20 coisas que só quem ama uma pessoa criativa vai entender

Se você ama uma pessoa criativa, este texto é para você!

publicidade

A neurociência já confirmou: pessoas altamente criativas pensam e agem de forma diferente da maioria.

Seus cérebros estão literalmente conectados de uma forma única.

Mas essa capacidade hipersensibilizada pode prejudicar relacionamentos. Se você ama uma pessoa muito criativa, provavelmente já experimentou momentos em que parece que eles estão em um mundo completamente diferente do seu.

publicidade

Eu mesma vivencio isso com um dos meus melhores amigos (e companheiro) quase todos os dias. A verdade é que tentar mudá-los não é tão eficaz quanto tentar entendê-los.

giphy

Você pode começar tentando ver o mundo através de sua lente criativa e lembrar-se destas 20 coisas:

1. Elas têm uma mente que nunca se desacelera.

A mente criativa é uma máquina alimentada incessantemente por uma intensa curiosidade. Não existe um botão de pausa e não há maneira de desligá-la. Isso pode ser cansativo às vezes, mas é também a fonte de algumas atividades divertidas e conversas loucas.

publicidade

2. Elas desafiam o status quo.

11222467_992280774144249_3924308897184578555_n

Foto: Facebook.

Duas perguntas conduzem uma pessoa criativa mais do que quaisquer outras: “E se?” e “Por que não?”.

Eles questionam o que todo mundo aceita sem refletir. Enquanto para os outros parece desconfortável, para eles é essa capacidade que os permite redefinir o (im)possível.

3. Elas amam sua própria personalidade.

Pessoas criativas preferem ser autênticas do que populares. Manter-se fiel a si mesmo é a forma como eles definem sucesso, mesmo que sejam mal interpretados ou marginalizados.

publicidade

4. Elas têm dificuldade de permanecer em uma só tarefa.

Criativos costumam vivenciar saltos quânticos mentais e começar coisas novas a todo momento. Projetos antigos podem se transformar em cinzas quando a promessa de algo novo e excitante chama sua atenção.

5. Elas criam em ciclos.

Criatividade tem um ritmo que flui em picos, às vezes insanos. Atividades lentas podem fazê-los se sentir em uma espécie de “queda”. Cada período é necessário e não pode ser ignorado, assim como as estações naturais são interdependentes e necessárias.

6. Elas precisam de tempo para alimentar suas almas.

amor-04

Todos precisamos renovar frequentemente nossa fonte de inspiração e de unidade. Muitas vezes, para o criativo, isso requer isolamento por um tempo.

7. Elas precisam de espaço para criar.

Ter o ambiente certo é essencial para estimular picos de criatividade. Pode ser um estúdio, um café ou um canto sossegado da casa. Onde quer que seja, entenda seus limites e respeite-os.

8. Elas se concentram intensamente.

Se por um lado as pessoas criativas sentem dificuldade em se concentrar em tarefas entediantes, elas simplesmente se desligam do mundo lá fora quando estão focadas em um projeto que julgam especial.

Nessa situação, elas têm dificuldade de ser “multitarefas” e podem levar até vinte minutos para retomar o foco após terem sido interrompidas, mesmo que a interrupção tenha sido de apenas vinte segundos.

9. Elas são profundamente sensitivas.

Criatividade é expressão humana e comunicação profunda. Uma pessoa criativa precisa sentir profundamente para que possa se comunicar e expressar com a mesma intensidade.

10. Elas vivem constantemente entre alegria e depressão.

Por serem extremamente sensitivas, as pessoas altamente criativas muitas vezes pode mudar rapidamente da alegria à tristeza ou até mesmo à depressão. O seu coração sensível, enquanto fonte de seu brilho, é também a fonte de seu sofrimento.

11. Elas pensam e falam em histórias.

Nada move tanto o coração humano quanto uma história bemcontada. Pessoas altamente criativas, especialmente artistas, sabem disso e tecem histórias para tudo o que fazem. Elas levam mais tempo para explicar algo, mas entenda: a explicação não é o ponto, a experiência é.

12. Elas resistem todos os dias.

Steven Pressfield, autor de The War of Art (A Guerra da Arte), escreve:

“A maioria de nós tem duas vidas: a vida que vivemos e a vida não vivida dentro de nós. Entre as duas, temos a resistência”.

Pessoas altamente criativas acordam todas as manhãs plenamente conscientes da necessidade de evoluir. Mas quando há o medo, a resistência, como Pressfield chama, as faz acreditar que não têm o que é preciso. Não importa o quão bem sucedido seja a pessoa, ela simplesmente precisa aprender a lidar com o medo, ou não.

13. Elas levam o seu trabalho para o pessoal.

O trabalho criativo é uma expressão crua da pessoa que o criou. Muitas vezes, elas não são capazes de separar-se dele, por isso toda crítica pode ser vista tanto como uma validação quanto uma condenação de sua autoestima.

14. Elas têm dificuldade de acreditar em si mesmas.

grimace-388987_960_720

Mesmo a pessoa criativa aparentemente autoconfiante muitas vezes se pergunta: “Eu sou bom o suficiente?”. Elas comparam constantemente seu trabalho com o dos outros e deixam de ver o seu próprio brilho (que muitas vezes é óbvio para todos os outros, menos para ela).

15. Elas são muito intuitivas.

A ciência ainda não consegue explicar o como e o porquê da criatividade. No entanto, indivíduos criativos sabem instintivamente como fazer as coisas fluírem inexplicavelmente.

16. Elas costumam usar a procrastinação como uma ferramenta.

giphy (2)

Criativos são procrastinadores notórios porque muitos fazem o seu melhor trabalho sob pressão. Eles, consciente ou inconscientemente, retardam seu trabalho até o último minuto simplesmente para experimentar a adrenalina do desafio. (Tipo eu atrasando as pautas do Awebic, né Will?)

17. Elas são viciadas em fluxos criativos.

As recentes descobertas da neurociência revelam que “o estado de fluxo” pode ser a experiência mais viciante na terra. Elas são literalmente viciadas na emoção de criar.

18. Elas têm dificuldade em terminar projetos.

A fase inicial do processo criativo move-se rapidamente porque está carregada de emoção. Mas, muitas vezes, elas abandonam projetos que já são antigos a fim de experimentar a emoção do fluxo inicial de um novo projeto.

19. Elas se conectam melhor do que outros.

A verdadeira criatividade, de acordo com Steve Jobs, é muito mais do que ligar os pontos; é enxergar respostas antes que elas se tornem evidentes para todos os outros.

20. Elas nunca vão crescer.

Criativos dedicam muito tempo para ver através dos olhos de uma criança e nunca perdem um sentimento de admiração. Para eles, a vida é mistério, aventura e evolução. Todo o resto simplesmente “existe”, e não a “verdade viva”.

fashion-1284304_960_720

Se você se identificou com essas características de uma mente criativa ou descobriu que ama uma pessoa assim, aproveite o presente que a vida te deu e compartilhe este texto com todos os criativos que você conhece!

Fonte: lifehack.org.