28 de julho - Dia do Agricultor: um homenagem especial em fotos!
28 de julho - Dia do Agricultor: um homenagem especial em fotos!

28 de julho – Dia do Agricultor: uma homenagem especial em fotos!

São esses os trabalhadores que tornam o nosso viver saudável mais acessível!

publicidade

Uma das profissões mais nobres que temos no mundo inteiro, tem como dia 28 de julho, uma data especial para servir de homenagem a todos esses profissionais incríveis, que traz ao nosso dia a dia, há possibilidade de uma mesa farta e repleta de alimentos puramente saudáveis.

Esse dia foi oficializado como dia do Agricultor, desde o ano 1960 quando o atual presidente do governo Juscelino Kubitschek, chegou a comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura.

Desde esse ano até os dias de hoje, muitas coisas mudaram. Com passar dos anos, a tecnologia passou a ser cada vez mais inserida dentro desse ambiente de trabalho, que era tão recuso de investimentos maiores.

publicidade
agricultura
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

 

Isso fez com que o empreendedorismo passasse acolher mais essa profissão, lhe repassando aos poucos e agora cada vez mais intenso, o verdadeiro valor que esses trabalhadores trazem para as famílias de todo o Brasil. 

 

A agricultura de geração em geração

E se você parar para conversar com uma pessoa que trabalha com agricultura, com certeza você ficará ainda mais encantado sobre a origem dos alimentos que estão em sua mesa. A conexão dessas pessoas com a terra, é trazida de geração em geração.

publicidade

Hoje, quando queremos saber como funciona o cuidado de uma planta ou de um alimento, basta apenas fazer algumas pesquisas na internet e ficar a par do assunto. Mas antes, tudo aconteceu de uma forma bem mais prática do que a teórica de hoje.

agricultura
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

 

A maioria dos Agricultores mais velhos, possuem apenas a formação escolar básica. Porém, as técnicas que foram desenvolvidas por seus ancestrais, são carregadas de pai para filho e o conhecimento que eles possuem, foram através dos testes e resultados que no passado outros agricultores tiveram.

A maioria dos que trabalham como a agricultura tem idade entre 41 e 60 anos. Atualmente, as pessoas mais jovens estão cada vez mais buscando se profissionalizar sobre os assuntos e trazer para área urbana a inspiração que essas pessoas delicadas tanto carregaram.

As produções durante a pandemia

De acordo com algumas pesquisas feitas pelo Terra, mais do que a metade dos produtores que foram consultados sobre as suas produções, chegaram a confessar que mantiveram o mesmo volume antes e durante a pandemia.

publicidade
dia-do-agricultor
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

 

As pesquisas mostraram que eles continuaram a trabalhar fazendo a colheita normalmente. E de fato, apenas uma pequena minoria que ficou em torno de 7,34%, não fizeram nenhuma colheita devido à falta de compradores.

Mesmo em um momento muito complicado ao qual passamos nos últimos meses, a grande parte desses trabalhadores não deixaram a sua função de lado, cuidaram bem de nós!

Hoje, além de servir como fonte de renda, os trabalhadores reconhecem o grande impacto que fará a falta da sua mão de obra pode trazer para população.

A importância do agricultor para todos nós!

Não estamos falando só daquelas pessoas que estão no campo plantando e colhendo para vender, gerar lucros e empreender. Tudo isso requer muito esforço, muita disposição física e gratidão por aquilo que faz.

a-importancia-do-agricultor
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

 

Estamos falando de um verdadeiro amor que os agricultores tem, ao manter-se não só só cuidando de suas famílias e de sua profissão, mas também com os cuidados que tem para com a própria terra.

Com acesso à informação cada vez maior, as pessoas estão entendendo de forma mais clara a verdadeira necessidade de ter alimentos saudáveis consumidos diariamente. E isso envolve também esses trabalhadores!

Eles passaram a se adaptar e conhecer técnicas que puderam melhorar o seu trabalho e ter resultados renovados. Durante o período que passamos isolamento social, os agricultores mantiveram as suas produções e continuaram a entregar seus alimentos.

trabalho-agricultor
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

A gratidão por uma era mais saudável

Nos dias de hoje, não só os brasileiros, mas com uma população da maior parte dos países, os hábitos saudáveis estão sendo cada vez mais requisitados. E isso de fato é uma coisa incrível a ser aderida!

Nunca em todo tempo da história, vimos tantas pessoas cuidando bem de sua saúde. Essa grande influência tem se expandido ao lado do exercer das atividades físicas, para promover não só a prevenção de doenças, mas pelo simples fato de ser sempre saudável.

alimentos-mais-saudaveis
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

 

E a graças ao trabalho na agricultura, que podemos ter acesso há uma grande variedade de alimentos saudáveis. Sejam frutas, verduras, legumes, raízes, sementes, tubérculos ou grãos comprados à granel, por trás de todas essas possibilidades, existe um agricultor que cuida bem da nossa saúde.

Além de nós, esses trabalhadores são os primeiros a ter contato com os nossos alimentos e sabem quais são os cuidados necessários para que eles possam chegar em nosso prato todos os dias de forma mais fresca e pura.

Sendo assim, antes de agradecer a qualquer outro profissional que nos ajuda a manter a nossa saúde em dia, reconhecer a função do Agricultor em nossa vida é fundamental. Jamais poderemos esquecer isso!

agricultura-familiar
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

A família no cenário da agricultura

Durante muitos anos, agricultura serviu como um trabalho a ser repassado de uma geração para outra. Principalmente nas áreas rurais, as famílias que eram estabelecidas ali, sempre fizeram desse trabalho algo cautelosamente repassado para seus filhos.

Antes, até mesmo nos primeiros anos dos adolescentes, eles passavam a ter contato com a terra e aprendiam de forma prática o valor que as plantações tinham. Além de gerar renda para família, esse trabalho sempre foi muito conhecido por sua semelhança a pura humildade.

agricultura-familiar
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

Já hoje, quando a tecnologia se torna mais inserida e o acesso à educação cada vez mais expansivos, os jovens que nascem em um lar imerso na agricultura passaram a ter um acesso a informações cada vez mais avançados.

Como as famílias de hoje estão se adaptando?

Existem vários cursos e graduações que funciona como um verdadeiro suporte para quem deseja criar uma carreira e implantar novos projetos de crescimentos em um lugar. O que antes era feito praticamente com muita prática, hoje tudo se torna mais diferente.

As famílias que são da área rural e trabalham com agricultura, sempre tem coisas boas a se falar sobre o trabalho na terra. Não podemos negar que não é fácil trabalhar na roça. Além de precisar de dedicação e cautela para certos manuseios, é preciso muita resistência física.

agricultores-tecnologia
Direito de Imagem: Amanda Ferraz

Como é um trabalho que requer atividades manuais, cada detalhe importa. O cuidado com o solo também é muito grande. Hoje, os trabalhadores rurais entendem como o agronegócio funciona de formas mais diretas e sentem orgulho de fazer parte dessa história!

Essas fotografias fizeram parte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: Agricultura Familiar: O melhor Trabalho do mundo, da graduanda em Jornalismo Amanda Ferraz. Os direitos de divulgação de imagens são completamente restritos ao site.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments