Agência Espacial mostra foto do sol com a melhor resolução da história

Não é só impressionante, é perfeito!

Agência Espacial faz foto do sol com a melhor qualidade da história
Agência Espacial faz foto do sol com a melhor qualidade da história

Uma imagem épica se tornou assunto aclamado mundialmente. E claro, não poderíamos deixar de enaltecer tal acontecimento, não é mesmo?

Ainda em 10 de fevereiro de 2020, projeto Solar Orbiter da ESA, a Agência Espacial Europeia, lançou um satélite que se chama Solar Orbiter.

De acordo com os cientistas que estão por trás dessa missão, sua fase inicial de verificação técnica, que é conhecida como comissionamento, acabou e conseguiu mostrar fenômenos impressionantes da estrela.

Te interessa?

“Estas são apenas as primeiras imagens e já podemos ver novos fenômenos interessantes. Não esperávamos resultados tão bons desde o início. Também podemos ver como nossos dez instrumentos científicos se complementam, fornecendo uma imagem holística do Sol e do meio ambiente”, contou Daniel Müller, Cientista do Projeto Solar Orbiter da ESA.

Agência Espacial mostra foto do sol com a melhor resolução da história
As primeiras imagens do Sol obtidas com o EUI do Solar Orbiter em 30 de maio de 2020, revelando as onipresentes erupções em miniatura apelidadas de ‘fogueiras’. (Via: ESA)

Imagens que trazem avanços

O satélite possui seis instrumentos sensoriais e telescópios que fazem fotos das partes do sol e identificam ações que ocorrem ao redor de toda a espaçonave.

Eles conseguiram capturar imagens de várias fogueiras que surgem e que se mostram ser fenômenos antes não estudados.

As imagens mostradas pela Extreme Ultraviolet Imager (EUI) são do primeiro periélio do Solar Orbiter, o ponto em sua órbita elíptica mais próximo do Sol.

Uma das ‘fogueiras’ recém-descobertas em uma imagem do EUI da Solar Orbiter. O círculo no canto inferior esquerdo indica o tamanho da Terra para escala. (Via: ESA)

Dá pra não se animar com tudo isso? David Berghmans, do Observatório Real da Bélgica (ROB) e pesquisador principal do instrumento EUI, contou que:

“As fogueiras são pequenos parentes das erupções solares que podemos observar da Terra, milhões ou bilhões de vezes menores. O Sol pode parecer calmo à primeira vista, mas quando olhamos em detalhes, podemos ver essas chamas em miniatura em todos os lugares que olhamos.”

Acesse clicando aqui a imagem completa e consiga dar zoom. É mesmo um marco surpreendente!

Imagem da Orbital Solar (Via: ESA)

Imagens que são surreais e dignas de aplausos

Ainda de acordo com a ESA, até então não é possível descrever exatamente o que essas fogueiras mostradas nas imagens são, ou até mesmo, o que elas fazem ou interferem no sistema solar.

“Obviamente, é muito cedo para dizer, mas esperamos que, conectando essas observações com medições de nossos outros instrumentos que ‘sentem’ o vento solar ao passar pela espaçonave, possamos eventualmente responder a alguns desses mistérios”, conta Zouganelis, Cientista Adjunto do Projeto Solar Orbiter na ESA.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar