A grande PROBLEMÁTICA por trás da solidão MASCULINA. Homens são mais solitários?

Entenda como a solidão e o isolamento social podem afetar a saúde emocional dos homens!

A grande PROBLEMÁTICA por trás da solidão MASCULINA. Homens são mais solitários?
A grande PROBLEMÁTICA por trás da solidão MASCULINA. Homens são mais solitários?

A grande maioria das pessoas anseia por convívio social e relacionamento. Enquanto as redes sociais, os infinitos aplicativos e novas tecnologias prometem conectar mais pessoas, muitas delas se sentem mais solitárias do que nunca. 

Embora o isolamento social e a pandemia possa ser um gatilho para a solidão, a solidão e o distanciamento social não são iguais. 

Uma pessoa pode se sentir sozinha mesmo quando cercada por outras pessoas, especialmente se não tiver relação social profundas que sejam significativas para ela.

Te interessa?

A solidão entre os homens não é apenas ruim, é um grande problema que pode ter implicações profundas para a saúde física e mental.

solidão-masculina

O perigo da solidão masculina

Algumas pesquisas realizadas sobre o tema até sugerem que a solidão pode ser tão prejudicial à saúde de uma pessoa quanto fumar quinze cigarros por dia.

No entanto , a maioria dos pesquisadores concorda que os homens solteiros tendem a ser especialmente solitários e que certas normas sociais que .governam a masculinidade podem aumentar o risco de solidão nos homens

Além disso, os homens podem ter menos probabilidade do que as mulheres de admitir sentimentos de solidão.

Alguns homens não têm o hábito de se “abrir” como as mulheres, por isso muitos desses homens acabam caindo em uma profunda solidão.

10 passos para quebrar a SOLIDÃO causada pelo isolamento da pandemia

Como os homens lidam com o isolamento social?

As mulheres têm mais probabilidade de ter redes sociais do que os homens, pois desde a infância as mulheres são socializadas para valorizar as amizades.

Em comparação aos homens, as mulheres confiam em seus amigos e promovem uma intimidade profunda com amigos próximos. 

Mas o que isso tem haver com como os homens enxergam a solidão? Simples, mesmo quando os homens têm muitos amigos, eles podem se sentir desconfortáveis ​​em .compartilhar suas emoções, sentimentos e vulnerabilidades.

solidão-masculina

As pessoas que vivem em regiões rurais, 63% dos homens se sentiam confortáveis ​​abrindo-se para amigos, em comparação com 74% das mulheres. 

Em um outro lado…

As mulheres são mais propensas a participar de atividades sociais, como reuniões na igreja e festas com as amigas, que fomentam a amizade e um senso de convívio social.

Embora o isolamento social seja uma preocupação entre muitos homens, os sentimentos. emocionais de solidão são ainda mais importantes em tempo de pandemia e isolamento social.

Pois o isolamento social leva à redução da satisfação com a vida, fazendo com que muitos homens que não gostam de socialidade e falam sobre os seus sentimentos fiquem muitos doentes emocionalmente.

A falta de diálogo dos homens

As normas sociais dos homens ensinam para eles que a vulnerabilidade e o medo de esta só é uma fraqueza. 

Essa repressão dos sentimentos podem tornar muito difícil para os homens estenderem a mão aos outros em amizade. 

Mesmo quando os homens têm amigos próximos, eles podem temer o julgamento se mostrarem fraquezas ou pedirem ajuda ou dizerem que está doente por estar sozinho em isolamento.

As amizades entre homens geralmente apresentam um tipo de masculinidade arrogante, em que .os homens se gabam de suas forças emocionais e que não se sentem mal por estar sozinho em um isolamento.

solidão-masculina

Esse tipo de comportamento é um grande problema em relação a solidão masculina nesse tempo de pandemia e isolamento social.

Como um homem pode lidar com a solidão?

Confira a seguir o que você homem deve fazer para construir relacionamentos sociais com outros homens para poder desabafar, demonstrar os seus sentimentos e deixar de lado essa solidão proveniente do isolamento social.

1 – Participar de uma comunidade

Para você que quer se livrar do problema da solidão, uma estratégia para não se sentir só é juntar-se a comunidades e organizações que promovem o convívio social.

As Igrejas, organizações de voluntários e grupos de apoio são bons exemplos onde você pode ir. Essas comunidades oferecem grupos especificamente para .homens que buscam relacionamentos mais próximos.

HOMENS: 12 coisas sobre a TPM que você precisa saber (por sua segurança)

2 – Ter amigos de verdade

Procure amizades com homens que valorizam formas alternativas de masculinidade e que estejam dispostos a falar sobre a necessidade de conexão humana.

Procure por amigos que estão com o mesmo problema de você, assim os dois juntos poderão curar-se um ao outro com diálogo e companheirismo.

solidão-masculina

3 – Criar laços com pessoas desconhecidas

Considere trabalhar para transformar homens desconhecidos em amigos. Convide um homem da rede social que fala contra a masculinidade tóxica ou a solidão masculina para uma conversa madura.

4 – Assumir responsabilidades

Assuma melhor o seu papel nos esforços da família para desenvolver relacionamentos saudáveis entre todos. Se você tem família mas ainda se sente só em isolamento social, procure assumir um compromisso para melhorar e ajudar sua família.

Esse é o REMÉDIO para acabar com a TRISTEZA que assola sua casa!

5 – Ter um grupo de apoio

Tente começar um novo grupo ou organização para conversar e compartilhar experiências. Peça a outros homens que se encontrem uma vez por mês ou convide homens .desconhecidos da igreja para iniciar um grupo para homens que desejam desenvolver relacionamentos significativos e de amizade.

6 – Desenvolver o hábito da conversa

Pratique conversas com outros homens nas redes sociais, em grupo ou comunidade. Pense bons temas e perguntas para fazer a eles, como suas vidas ou opiniões.

solidão-masculina

7 – Não ficar só na internet

Embora as redes sociais possam aproximar as pessoas, elas também dependem muito de interações breves, em vez da conexão significativa.

Por isso, quando você se sentir sozinho e precisando conversar com um amigo .ou um membro da igreja ou comunidade que faz parte, considere fazer isso pessoalmente.

8 – Não ter medo de expressar os sentimentos

Os homens que veem que outros homens fortes podem ser vulneráveis .e sentir-se sozinhos ​​podem se sentir mais confortáveis ​​sendo eles próprios vulneráveis.

É com o seu exemplo em expressar os seus sentimentos e admitir que está sofrendo de solidão nessa pandemia que outros homens também vão se abrir.

12 HÁBITOS que todo homem apaixonado pratica (anote TODOS)

9 – Adquirir novas habilidades sociais

A terapia pode ajudar muitos homens a praticar e dominar novas habilidades sociais e de relacionamentos. Os homens também podem se beneficiar de uma boa conversa quando a ansiedade social impede .os relacionamentos ou quando a solidão é tão grave que leva à depressão.

Você gostou de saber mais sobre a solidão masculina nesse tempo de isolamento social? Quer ajudar alguém com esse problema? Então compartilhe com os amigos e familiares!

Veja mais ›
Fechar