Essa é a melhor forma de lidar com quem tem MEDO de AGULHA

Enfrente os seus medos e aprenda a lidar com as agulhas!

Essa é a melhor forma de lidar com quem tem MEDO de AGULHA
Essa é a melhor forma de lidar com quem tem MEDO de AGULHA

São várias as pessoas que desejam a proteção da vacina contra o novo coronavírus, porém, essas pessoas têm medo de ser vacinadas porque sofrem medo de agulhas. Você é uma pessoa assim?

A verdade é que o medo de agulha é bastante comum entre adultos e crianças. A boa notícia é que as crianças e os adultos podem obter ajuda para lidar com seus medos.

Dependendo da pessoa, ela pode superar o medo de agulhas depois de apenas algumas sessões com um profissional ou especialista em saúde comportamental.

Te interessa?

Para outros fins, existem várias estratégias simples de acalmar e podem tornar mais fácil e menos assustador tomar vacinas. Está pronto para perder o medo de agulhas?

Por que sentimos medo de agulhas?

Para muitos indivíduos com esse tipo de fobia, o medo de agulhas parece natural, como algo com que nasceram, em vez de um medo relacionado a um incidente assustador do passado.

O fato é que existem várias causas para o medo de agulhas de determinadas pessoas. Algumas delas dizem que está com medo e não sabe o real motivo. 

Elas falam que tiveram sempre medo de agulhas, enquanto outros podem ligar o medo a alguma experiência negativa do passado com injeções ou coleta de sangue.

medo-agulha

Por exemplo, a ansiedade pré-existente, uma sensibilidade elevada à dor e ter familiares com o mesmo medo também são fatores importantes.

O medo de agulha é tão comum entre crianças e até adultos que existe até um nome chique para ela: aicmofobia.

Um estudo realizado nessa área descobriu que a maioria das crianças sofre de medo de agulhas e vacinas. Enquanto metade dos adolescentes e 1/3 dos adultos jovens sofrem com o medo de agulhas.

Um fato interessante é que a pesquisa também descobriu que é comum as pessoas evitarem as vacinas contra a gripe anuais e outras vacinas devido o medo de agulhas.

12 razões para tomar a vacina contra a COVID (e confiar)

Quais sãos sintomas do medo de agulhas?

Muitas pessoas com medo de agulhas podem apresentar respiração rápida ou até mesmo frequência cardíaca, ansiedade, sudorese e tremores. 

Alguns até sentem náuseas ao ver uma seringa com agulha, enquanto outros não conseguem dormir antes de uma vacina ou procedimento médico. 

O medo é tão grande que pode até desencadear o que é chamado pela medicina de resposta vasovagal.

Resposta vasovagal é uma queda repentina na pressão arterial que causa tonturas e até desmaios. Muitas pessoas sofrem com isso com estão diante de uma agulha.

medo-agulha

Além disso, é possível que muitos indivíduos superem o medo de agulhas para poderem facilmente tomar vacinas.

As estratégias que funcionam melhor para fazer com que a pessoa perca o medo da agulha vão desde a distração simples até a hipnose ou terapia comportamental. Esses tratamentos dão resultados significativos. 

Sendo assim, pessoas de todas as idades podem passar por um tratamento de prazo relativamente curto para melhorar ou superar o medo de agulhas.

Para muitas pessoas que sofrem com medo de vacinas, após completarem o tratamento, elas terminam e o medo não afeta mais suas vidas, enquanto outras podem precisar de ajustes regulares para voltar ao normal.

12 formas de aliviar o medo de VACINAS em crianças e ADULTOS

O objetivo não é amar agulhas, mas sim lidar com elas

Você só precisa aprender a lidar com as agulhas, é chegar a um lugar onde você possa tomar uma vacina ou tirar sangue com o leve desconforto que todos experimentam.

Muitos profissionais de saúde incentivam várias  pessoas de todas as idades a procurarem ajuda se precisarem, especialmente crianças que precisam ser vacinadas com frequência.

Todas as pessoas, independente da idade, podem ter uma experiência única com uma vacina em que ficam muito mais angustiadas do que o normal.

Sendo assim, você sabe que isso se torna mais um medo quando a angústia está acontecendo com mais frequência.

medo-agulha

Quando todas as pessoas envolvidas se sentem traumatizadas depois, ou se uma criança começar a sentir ansiedade ou estresse bem antes da consulta médica, procure ajuda.

A verdade é as vacinas serem essenciais para proteger crianças e pessoas de todas as idades. 

Portanto, as vacinas contra o novo coronavírus para crianças menores de doze anos estão sendo testadas em pequenos grupos de crianças agora e podem estar prontas no final do verão. 

Como lidar com o medo de agulhas?

Determinados médicos e profissionais de saúde usam diferentes tipos de terapia para ajudar as pessoas a superar o medo de agulhas.

Na maioria das vezes a terapia depende do que é conhecido como terapia comportamental ou de exposição em relação ao medo de vacinas e injeções.

Por isso existem diferentes abordagens para a terapia de exposição, mas geralmente a exposição é gradual. 

No tratamento, a pessoa com medo de agulhas descreve seus medos específicos sobre as agulhas e classifica-os do menos ao mais assustador. 

Esse tipo de técnica é conhecido como estabelecer uma hierarquia de medos. A verdade é que essa abordagem beneficia muitas pessoas.

Até que ponto o MEDO pode ser uma coisa boa para sua VIDA?

Você pode lidar com agulhas, só basta saber como

O fato é que para algumas pessoas com medo da vacinação, tirar a foto é a coisa mais assustadora do mundo. Para outras, a expectativa de conseguir é pior ainda. 

Para tratar esses problemas, muitos profissionais da saúde começam tratando a coisa menos assustadora primeiro, em seguida, progredindo lentamente até a coisa mais assustadora.

medo-agulha

O tempo todo, a pessoa com medo de vacina e injeções vai ganhando a confiança de que o medo pode ser enfrentado e administrado.

Além disso, ela pode começar, por exemplo, simplesmente olhando fotos de agulhas ou pensar em ir ao consultório médico e terminar com uma injeção bem-sucedida ou uma visita de coleta de sangue.

Com o passar do tratamento, a exposição constante reduz a ansiedade e o estresse, aumentando assim a confiança e mudando a forma como pensam.

A verdade é que existem outras abordagens de terapia e tratamento que ajudam os pacientes a aprender técnicas de relaxamento combinadas com a exposição às agulhas.

O que importa de verdade é você aprender a lidar com o medo a aprender a controlar os sentimentos. Não perca mais tempo e nem ponha sua vida em risco. Enfrente o medo!

Você gostou de saber mais sobre como lidar com o medo de agulhas? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite também para ajudar alguém com medo de tomar vacina.

Veja mais ›
Fechar