25 anos do Windows 95: 7 coisas NOSTÁLGICAS para te deixar com "saudades"
25 anos do Windows 95: 7 coisas NOSTÁLGICAS para te deixar com "saudades"

25 anos do Windows 95: 7 coisas NOSTÁLGICAS para te deixar com “saudades”

Conheça a história de 25 anos do sistema operacional da Microsoft

publicidade

Com certeza você já usou alguma versão do Sistema Operacional Windows para trabalhar ou estudar em um computador. E o Windows 95, você lembra ou só ouviu falar?

Pois é, o sistema operacional Windows 95, esse ano, está completando 25 anos hoje. Esse sistema da Microsoft foi considerado um grande divisor de águas na história da tecnologia de computadores mundialmente, assim, marcando a iniciação de muitas pessoas no mundo da tecnologia. 

O sistema operacional, também conhecido como Win95, na época exigia cinquenta megabytes de espaço em disco para ser instalado, além disso, inovou ao trazer grandes recursos, como o famoso Menu Iniciar que tanto conhecemos até hoje. 

publicidade

Windows 95 e seu impacto no mundo da tecnologia

Para quem ainda não conhece em detalhes o que realmente é esse software, o Microsoft Windows 95 é um sistema operacional criado pela grande empresa de tecnologia Microsoft

25-anos-windows-95

Lançado em 1995, o sistema operacional revolucionou o mercado de sistemas para computadores, sendo o principal lançamento da empresa na época. 

No período do seu lançamento, a empresa Microsoft gastou cerca de trezentos milhões de dólares para promover o sistema operacional. Para muitos especialistas da época, essa foi uma jogada de marketing milionária. 

publicidade

Nesse montante de dinheiro, a empresa incluiu desde gastos com campanhas publicitárias até iniciativas mais extravagantes, que envolveram iluminar o Empire State Building, nos Estados Unidos, com as cores do Windows 95 e pendurar um banner de noventa e um metros na Torre CN, no Canadá. 

Para se ter uma ideia da magnitude da divulgação do sistema operacional, doze milhões de dólares foram gastos somente para garantir os direitos dos acordes de abertura da música “Start Me Up”, da banda Rolling Stones, usada em comerciais de televisão para promover o famoso Menu Iniciar do software. 

Em relação aos altos índices de lucro, o massivo investimento em publicidade foi bastante recompensante para a empresa, pois o sistema operacional chegou às lojas por duzentos e nove dólares. 

25-anos-windows-95

Após um ano de lançamento do Windows 95, quarenta milhões de cópias do sistema já tinham sido vendidas. 

publicidade

As vendas renderam para a empresa cerca de quatro bilhões de dólares, lucrando quinhentos e setenta e cinco milhões no primeiro trimestre em dezembro de 95, tudo isso após cinco meses do lançamento do sistema. 

7 coisas nostálgicas para você relembrar o sistema operacional Windows 95

Se você é da época em que o sistema ainda estava em produção nos computadores, veja a seguir algumas funcionalidade do sistema que marcaram o mundo da tecnologia 

1 – Requisitos para a instalação do sistema operacional

Talvez você se lembra, mas para instalar o sistema operacional na época, era necessário que o computador tivesse um processador e uma memória RAM de quatro megabytes e cinquenta megabytes de armazenamento. Muito pouco em relação ao que é hoje, não é mesmo?

Além disso, o computador precisava também ter um drive de disquetes, já que o sistema era distribuído em treze unidades desse tipo de mídia bem comum na época. 

Só para ter uma ideia de como o Win95 evoluiu, o Windows 10 exige das máquina pelo menos um gigabyte de memória e dezesseis gigabytes de espaço de disco. 

25-anos-windows-95

2 – O famoso codinome “Chicago”

O Windows 95 foi batizado com esse nome devido ao seu ano de lançamento, 1995. Durante as fases de testes, o sistema operacional recebeu um codinome secreto. 

Os programadores da empresa Microsoft seguiam uma curiosa tradição de apelidar as versões dos sistemas conforme cidades.

3 – A Tela de Boas-Vindas do Windows 95

Nos dias de hoje os computadores prezam mais pela velocidade de acesso, tornando as telas de início do sistema operacional mais desnecessárias. 

Porém, quando o sistema operacional Windows 95 chegou no mercado e nas mãos dos consumidores, as coisas não era tão fáceis assim.

Um computador da época poderia precisar de muito tempo para carregar todos os seus arquivos essenciais para um bom funcionamento. 

Enquanto o sistema operacional iniciava, uma tela com nuvens amenas tentava deixar você mais calmo a espera. Você lembra disso?

25-anos-windows-95

4 – Um Menu Iniciar simples e elegante

Atualmente, o menu iniciar do Windows 10 oferece várias alternativas e funções de entretenimento, podendo assim ocupar toda a tela, se você preferir, claro. 

Na época do Win95, ainda mais nos computadores mais novos, as opções eram mais limitadas e você, usuário, conseguia navegar por seus programas favoritos com facilidade. 

25-anos-windows-95

5 – Os vários jogos simples e acessíveis do Windows 95

Hoje, para rodar um bom jogo de última geração, você pode precisar comprar um computador digno da NASA, ou precisar contentar-se com gráficos reduzidos e performances alteradas. 

No entanto, na época do Win95, era mais fácil executar jogos simples com apenas um desquite, incluindo a infinidade de opções grátis oferecidas nas revistas. Quem já jogou sabe do que estou falando. 

6 – O Windows 95 e seus vários temas

Para quem curte muito essa área do design gráfico dos softwares e aplicativos, o Win95 em seu nascimento e crescimento, foi inovador e divertido de personalizar. 

Na hora dos usuários personalizarem a aparência do computador, você podia mergulhar num mundo de cores de janelas, vários tamanhos de fontes, lindos ícones e sons personalizados. 

Além disso, o Windows podia se transforma de diversas formas diferentes, sempre atendendo a todo tipo de pessoas, dos mais minimalistas, aos extravagantes, passando por amantes de mistérios e natureza. 

25-anos-windows-95

7 – O Modo de Reiniciar com MS-DOS

Lembrou dessa? No Win95, o prompt de comando do DOS já vinha como opção acessível para seus usuários, mas o programa era raramente suficiente para executar os aplicativos e jogos nativos do sistema operacional. 

Por causa disso, muitas vezes era necessário os usuários reiniciar o computador com o modo Ms-DOS para poder executar os seus programas corretamente de forma nostálgica. 

Gostou de relembrar os velhos tempos? Que tal procurar na internet como emular um sistema operacional Windows 95 e relembrar como era o sistema dos computadores da década de 90?

Se gostou de saber mais sobre um dos mais famosos sistemas operacionais da empresa Microsoft, deixe nos comentários o que achou. Ficaremos muito felizes de saber de você.