Ansiedade Social: você pode ter essa fobia e NÃO SABE

Saiba se você tem ansiedade social e aprenda a diferença dela com a timidez!

Ansiedade Social: você pode ter essa fobia e NÃO SABE
Ansiedade Social: você pode ter essa fobia e NÃO SABE

A verdade é que são muitas as pessoas que conhecem a sensação de estar ansioso ou desconfortável em uma situação social, não é mesmo? Talvez uma pessoa tenha se calado ao conhecer alguém novo ou suado antes de fazer uma grande apresentação. 

Para muitas pessoas falar em público ou entrar em uma sala cheia de estranhos não é exatamente emocionante, porém, a maioria delas consegue superar isso.

Por isso, se uma pessoa tem problemas e transtorno de ansiedade social, no entanto, o estresse dessas situações é demais para lidar. 

Te interessa?

Além disso, ela pode até evitar todo contato social porque coisas que outras pessoas consideram “normais”, como inventar uma desculpa e contato visual, a deixam muito desconfortável. 

Quando a Ansiedade Social acontece?

Todos os aspectos da vida de uma pessoa, não apenas do lado social, podem começar a desmoronar. Isso porque a ansiedade social – também conhecido como fobia social – é um dos transtornos mentais mais comuns, então, se alguém tem, ainda há esperança. 

Qualquer uma pessoa está com ansiedade social, ela pode experimentá-la de maneiras diferentes. Porém, confira a seguir algumas situações comuns com as quais as pessoas tendem a ter problemas:

  • Se alimentar na frente de outras pessoas;
  • Indo para a faculdade, escola ou trabalho;
  • Iniciando conversas com pessoas estranhas;
  • Fazendo contato visual com alguém que conhece ou não;
  • Entrando nos lugares públicos;
  • Usando banheiros públicos
  • Ir a festas de pessoas conhecidas ou não;
  • Falando com estranhos na rua;
  • Falar em público na escola, igreja ou evento social;
  • Namorando ou conhecendo uma pessoa.
social-ansiedade

A verdade é que algumas dessas situações podem não causar problemas para você ou alguém que conhece. Por exemplo, fazer um discurso pode ser fácil para você, mas ir a uma festa pode ser um grande pesadelo social

Ou, se for o seu caso, você pode ser ótimo em conversas individuais com outras pessoas, mas não em entrar em uma sala de aula lotada. Você entendeu? 

Muitas pessoas socialmente ansiosas têm diferentes razões para temer certas situações quando inclui outras pessoas. Mas, em geral, é um medo avassalador de:

  • Ser julgado por outros;
  • Sentir-se envergonhado ou humilhado;
  • Ofender alguém acidentalmente;
  • Ser o centro das atenções.

O fato é que a parte mais difícil é poder pedir ajuda de outras pessoas para enfrentar esses sentimentos. Continue aqui e veja a seguir como saber se o seu anseio e silêncio social foi além da timidez a ponto de você precisar consultar um médico.

Transtorno de Ansiedade Generalizada na pandemia: essa é a SOLUÇÃO mais eficaz!

Quais são os sintomas da Ansiedade Social?

A experiência de ter ansiedade social pode diferir de um indivíduo para outro, porém, se uma pessoa tem ansiedade social e está em uma situação estressante, ela pode ter sintomas físicos como:

  • Aceleração no batimento cardíaco;
  • Muita tensão nos músculos;
  • Vários momentos de tonturas e vertigens;
  • Muitas dificuldades no funcionamento do estômago e diarreia;
  • Incapacidade de recuperar com facilidade.
social-ansiedade

Contudo, uma pessoa pode começar a ter sintomas e ficar ansioso social e imediatamente antes de um evento ou pode passar semanas se preocupando com isso.

Depois disso, ela pode gastar muito tempo e energia mental se preocupando com a forma como agiu.

20 dicas para conseguir CONTROLAR uma crise de ANSIEDADE

Como a Ansiedade Social afeta sua vida?

A verdade é não haver nada que cause a ansiedade social. A genética de uma pessoa provavelmente tem algo a ver com isso, pois se ela tem um membro da família com fobia social, ela corre mais risco de ter também. 

Além disso, a ansiedade social também pode estar relacionada a ter uma amígdala hiperativa. A amígdala hiperativa é uma parte do cérebro que controla sua resposta ao medo.

Em relação aos jovens, a ansiedade social geralmente surge por volta dos treze anos de idade. Onde pode estar relacionado a um histórico de abuso, intimidação ou provocação. 

As crianças com timidez também têm maior probabilidade de se tornarem adultos socialmente ansiosos – assim como crianças com pais dominadores ou controladores. 

Se recompense com essas 7 COISAS e extermine o seu estresse!

social-ansiedade

Por isso, se uma pessoa desenvolver um problema de saúde que chame a atenção para sua aparência ou voz, isso também pode desencadear ansiedade social.

O fato é que a ansiedade social impede uma pessoa de viver sua vida. Até você evitará situações que a maioria das pessoas considera “normais”. Você pode até ter dificuldade em entender como os outros podem lidar com eles com tanta facilidade.

Essa é a diferença entre a DEPRESSÃO e a PREGUIÇA

Qual a diferença entre Timidez e Ansiedade Social?

Você sabia que muitas pessoas se descrevem como tímidas, em geral, ou em situações sociais específicas? A verdade é que as pessoas tímidas têm suas raízes na ansiedade social e, quando os sintomas são relativamente leves, os dois termos podem ser usados ​​alternadamente.

A timidez não deve ser confundida com ansiedade social, pois a ansiedade social é uma condição debilitante de saúde mental que afeta todas as áreas da vida de uma pessoa. 

Timidez é algo bem diferente!

Além disso, a timidez é uma maneira de uma pessoa ter ansiedade social, porém, a ansiedade social não é sinônimo de timidez. Você entende bem?

Uma pessoa com timidez representa uma extremidade do espectro da ansiedade social, onde os sintomas desagradáveis ​​não são graves o suficiente para causar sofrimento significativo ou padrões de comportamento evasivo. 

social-ansiedade

Já a ansiedade social ocupa a outra extremidade do espectro de uma pessoa, onde e aqueles que sofrem com seus sintomas generalizados e persistentes são forçados a adaptar seus padrões de comportamento para lidar com sentimentos sufocantes de ansiedade.

Portanto, a ansiedade social severa também é conhecida como fobia social.

Esse tipo de ansiedade é uma prova dos medos profundos e intensos que as pessoas com ansiedade social experimentam e das medidas extremas que tomam para evitar a exposição a situações estressantes.

22 sinais de que seu marido NÃO te AMA mais

Os sintomas físicos da Ansiedade Social

Os sinais e sintomas físicos da ansiedade social podem ser poderosos quanto a questão física da pessoa. Isso porque os sintomas psicológicos e emocionais do transtorno são igualmente significativos e incapacitantes.

É importante tomar cuidado, podem ser:

  • Batimento cardíaco acelerado,
  • Falta de ar,
  • Dor de cabeça constante, 
  • Enjoos,
  • Tremores,
  • Suar frio…

Além disso, a ansiedade social dura produz autoconsciência excessiva durante as interações com outras pessoas, e as autorreflexões dos sofredores de ansiedade social tendem a se concentrar exclusivamente nos piores cenários.

Você gostou de saber mais sobre ansiedade social e como essa fobia pode prejudicar sua vida social? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar