Esse simples ALONGAMENTO pode te livrar de inúmeras doenças

Livre-se das dores com esse tipo de alongamento!

ALONGAMENTO DINÂMICO: aprenda e se livre de inúmeras doenças
ALONGAMENTO DINÂMICO: aprenda e se livre de inúmeras doenças
publicidade

Você ouvir falar no alongamento dinâmico ou balístico para aliviar os inúmeros problemas de saúde e dores no corpo?

Nos últimos anos, esses tipos de alongamentos para fins medicinais podem ter substituído o alongamento padrão em muitos hábitos e comportamentos.

Tanto o  alongamento dinâmico quanto o balístico difere do alongamento estático e os benefícios que ambos têm podem oferecer. 

publicidade

Te interessa?

Os exemplos de alongamentos como, por exemplo, aquecimento, para corredores e para as pessoas que trabalham na parte superior do corpo são fundamentais para a saúde.

Quais são os benefícios do alongamento para a saúde?

Um estudo realizado em 2012 mostrou que o alongamento pode beneficiar particularmente as pessoas que praticam atividades físicas que envolvem corrida e saltar sobre coisas.

Embora as provas mostrem que os alongamentos estáticos e balísticos podem melhorar a amplitude de movimento, o aquecimento também é fundamental.

A verdade é que os aquecimentos estáticos podem de fato afetar negativamente a força muscular, assim, relatando alguns estudos na revisão. 

publicidade
alongamento
ALONGAMENTO DINÂMICO: aprenda e se livre de inúmeras doenças (Imagens: Unsplash)

Sendo um ótimo aquecimento antes do treino, o alongamento pode ajudar:

  • Melhorar a amplitude de movimento;
  • Aumentar a força muscular.
publicidade

A ciência já encontrou várias evidências de que os fenômenos podem ser pequenos e que o alongamento pode sim prejudicar, quando não aplicado, o desempenho nas atividades esportivas ou recreativas.

Portanto, os pesquisadores do estudo observaram também a falta de descrições claras de alongamentos, assim, tonando as interpretações dos resultados desafiadoras para a modalidade.

15 benefícios que a prática da Yoga traz para sua saúde

Quando tentar fazer um alongamento dinâmico?

É muito importante para a saúde do corpo e dos músculos para saber quando fazer um alongamento dinâmico para aliviar as dores em partes localizadas do corpo.

publicidade

Esse tipo de alongamento pode aquecer o seu corpo para que as atividades físicas tenham mais resultado. 

Além disso, o alongamento dinâmico pode auxiliar o corpo a esfriar gradualmente após atividades físicas.

Após uma sessão de atividade física, o foco deve ser sempre os exercícios que auxiliem a diminuição da temperatura corporal.

alongamento

Você já ouviu falar no alongamento balístico?

Métodos de exercícios mais novos e poderosos estão se tornando cada vez mais populares entre atletas profissionais e amadores. 

publicidade

Para falar a verdade, o alongamento balístico é uma excelente maneira e especial de exercício e aquecimento antes de treinar os músculos do corpo.

Mas de onde bem a palavra balística? Essa palavra balística vem do grego “ballein”, que significa “lançar ou arremessar”. 

A atividade balística é caracterizado por movimentos repetitivos de saltos rápidos e bruscos. 

Com isso, esses tipos de movimentos rápidos e repetitivos são utilizados ​​para alongar o grupo muscular alvo, assim como também as articulações das amplitudes normais de movimento. 

publicidade

Não deixe de alongar os músculos e deixe os seus treinos ainda mais seguros.

15 razões para se exercitar todos os dias e aproveitar os BENEFÍCIOS

Como os músculos se comportam no alongamento balístico?

Os nossos músculos durante o alongamento balístico se comporta como uma mola alternado entre contrações rápidas e uma postura alongada.

Isso vem do resultado de que uma ação dos nossos músculos explosiva visa extrair um bom desempenho no esporte profissional ou em uma atividade física em casa.

publicidade
alongamento

Como você já viu anteriormente, o alongamento se comporta como uma série de contrações excêntricas seguidas de contrações concêntricas:

  • Contrações excêntricas (alongar o músculo);
  • Contrações concêntricas (encurtar o músculo).
publicidade

Na sua grande maioria, alguns esportes são ativos e existem movimentos balísticos, como, por exemplo:

  • Ginástica;
  • Artes marciais;
  • Levantamento de peso;
  • Futebol;
  • Basquete.

Uma das grandes vantagens desse tipo de alongamento é o poder que ele tem de aumentar a flexibilidade específica do esporte ou atividade física.

É importante entender que se um determinado músculo do corpo é alongado imediatamente antes de ser encurtado, a força é maior.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quando encurtado concentricamente, a força é gerada é bem maior em uma contração isolada.

Isso acaba acontecendo por causa da energia armazenada nos músculos e tendões do corpo no geral.

O que você aprender aqui é que o alongamento, independente do exercício for fazer, é importante até mesmo para a saúde dos músculos.

Com uma lesão forte, como você terá progresso nos outros dias de treinos, por isso, a importância em alongar bem os músculos e o corpo todo.

alongamento

Qual a finalidade do alongamento balístico?

Esse tipo de alongamento específico tem o objetivo de auxiliar no aumento da amplitude de movimento, o que pode ser bastante vantajoso para o desempenho do corpo.

O alongamento balístico é muito recomendado para:

  • Atletas;
  • Jogadores de futebol;
  • Artistas marciais;
  • Jogadores de golfe ou basquete. 
publicidade

Para um determinado atleta, ele pode utilizar o alongamento para pular mais alto ou até mesmo chutar com mais força durante o processo de aquecimento.

A atividade física pliométrico, também conhecido como treinamento de salto, é muito procurado entre os jovens.

Em outros métodos de alongamento, como, por exemplo, o alongamento dinâmico, não é necessário alongar o músculo do corpo além da amplitude normal de movimentos. 

Também não envolve movimentos de:

  • Puxões;
  • Saltos.

Já em comparação com o alongamento estático, é possível alongar os músculos além de suas zonas de conforto.

Assim como tentar mantém o corpo na posição alongada por alguns segundos ao contrário dos exercícios balísticos onde há um movimento com repetição.

Esses 15 exercícios são ESSENCIAIS para quem trabalha sentado

Existe desvantagem no alongamento balístico?

A desvantagem para a saúde pôr em prática o alongamento balístico é que, sem ter um aquecimento adequado dos músculos, pode causar lesões.

Os movimentos desajeitados e bruscos podem muito bem causar ruptura nos tendões, assim como no tecido conjuntivo que soma os músculos do corpo.

alongamento

Com isso, essas lesões podem resultar em:

  • Instabilidade articular;
  • Luxação e subluxação.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Isso acontece quando os ligamentos estiverem continuamente sobrecarregados. Por isso, é muito importante prestar atenção até mesmo quando for se alongar para realizar atividades físicas.

Portanto, acionar repetidamente o reflexo miotático pode fazer com que os músculos do corpo.

Esse reflexo é uma resposta automática do nosso corpo para esticar o estímulo, assim, evitando a ruptura do mesmo – fazendo com que os músculos se contraiam.

É bastante aconselhado a abstenção de tais atividades físicas em pessoas iniciantes e pessoas mais velhas.

Você gostou de saber mais sobre os alongamentos que ajudam a aliviar dores no corpo? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus familiares e amigos.

Veja mais ›
Fechar