INTERDISCIPLINARIDADE: a prática que revolucionará sua forma de APRENDER e crescer

Entenda como a interdisciplinaridade está revolucionando a educação nas escolas!

INTERDISCIPLINARIDADE: a prática que revolucionará sua forma de APRENDER e crescer
INTERDISCIPLINARIDADE: a prática que revolucionará sua forma de APRENDER e crescer

A interdisciplinaridade tem sido um dos métodos mais usados por profissionais de educação, pois esse modelo de ensino integra .diferentes aspectos de mais de um assunto acadêmico para analisar um tópico, questão ou tema.

Esse método de ensino tem a capacidade de fazer com que os estudantes explorem diferentes pontos de vista de um único assunto.

As pesquisas realizadas sobre esse método de ensino mostrou que essa abordagem interdisciplinar para o estudo ajuda muitos alunos a aprender como resolver problemas, como:

  • Analisar questões éticas;
  • Abraçar a ambiguidade;
  • Aguçar o pensamento crítico;
  • Reconhecer preconceitos.

Essa prática de ensino oferece para os estudantes uma compreensão mais coerente e completa do assunto dando em sala de aula.

interdisciplinaridade

Por que a interdisciplinaridade funciona?

É importante entender que os problemas da vida real são difíceis e suas soluções muitas vezes precisam seguir um caminho diferente.

Nós seres humanos precisamos aprender a pensar de modo diferente para encontrar soluções para problemas grandes todos os dias.

Por isso, esse método de ensino está fazendo bastante sucesso e dando bons resultados no desempenho dos alunos.

É com a interdisciplinaridade que um estudante usará todas as suas habilidades relacionadas à criatividade. Fazendo isso, o aluno encontrará maneiras diversas para resolver um único problema.

A importância da Interdisciplinaridade na educação

Esse método de ensino envolve a utilização e integração de vários métodos para examinar um único tópico, questão ou tema.

A Interdisciplinaridade faz o uso de abordagens para analisar e examinar tópicos, porém, isso vai mais além, como:

  • Ter ideias de uma variedade de disciplinas;
  • Sintetizar contribuição para a compreensão;
  • Integrar as ideias em uma estrutura de análise detalhada e completa;
  • Coerência no que está sendo estudado.

 As várias perspectivas interdisciplinares são fundamentais para abordar de forma adequada a complexidade dos problemas apresentados pelos estudantes.

O ensino interdisciplinar é bem diferente do método de ensino multi ou transdisciplinar. Pois a Interdisciplinaridade requer a soma e a síntese de vários pontos de vista.

interdisciplinaridade

Como funciona um estudo interdisciplinar?

Como você viu anteriormente, esse método de estudo permite que o estudante aprenda a fazer várias ligações entre ideais e conceitos através de diferentes disciplinas.

As pessoas que usam esse método de estudo são capazes de aplicar o conhecimento recebido de uma disciplina em outra, como uma forma de aprofundar a experiência de aprendizagem.

A forma mais eficaz para o estudo interdisciplinar é permitindo que os estudantes construam o próprio caminho, assim escolhendo cursos que façam sentido.

Qual a maneira correta de reunir ideias?

Começar a estudar tópicos de um determinado assunto é uma forma de reunir ideias, assim, resultando em um aprendizado com mais significado.

Uma das grandes dificuldades em alcançar um estudo interdisciplinar em uma instituição de ensino é a necessidade de colaboração dos professores.

Esse método de estudo fica ainda mais forte quando vários professores de áreas diferentes trabalham em um único assunto. Com isso, os alunos entenderão o conteúdo de vários pontos de vista diferentes.

A interação entre os professores de diferentes disciplinas permite uma boa construção de novos conhecimentos e uma melhor compreensão mais aprofundada das ideias.

interdisciplinaridade

Quais são os benefícios da Interdisciplinaridade?

Agora é a hora de você saber o que há de tão benéfico nesse método de ensino nas instituições de ensino.

Fazer ligações entre vários conceitos é fundamental no estudo interdisciplinar. Levando em conta isso, listamos alguns benefícios de estudar dessa forma, são eles:

  • Motivação na hora de estudar;
  • O estudo se torna significativo;
  • Conexão com o contexto do mundo real;
  • Experiências em aula permanecem para o resto da vida;
  • O aluno aborda tópicos mais aprofundados;
  • Variedade de assuntos a serem estudado;
  • Habilidade de pensamento crítico;
  • Facilidade em comparar conceitos de áreas diferentes;
  • Consolidação da aprendizagem;
  • Exploração de assuntos diversos;
  • Busca de novos conhecimentos;
  • Habilidade de transferir ideias críticas;
  • Facilidade de fazer pesquisas mais aprofundadas;
  • Aumento da criatividade.

São esses e vários outros benefícios que um aluno que estuda com o método interdisciplinar se destaca no mundo acadêmico.

interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade: qual a diferença?

Você já ouviu falar em grupos de pessoas multidisciplinares? Esses grupos incluem pessoas de diversas áreas de atuação para formar um time. Sendo assim, cada membro do grupo tem uma função específica.

Um grupo de pessoas é um ótimo exemplo para definir o que é multidisciplinaridade, pois é um conceito em que vários assuntos se juntam. Essa união tem o objetivo de que cada um do grupo cumpra o seu próprio papel.

Com isso…

Fica ainda mais claro dizer que essa metodologia da multidisciplinaridade está um pouco atrás da interdisciplinaridade.

Isso porque a interdisciplinaridade tem objetivo de abordar um grupo que trabalha para o mesmo fim: trabalhar em único ponto, tema ou questão em sala de aula.

Resumindo, a diferença entre essas duas metodologia está na essência da soma entre as disciplinas e na existência, isso levando a um único propósito.

A Interdisciplinaridade transformando a educação

Ter um estudo direcionado ao método interdisciplinar permite ao estudante várias ideias e sínteses de características de várias disciplinas.

Como também, a interdisciplinaridade trabalha com diferentes situações com os alunos, assim ajudando-os a desenvolver importantes habilidades para a melhor compreensão do mundo do conhecimento.

interdisciplinaridade

Essas novas habilidades, como por exemplo, o pensamento crítico, facilidade de analisar situações e comunicação, são fundamentais para que o jovem continue se desenvolvendo em todas as fases da vida.

Algumas instituições de ensino junto com o sistema educacional brasileiro estão permitindo e incentivando vários profissionais da educação a utilizarem esse método de ensino.

Essa nova forma de ensinar nas salas de aula promoverá o amor pelo aprendizado entre crianças, jovens e adultos. 

É com essa evolução na educação que acenderá uma luz para o futuro do ensino educacional no Brasil.

Você gostou de saber mais sobre a interdisciplinaridade no ensino educacional? Essa prática está revolucionando o jeito que muitos professores e pais ensinam as crianças.

Não perca mais tempo e corra atrás dos benefícios de se aprender melhor, estudar melhor, ter uma vida melhor através dos estudos.

Procure se a sua escola ou faculdade, se os seus professores usam esse método para educar os estudantes. Você se beneficiará e muito com essa nova forma de lecionar.