SAÚDE MAIS FORTE! 12 Alimentos para SUBSTITUIR carne animal na sua dieta

Entenda o que você deve fazer para parar de comer carne nas suas refeições diárias!

SAÚDE MAIS FORTE! 12 Alimentos para SUBSTITUIR carne animal na sua dieta
SAÚDE MAIS FORTE! 12 Alimentos para SUBSTITUIR carne animal na sua dieta

Uma das maiores preocupações das pessoas que tomam a decisão de adotar uma dieta sem carne, é quais serão os alimentos que substituíram a carne, tanto em sabor no prato quanto em componentes nutritivos.

Para você que quer cortar a carne da dieta, não se preocupe, pois é possível substituir carne por receitas saborosas e interessantes que são nutritivas, assim contribuindo para a saúde.

Além disso, a gastronomia permite que as pessoas usem a imaginação e vários ingredientes sem carne para fazer uma comida gostosa e saudável.

Por isso, se você quer cortar a carne nas refeições e se interessou em saber quais são os alimentos que podem substituir a carne, você está no lugar certo!

dieta-sem-carne

Quais são os benefícios em deixar de comer carne?

Deixar de comer carne para muitas pessoas pode ser um sacrifício muito grande, seja pelo medo de perder as proteínas desse tipo de alimento ou pelo sabor.

Se esse caso se encaixa com você, temos uma boa notícia para te dar. Os alimentos de origem vegetal, quando combinados de forma correta, podem também ser nutritivos e suprir as proteínas contidas na carne.

Além do mais, quando você elimina a carne das suas refeições, sua saúde pode ser muito beneficiada. Uma dieta sem carne pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Detalhe extra!

O consumo de proteínas para uma pessoa adulta, deve ser em torno de 15 a 35 gramas por dia, portanto, não precisa ser apenas a carne a oferecer essa quantidade de proteínas.

Por isso, se você quer incluir em sua dieta alimentos para substituir a carne não terá problemas com o valor de proteínas consumidas no dia.

dieta-sem-carne

Não apenas a saúde é beneficiada pela decisão de não comer carne, mas também o meio ambiente e os animais serão poupados das práticas clandestinas relacionadas aos métodos de produção desses alimentos originário de animais.

12 alimentos para substituir a carne na dieta

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os ovos e os laticínios não são os melhores alimentos para quem quer substituir a carne.

Pois elas não possuem a quantidade indicada de ferro, como também podem elevar os níveis de colesterol no sangue, isso dependendo de cada pessoa.

Além disso, existem várias séries de cereais, grãos, leguminosas, folhas e até mesmo frutas capazes de oferecer as proteínas que o ser humano precisa para ter uma boa saúde.

Pensando nisso, listamos os melhores alimentos para você que quer substituir a carne na dieta e refeições diárias. 

Com o decorrer do tempo você vai descobrir que esses alimentos são benéficos para a manutenção do seu corpo. Confira:

  1. Soja
  2. Brócolis
  3. Aveia
  4. Chia
  5. Quinoa
  6. Tofu
  7. Feijão
  8. Grão-de-bico
  9. Ervilha
  10. Lentilha
  11. Espinafre
  12. Cogumelos

dieta-sem-carne

Viu? São alimentos fáceis de se encontrar no supermercado e não são tão caros. Essa dieta e as restrições de carne nas refeições só vai depender de você. 

Se ainda tem dúvida do que comer, é recomendado ter uma consulta com uma nutricionista, esse profissional irá montar seu quadro de alimentação fazendo as substituições e alimentos para você não precisar comer carne.

Como substituir a carne nas refeições e economizar nas compras?

Como todo mundo sabe, a carne é um alimento que fornece proteínas importante para um bom funcionamento do nosso corpo.

Porém, com a alta nos preços da carne nos supermercados, é preciso muitas pessoas estão procurando substitutos proteicos mais baratos que a carne.

Nos últimos meses, os brasileiros têm visto os preços da carne crescer, o custo do contra filé aumentou 50%, enquanto o coxão, 46%.

Para muitas famílias ao redor do Brasil que são acostumadas com o tradicional Arroz, Feijão e Carne, esse crescimento nos preços da carne vem prejudicando a alimentação de muitas delas.

dieta-sem-carne

Além disso, a ausência da carne nas refeições diárias dessas pessoas podem provocar uma queda na ingestão de proteínas, um importante nutriente para a manutenção da saúde.

Por isso, para evitar que isso aconteça, os profissionais de saúde da área de nutrição sugerem que as pessoas troquem a carne por outros alimentos e vegetais para compensar a proteína da carne.

Se ainda está com dúvidas do que comprar e comer para substituir a carne, confira a lista de alimentos que disponibilizamos anteriormente. 

Como suprimir a necessidade de Vitamina B12?

Esse tipo de Vitamina, a B12, é um nutriente que está restrito à carne, no entanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira.

A vitamina está presente em alimentos de origem animal, portanto , caso você queira fazer uma dieta sem a carne, você pode consumir esse tipo de vitamina em leites, ovos, iogurtes e queijos.

Caso você siga a dieta vegana, você precisará buscar por alimentos que tenham Vitamina B12 adicionada ou ingeri-la de forma separada.

dieta-sem-carne

É importante você ter esse cuidado, pois a falta desse nutriente pode resultar em várias doenças. Agora que você já tem uma receita de proteínas para experimentar, você já pode começar a cortar o consumo de carne nas refeições.

Portanto, lembre-se de manter uma alimentação variada e sempre que possível aposte em ingredientes frescos.

Por que as proteínas são tão importantes?

A proteína faz parte do chamado macronutrientes, ou seja, aqueles que o ser humano precisa em maior quantidade para manter uma saúde mais saudável.

Apesar das proteínas serem um nutriente importante, elas não devem ser ingeridas em excesso, portanto, não devemos passar de 150 gramas por dia.

As proteínas formam nossa massa muscular, fazem parte também dos nossos tecidos corporais, da pele, ajudam também a manter sua elasticidade.

São inúmeras as vantagens em se consumir proteínas. Elas também são ótimas para o crescimento e para a reparação de tecidos no corpo.

dieta-sem-carne

Agora que você já sabe o que pode ser substituído por carne, que tal fazer a tão sonhada dieta sem carne? Consulte uma lista de alimentos que preparamos para você e comece hoje a cuidar da sua saúde.

Se você já sabe o que comer mais ainda está inseguro em relação a dieta, marque uma consulta com uma nutricionista, esse profissional de saúde irá direcionar você em relação ao que comer para não precisar comer carne.

Você gostou de saber mais sobre dieta sem carne? Então não perca mais tempo para compartilhar com os seus amigos e familiares, eles precisam saber mais sobre ter uma boa alimentação. Aproveite!

publicidade