Photo by Sharon McCutcheon on Unsplash

Ansiedade em tempos de isolamento: Como lidar?

Em tempos de isolamento, notícias ruins e informações nos bombardeiam o tempo todo. Sendo assim, é preciso cuidar de nossa saúde mental, algo que pode se mostrar bem desafiador. Sendo assim, aqui está uma lista de sugestões que podem te ajudar a lidar com a ansiedade nesse momento

publicidade

Em tempos de isolamento, notícias ruins e informações que nos bombardeiam o tempo todo, manter a saúde mental em dia pode se mostrar desafiador. Por isso, vou deixar uma lista de coisas que podem te ajudar a lidar com a ansiedade nesse momento.

1 – Evite se sobrecarregar com notícias

Saber a que pé estamos e estar a parte da realidade é importante. Mas isso pode ser um gatilho para a ansiedade, gerar angústia, fazer pensar sobre outras preocupações e gerar um sentimento de impotência.

2 – Estabeleça uma rotina

Se você está trabalhando em home office se organize da mesma forma que se organizava para ir trabalhar. Acorde cedo, tome um banho, faça o seu café da manhã, tire o pijama e ajeite o seu espaço de trabalho. Tudo isso ajuda a mantermos o ritmo e na produtividade.

publicidade

3 – Cuide da sua alimentação

Eu sei que é clichê dizer isso, mas o fato de permanecer em casa gera ansiedade, tédio e tendemos a descontar isso na comida. E isso pode gerar outras consequências. Então, aproveite para preparar suas refeições, escolha alimentos nutritivos e cuide do seu corpo.

4 – Faça pelo menos 20 minutos de exercícios físicos por dia

A internet está repleta de vídeos para te ajudar a se exercitar nesse tempo. Os benefícios são inúmeros. Principalmente relacionados ao bem-estar.

5 – Não se compare

Como todo mundo está conectado mais do que nunca, temos a sensação de que todo mundo está aproveitando esse período para fazer muitas coisas. E aí pode vir aquela sensação de que não estamos sendo produtivos. Mas calma aí, pode ser que você precise aproveitar esse tempo dormindo, vendo filmes, séries, não fazendo nada. E não se culpe por isso. Cuidar da nossa saúde mental também tem a ver com pausas e descansos. Se permita. Se reorganize e volte a rotina aos poucos. E lembre-se: nem todos os dias conseguimos ser produtivos.

6 – Conecte-se com pessoas

O isolamento é apenas físico. Mas sabemos que dá pra manter os nossos vínculos. Mande mensagem. Fale com seus amigos. Faça uma vídeo chamada. Isso também é afetivo e nos dá a sensação de que não estamos sozinhos. Quando conversamos e compartilhamos nosso dia, nossos sentimentos, percebemos que está todo mundo no mesmo barco e que fica muito mais fácil quando estamos juntos, mesmo que não seja fisicamente.

publicidade

7 – Faça coisas que você goste e antes não tinha tempo para fazer

Provavelmente pela rotina ou falta de tempo você deixou de fazer algumas coisas: seja ler livros, assistir séries, planejar seus sonhos, colocar as coisas no papel, escutar música. Enfim. Se reinvente. Se priorize.

Todos nós estamos angustiados diante desse cenário. Embora a gente sempre reclame de tempo e descanso, o caos todo nós assusta. Por isso devemos nos ajudar. Cuidar da nossa saúde mental. O isolamento pode gerar muitas preocupações, medo, sentimentos de impotência, angústia e afins. Por isso, se sentir que não está conseguindo lidar com tudo isso busque ajuda. Fale sobre isso com alguém de confiança. Não se sinta sozinho (a) nem ache que você não está sendo forte por estar assim. Cada um enfrenta e lida com as coisas de uma maneira. Se respeite. Se cuide. Se priorize.