
Ler em voz alta, apenas!
Esse é o tipo de estabelecimento que você gostaria que as crianças fossem cortar o cabelo – e que em um gesto singelo estará mudando o mundo o de muita garota!
Na barbearia Fuller Cut na cidade de Ypsilanti, no Michigan, as crianças que leem livros em voz alta para os seus barbeiros ganham descontos de $2 dólares.
Te interessa?
O objetivo, é claro, não é o dinheiro que volta para as crianças, mas o incentivo a leitura com livros infantis que possuem imagens e mensagens positivas.
Ryan Griffin, barbeiro que trabalha há 20 anos na Fuller Cut e levou o programa de desconto para o estabelecimento, disse ao Huffington Post que os pais adoram e em tom divertido, que as crianças gostam de receber os dois dólares de volta.
E o que a comunidade achou do programa?
A comunidade realmente abraçou a ideia. A loja tem recebido livros mais especificamente de clientes que já ouviram sobre o programa de leitura e as crianças mais velhas gostam de doar seus livros antigos.
“Recebemos elogios de professores o tempo todo também”, explicou Ryan ao jornal.
“Programa Leia para um Barbeiro”: Promovendo Educação. Crianças: 1. escolha um livro, 2. leia para o seu barbeiro, 3. receba desconto de $2 de seu corte de cabelo. “É mais fácil construir crianças fortes do que consertar homens quebrados.” Frederick Douglas
A barbearia atende diversas comunidades e por isso o tema é muito específico:
“Todos os nossos livros têm imagens positivas de afro-americanos, sejam astronautas, atletas ou escritores”, disse ele.
E de onde veio a ideia?
Ryan explicou que ouviu falar sobre o conceito ter sido abraçado em lugares como a cidade de Dubuque (Iowa), Houston (Texas) e Columbus (Ohio) e lhe pareceu uma ótima ideia.
Inspirado com o programa de desconto, um pai de três filhos levou seus livros não mais usados para a barbearia e falou sobre a ideia a outros pais. E a quantidade de livros rapidamente cresceu.
“E foi assim que começou. Não era nada grande. Eu só queria ser responsável”, disse Ryan ao Huffington Post.
E quando as crianças não sabem ler?
Isso não é problema!
Ryan observa que quando as crianças pequenas não sabem ler, mas veem os maiores lendo e se interessam por pegar um livro, isso é sem dúvida o mais importante:
“Porque quando uma criança pensa que é legal ler, isso é um presente.”
Concordamos com ele! Essa atitude além de ser inspiradora, é bastante impactante, já que estamos falando do hábito mais importante que uma pessoa pode ter.
A leitura tem algum monitoramento?
Sim. Ryan disse que monitora o progresso das crianças que participam do programa e se uma delas não termina um livro específico em uma única ida à barbearia, ele incentiva que seu pequeno cliente volte a pegar o mesmo para continuar de onde parou.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
O monitoramento, assim como o incentivo à leitura em voz alta melhora a compreensão dos pequenos e lhes ajuda a construir a confiança:
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
“Algumas crianças vão para a aula e sentem medo de ler em voz alta, mas isso realmente constrói a confiança deles”, disse ele.
Leitura hoje para um bom futuro amanhã
Com toda a certeza a resposta é sim. Ryan observa que o impacto positivo na vida das crianças acontece agora, mas ação visa o futuro:
“Se nós pudéssemos receber as crianças de volta no Fuller Cut como adultos na faculdade e eles nos dissessem: ‘Por causa de vocês que nos fez ler aqui, me fez querer ser um escritor ou jornalista’, esse é realmente o objetivo final.”
Cortar o cabelo nunca foi tão didático, divertido e construtivo, gerando assim pequenos grandes leitores!
O que você achou da iniciativa? Compartilhe com os seus amigos!
Fontes: huffingtonpost.com, boredpanda.com.

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.