5 Dicas De SEO Fundamentais Para Posicionar Seu Site

Você já se perguntou o que leva uma página a aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa no Google? Com certeza não é com mágica, muito menos sorte. Para explicarmos um pouco melhor como isso é possível você precisa entender o que é SEO, qual a importância dele para ter um bom ranqueamento no Google […]

Você já se perguntou o que leva uma página a aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa no Google? Com certeza não é com mágica, muito menos sorte. Para explicarmos um pouco melhor como isso é possível você precisa entender o que é SEO, qual a importância dele para ter um bom ranqueamento no Google e como utilizar boas práticas para melhorar o nível do SEO em seu site.

Otimização de Mecanismos de Busca, ou SEO, são práticas que você adota para melhorar o posicionamento da sua página nos resultados de pesquisa do Google, aumentando a visibilidade dele e, consequentemente, gerando mais acessos para seu site. Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não se preocupe, iremos mostrar que, na verdade, é muito mais fácil do que você imagina e que, inclusive, você pode começar a colocar imediatamente em prática o que aprender aqui.

É muito difícil que seu site apareça nos primeiros resultados do Google sem que você adote essas práticas, e segundo pesquisas, a grande maioria dos visitantes não pesquisa além da primeira página do Google, então caso queira aumentar as chances de usuários clicarem em seu link iremos explicar neste breve artigo um pouco mais sobre SEO e falar 5 dicas que fará que o posicionamento do seu site melhore consideravelmente.

Dica 1: Utilização de backlinks

Backlinks são links que você insere em seu site, que fará com que o visitante seja redirecionado para outro site. Você pode utilizar um backlink como referência de certo conteúdo ou até mesmo para mostrar algo que você deseja. A importância de utilizar backlinks em seu site é que você vai reforçar a autoridade no mesmo, pois ao utilizar um bom backlink o Google entenderá que você e outras pessoas estão citando uma página de confiança, o que automaticamente aumenta a confiabilidade de sua página.

Dica 2: Utilize links internos

Criar uma espécie de silo em seu site também é um fator muito importante para melhorar o seu posicionamento nas pesquisas do Google. Assim como é importante utilizar links externos, utilizar links internos em seu artigo, isso é, links que farão com que o usuário seja redirecionado para outro artigo em seu site, você cria uma espécie de silo, o que faz com que o Google entenda que toda a estrutura de artigos do seu site está organizada e o leitor encontrará conteúdos relacionados ao que está lendo, de forma prática e rápida.

Dica 3: Qualidade do seu conteúdo

Não adianta criar um blog e postar conteúdo plagiado ou copiado de diversos outros sites. O Google identifica muito bem esses conteúdos e faz com que seu site perca muito em ranqueamento, caso isso aconteça. Para evitar que isso ocorra, preze sempre por conteúdos originais, criando artigos novos, e que sejam de interesse para seu público-alvo, com boas palavras-chave destinadas ao seu público, assim seu site sempre terá conteúdo autêntico para quem estiver acessando. Um bom conteúdo sempre atrairá muitos visitantes ao seu site, consequentemente, irá melhorar sua visibilidade e ranqueamento.

Dica 4: Velocidade do seu site

Pesquisas indicam que a maioria dos usuários deixa de acessar um site caso ele seja muito lento e não seja otimizado para aparelhos celulares, por exemplo. Utilizar uma plataforma que priorize estes pontos, além de ter um layout atraente, é fundamental. A grande maioria dos acessos são por aparelhos celulares, e esses fatores auxiliam para você ter um bom ranqueamento no Google. A velocidade da e carregamento de sua página tanto quanto em smartphones ou desktop é essencial para melhorar seu posicionamento.

Dica 5: Melhore a acessibilidade ao seu site

O Google se importa muito com a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, por isso, usar alt-texts — uma espécie de legenda para uma imagem ou vídeo em seu site — irá descrever perfeitamente aquela imagem ou vídeo, para que a pessoa consiga entender melhor todo conteúdo do seu site. Lembre-se que não adianta ter um conteúdo excelente e o mesmo não ser acessível para as pessoas. Usuários que utilizam leitores de tela para saber o que está escrito também se beneficiarão, pois terão uma descrição objetiva do seu conteúdo.

Conclusão

A internet é um lugar muito disputado, onde é necessário pensar em tudo caso queira ter visibilidade, e obter um bom posicionamento no Google com certeza não é uma tarefa fácil, porém, também não é impossível. Essas cinco dicas são apenas o começo do longo trabalho no mundo do SEO que você terá para obter um bom posicionamento nas pesquisas, porém não desanime, ao aplicar essas cinco pequenas dicas mencionadas acima você verá resultados de maneira rápida e frequente. Com o tempo, esses conjuntos de boas práticas para o SEO se tornará intuitivo e automático para você, e quando você menos esperar, seu site estará aparecendo nas tão sonhadas primeiras posições na pesquisa do Google.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar