10 formas de amenizar um ataque de PÂNICO em um desconhecido

Use essas dicas e aprenda a amenizar ataque de pânico em pessoas desconhecidas!

10 formas de amenizar um ataque de PÂNICO em um desconhecido
10 formas de amenizar um ataque de PÂNICO em um desconhecido

Os profissionais de saúde não encontraram uma forma de prevenir completamente os ataques de pânico. Porém, se uma pessoa pensa que pode ter tendência a esses ataques, ela pode tomar medidas para ajudar.a se proteger – isso começa com hábitos diários.

Com isso, o primeiro passo amenizar ataque de pânico em um desconhecido é descobrir o que está acontecendo. Logo após, verificar os sintomas de um ataque de pânico, como batimento cardíaco acelerado, suor, falta de ar, sensação de medo ou pavor.

A verdade é que nem sempre esses primeiros passos funcionam, por isso, existe a necessidade de realizar outras estratégias para aliviar os ataques de pânico em uma pessoa desconhecida.

Te interessa?

Foi pensando nisso que selecionamos uma lista com 10 maneiras de amenizar um ataque de pânico em um desconhecido. É fundamental você está preparado para momentos com esses, pois a pessoa com pânico precisará de sua ajuda.

10 formas de amenizar ataque de pânico em desconhecido

O obstáculo principal em querer ajudar uma pessoa com ataque de pânico é que não sabemos nada sobre ela. Por isso, é muito importante saber o que fazer nessas horas. Veja a seguir o que você pode fazer para ajudar desconhecidos com ataque de pânico.

1 – Mande a pessoa imaginar um lugar feliz

A verdade é que o lugar feliz de uma pessoa deve ser aquele em que ela se sentirá mais relaxada. Por isso, um local específico será um diferencial para cada pessoa com ataque de pânico. Um ambiente tranquilo será um lugar onde pessoas com pânico se sintam relaxadas, seguras e calmas.

Além disso, quando um ataque de pânico começar, você pode ajudar fechar os olhos da pessoa e pedi para ela imaginar está em um lugar tranquilo. Pense em como isso é calmo, não é mesmo? 

ataque-de-pânico

Assim como as pessoas com pânico também podem imaginar seus pés descalços tocando o solo frio, areia quente ou tapetes macios – tudo isso para se sentir tranquilo e em paz.

2 – Faça a pessoa relaxar o corpo

Outro sintoma dos ataques de pânico além da dificuldade para respirar é a tensão muscular do corpo. Por isso, auxiliar as pessoas com ataque de pânico a praticar técnicas de relaxamento muscular pode ajudar a limitar um ataque. 

Isso ocorre porque se a mente de uma pessoa sentir que o corpo está relaxando, outros sintomas, como a respiração rápida também podem diminuir – isso é ótimo para amenizar o descontrole emocional.

SEM MISTÉRIOS! 16 Frutas que diabéticos podem comer: renove sua DIETA!

3 – Caminhe e faça algum tipo de exercício com a pessoa

Isso mesmo, convide a pessoa desconhecido com ataque de pânico a caminhar. Isso porque essa atividade pode tirar uma pessoa de um ambiente estressante, e o ritmo da caminhada também pode ajudá-la a regular a respiração.

A verdade é que a movimentação do corpo da pessoa libera hormônios chamados endorfinas, que relaxam o corpo e melhoram o humor. 

Po risso, realizar atividades leves regularmente pode ajudar a reduzir os ataques de pânico ao longo do tempo, o que pode levar a uma redução no número ou na gravidade dos níveis de ansiedade também.

4 – Repita com a pessoa um mantra para acalmar

Você sabia que um mantra é uma palavra, frase ou som que ajuda no foco e fornece força? Essa é uma ótima ferramenta para fazer uma pessoa com ataque de pânico pensar no agora e tranquilizar as emoções.

Isso porque a repetição interna de uma afirmação pode ajudar uma ela a sair de um ataque de pânico ou uma crise de ansiedade.

ataque-de-pânico

5 – Conte de 5 até 1 com a pessoa

Os ataques de pânico e as crises de ansiedade podem fazer a pessoa se sentir desligada da realidade. Isso ocorre porque a intensidade do ataque de pânico pode ultrapassar outros sentidos. 

Para aliviar esses sintomas, o método de contar de 5 até 1 é um tipo de técnica de aterramento e um tipo de atenção plena.

6 – Concentre-se apenas em ajudar a pessoa

Quando você ver uma pessoa desconhecida ficar sobrecarregada com os pensamentos, os sentimentos ou as lembranças angustiantes, mande ela se concentrar em algo físico no ambiente, isso pode ajudar ela a se sentir mais tranquila.

20 dicas para conseguir CONTROLAR uma crise de ANSIEDADE

7 – Encontre um lugar tranquilo para acalmar a pessoa

Os olhares e sons muitas vezes podem intensificar um ataque de pânico de uma pessoa, você sabia disso? Por isso, se possível, tente encontrar um local mais tranquilo para acalmar a pessoa.

8 – Convide a pessoa a sentir o aroma de algo cheirosa

Um aroma calmante pode ajudar uma pessoa a aliviar a ansiedade e o ataque de pânico de uma pessoa.

É acessando os sentidos da pessoa, ajudando ela a ficar com os pés no chão e dando-lhe algo em que se concentrar que o pânico vai se amenizando.

ataque-de-pânico

9 – Convide a pessoa a respirar fundo com você

Um fato bem interesse é que a respiração profunda pode ajudar a controlar um ataque de pânico, assim como outros ataques, como crise de ansiedade.

Os ataques de pânico podem causar respiração rápida e aperto no peito, assim, podendo tornar a respiração da pessoa superficial. Por isso, esse tipo de respiração pode piorar os sentimentos de ansiedade e tensão.

Portanto, em vez disso, tente mandar a pessoa desconhecida respirar lenta e profundamente, concentrando-se em cada respiração.

Isso porque respirar profundamente pelo abdômen, enchendo os pulmões lenta e continuamente enquanto conta até 4 na inspiração e na expiração ajuda no controle das emoções.

10 ARREPENDIMENTOS que muitas pessoas terão em 10 anos

10 – Diga para a pessoa que isso vai passar

Durante um ataque de pânico, pode ajudar a pessoa desconhecida a lembrar que esses sentimentos ruins vão passar e não causar nenhum dano físico, por mais assustador que pareça no momento.

Logo após tranquilizá-la, tente fazer ela reconhecer que este é um breve período de ansiedade concentrada e que logo terminará.

Os ataques de pânico tendem a atingir os pontos mais intensos em dez minutos após o início e, então, os sintomas começam a diminuir.

Você gostou de saber como amenizar um ataque de pânico em uma pessoa desconhecida? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aprenda a ajudar de verdade pessoas que sofrem de crises de ansiedade e ataques de pânicos.

Veja mais ›
Fechar