ricas em vitamina E e também em selênio, que é um antioxidante conhecido por melhorar os níveis de humor ao reduzir a inflamação.

Pessoas com altas quantidades de inflamação e baixos níveis de vitamina E são frequentemente vulneráveis ​​a distúrbios de humor e ansiedade.

Azeite

Shutterstock

Pesquisadores mostraram que o azeite pode ser uma grande ajuda para quebrar o acúmulo de quantidades anormais de proteína no cérebro.

Existe uma proteína chamada Tau que causa demência se seus níveis aumentarem.

publicidade

No entanto, de acordo com estudos, o azeite pode efetivamente diminuir o acúmulo desta proteína e atrasar o avanço de doenças cognitivas.

Tomate

Shutterstock

Os tomates ficam com a cor vermelha do licopeno, uma pigmentação natural encontrada em muitos antioxidantes e outros ingredientes anti-inflamatórios.

Esta substância natural demonstrou agir contra doenças cerebrais e retardar a progressão da doença de Alzheimer.

Além disso, o licopeno pode ajudar na memória, concentração e lógica.

Cafeína

Tass

Embora seja conhecido por mantê-lo acordado e alerta, também foi comprovado que a cafeína aumenta a atividade cerebral complexa, fazendo com que processemos mais informações.

Beber café também expõe você a antioxidantes, que apoiam a saúde do cérebro à medida que envelhecemos.

Conservas de legumes

Os vegetarianos salvam o dia

Os alimentos fermentados têm realmente demonstrado ser um item básico na manutenção de um cérebro saudável e também diminuem as condições mentais.

Além disso, os legumes em conserva são conhecidos por especialistas para aliviar o neuroticismo e a ansiedade social.

Os probióticos e as bactérias saudáveis ​​nos alimentos fermentados ajudam a manter o intestino saudável, o que, por sua vez, influencia o seu estado mental.

Quinoa

Reprodução/Internet

Vimos antes que uma barriga saudável está ligada a baixos níveis de ansiedade, e a quinoa é o alimento ideal para ajudar nisso. 

Ela é rica em proteínas e ajuda a equilibrar o açúcar no sangue, o que reduz os níveis de irritabilidade e ansiedade.

Arroz integral

Skinny Taste

Ingerir grãos como arroz integral é mais uma maneira de melhorar sua saúde mental.

Grãos integrais contêm um certo tipo de aminoácido que é conhecido por produzir serotonina (a “substância química da felicidade”).

A serotonina pode melhorar rapidamente seu humor, acalmando a mente e ajudando você a ter uma boa noite de sono.

Chá verde

Notícias médicas hoje

O chá verde é uma ótima maneira de melhorar seu humor e te ajudar a relaxar quando você está estressado.

Sua riqueza no aminoácido L-theanine ajuda na concentração e nos sentimentos de ansiedade.

O chá verde também libera níveis mais altos de antioxidantes do que o chá preto comum.

Banana

Unsplash

Sabe-se que as bananas contêm altos níveis de potássio, que é um produto químico conhecido por aumentar o poder e a atividade cerebral.

As bananas também contêm triptofano, que é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, o produto químico que melhora o humor.

Vinho

Vincarta

Consumir quantidades excessivas de álcool pode servir como um mecanismo de enfrentamento para alguns problemas mentais; no entanto, um estudo mostrou que o vinho contém um composto natural que age como um anti-inflamatório.

Isso é especialmente interessante, pois altos níveis de inflamação podem colocar alguém em risco de transtornos de humor.

O resveratrol é um composto químico encontrado no vinho que reduz naturalmente a inflamação.

Lentilha

The Kitchn

O folato, o impulsionador da serotonina, também é abundante em lentilhas, com um copo fornecendo 90% da dose diária recomendada.

É sempre recomendável consumir folato nos alimentos, e não nos suplementos de ácido fólico, pois eles apresentam riscos de desenvolver pólipos do cólon ou câncer.

Brócolis

Unsplash

Comer brócolis é uma maneira deliciosa de melhorar sua saúde mental, pois possui altos níveis de glucosinolatos, que quando decompostos produzem isotiocianato.

Este produto químico trabalha duro reduz o estresse oxidativo prejudicial que reduz o risco de depressão e ansiedade.

Óleo de coco

Cidade da Saúde e Fitness

O óleo de coco foi comprovado em muitos estudos para ajudar em muitas coisas, desde a força do seu cabelo até sua saúde geral.

O óleo tropical contém ácido láurico e triglicerídeos de cadeia média (MCT) que foram encontrados para diminuir a ansiedade e possivelmente aumentar a felicidade.

Em um estudo de 2004, verificou-se que o MCT melhora significativamente a função cognitiva de idosos que sofrem de perda de memória.

Ovos

Tory Avey

Os ovos são carregados com aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega-3, vitaminas A e D, além de minerais, zinco e magnésio, que ajudam a reduzir a ansiedade.

Os ovos também contêm colina, um aminoácido que constrói neurotransmissores que apoiam ativamente os processos cognitivos e de aprendizado.

Nozes

Derby Walnuts

As nozes são ricas em ingredientes que estimulam o cérebro- e se você parar pra pensar, elas até se parecem com ele!

As nozes contém ácidos graxos ômega-3 que aumentam a produção de serotonina no organismo.

Estes ácidos também ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, que combatem sintomas relacionados à depressão, como irritabilidade e insônia.

Feijão

Freepik

Os feijões de variados tipos compartilham uma ampla gama de nutrientes que melhoram o humor, como ferro, zinco, magnésio e folato, que contribuem para equilibrar os níveis de energia e para manter as funções de memória.

Iogurte

Shutterstock

Este alimento é mais uma prova de que a saúde do intestino é intimamente ligada à nossa saúde mental.

Os iogurtes são ricos em lactobacillus, uma bactéria probiótica encontrada no iogurte de cultura viva.

Esta bactéria foi testada e provou afetar o nosso humor, confirmando uma ligação direta entre a saúde do nosso intestino e a saúde da nossa mente.

E então, quais alimentos desta lista você já ingere diariamente?

Fonte: Obsev

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments