As ilhas brasileiras mais frequentadas por turistas

Se há algo que devemos reconhecer sobre o turismo do país é que, independentemente das temporadas do ano e das condições climáticas, recebe visitantes de forma permanente graças à sua diversidade de opções naturais. Seu clima tropical e selvático é uma atração inevitável, mas também o são suas praias e seu grande número de ilhas […]

Se há algo que devemos reconhecer sobre o turismo do país é que, independentemente das temporadas do ano e das condições climáticas, recebe visitantes de forma permanente graças à sua diversidade de opções naturais.

Seu clima tropical e selvático é uma atração inevitável, mas também o são suas praias e seu grande número de ilhas que se destacam por suas águas, areias brancas ou paisagens paradisíacas. 

Foto de Yayaq Destination en Unsplash

Muitas delas continuam rústicas, preservando o estilo natural do ambiente, enquanto outras optaram por um estilo mais ostensivo com grandes hotéis e restaurantes de luxo que podem responder a uma demanda incessante de visitantes.

Em todo caso, são um ponto turístico muito importante que tem gerado muito movimento turístico nos últimos anos e é por isso que neste artigo queremos contar a vocês quais são as 6 ilhas mais escolhidas.

  • Ilha Grande

Começamos com uma ilha localizada muito próxima ao Rio de Janeiro (na verdade, a maioria de seus visitantes vem de lá) que tem 32 km de comprimento e 14 km de largura e ainda preserva as praias tropicais e a floresta virgem, ambas protegidas pelo Estado.

Outra grande característica do lugar é que não há carros, exceto o caminhão de lixo, o caminhão de bombeiros e o caminhão da polícia, pois não é permitida a circulação de outros veículos.

Devido a esta particularidade, existem apenas duas maneiras de visitar a ilha: a primeira é por meio de passeios marítimos que cruzam as costas e a segunda é caminhando por trilhas que ligam as diferentes praias.

  • Ilhabela

Continuamos com uma paisagem diferente, mas igualmente pitoresca a apenas algumas horas de São Paulo. No interior de Ilhabela, você pode encontrar picos vulcânicos, assim como belas praias e selva densa com muitas cachoeiras.

Cerca de 85% da ilha é formada por parques e áreas protegidas pela Unesco, pois é um ecossistema que abriga uma flora e fauna rica e variada. 

Além de oferecer excursões a essas áreas exóticas, a ilha também oferece uma grande variedade de esportes aquáticos, como windsurf, caiaque e muito mais.

Finalmente, para aqueles que ainda querem um pouco da vida da cidade, existe a opção do povoado da Vila, um belo lugar com estilo colonial, integrado por um grande número de opções gastronômicas, além de hotéis.

  • Fernando de Noronha

A próxima é uma das ilhas mais procuradas do país, localizada a 525 km de Recife e a 350 km de Natal. Também conhecido como o paraíso brasileiro, Fernando de Noronha é na verdade um arquipélago formado por 21 ilhas onde apenas uma delas é habitável: a maior. O resto delas faz parte do Parque Nacional Marinho e não são livremente acessíveis aos turistas. 

Por outro lado, é um lugar rico em fauna marinha onde grupos de golfinhos podem ser vistos muitas vezes nadando perto da costa. O cenário é impressionante, com águas cristalinas, vida aquática em abundância e espaços naturais altamente protegida.

Foto de Suzi Kim en Unsplash
  • Morro de São Paulo

Morro de São Paulo está localizado em uma ilha ao sul de Salvador da Bahia. As suas praias se caracterizam não apenas por seus atributos incontestáveis, mas também pela forma peculiar com que são denominadas. Aí as praias são reconhecidas em ordem numérica como a seguir: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia ou Praia do Encanto.

A primeira praia é ideal para esportes aquáticos tais como mergulho, banana boat, surf, wakeboard, etc. A segunda praia tem um espírito bastante festivo tanto durante o dia quanto à noite e é o ponto de encontro de um grande número de jovens. 

Depois você pode encontrar a quarta e quinta praias que são bastante isoladas e são consideradas semi desertas, ideais para aqueles que preferem ficar sozinhos longe das multidões. 

Além disso, esta ilha tem uma grande peculiaridade no que diz respeito à mobilidade: não há carros. A grande vantagem disto é que a paz e o sossego nunca são escassos, a desvantagem é que os turistas que visitam Morro de São Paulo com muita bagagem têm dificuldade de transportá-la de um lado para o outro.

  • Florianópolis

Sem dúvida, a ilha de Florianópolis é uma das mais visitadas ano após ano. Devido à sua localização geográfica, recebe um grande número de visitantes da Argentina e do Uruguai, especialmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando tem as melhores e mais cálidas temperaturas.

Seu terreno é de grande dimensão e oferece uma diversidade de localidades costeiras que vale a pena visitar. Cada uma das praias tem sua particularidade, seja por seu traçado, por um atributo natural ou pelo tipo de atividade que ali se desenvolve. Portanto, se você está procurando praias tranquilas com poucas pessoas, você pode encontrá-las facilmente neste destino. Da mesma forma, se você está procurando ondas grandes, você também pode encontrá-las na ilha.

Finalmente, para os amantes das compras, na cidade de Florianópolis você também pode encontrar centros comerciais que oferecem um tipo diferente de passeio com lojas de roupas e praça de alimentação.

Foto de sidath vimukthi en Unsplash
  • Ilha de Itaparica

Finalizamos com outra ilha localizada perto de Salvador da Bahia, que pode ser acessada por balsa a partir da cidade. 

A atração interessante aqui é o estilo colonial do centro histórico da capital: Itaparica. Também é de interesse sua fonte de água termal medicinal, a única de seu tipo no continente americano.

No que diz respeito às praias, elas podem não ser a característica mais marcante da ilha, mas são muito bonitas, e Mocambo tem uma das poucas praias de nudismo do país. 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

É evidente que o Brasil não tem nada a invejar aos outros países em termos de recursos naturais e atrações turísticas. Desta vez, foi o momento de destacar as ilhas e suas maravilhas, mas a verdade é que os turistas escolhem este território como destino porque ele tem tudo e muito mais ainda!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar