in

A filosofia “Não Posso Reclamar”: como o estoicismo pode elevar sua vida

Tudo o que acontece é suportável ou não. Se é suportável, então suporte. Pare de reclamar. Se é insuportável…então pare de reclamar. Sua destruição também significará seu fim. Apenas lembre-se: você pode suportar qualquer coisa que sua mente possa tornar suportável, tratando-a como se fosse do seu interesse fazê-lo. Em seu interesse ou em sua natureza.”

Tudo o que posso pensar quando leio isso é: Que foda.

Marco Aurélio reconheceu que reclamar do infortúnio é uma distração da tarefa fundamental em mãos: suportar.

Se direcionarmos nosso foco para a resistência, e dissermos a nós mesmos que a perseverança é a melhor coisa para nós, desenvolvemos uma capacidade quase super-heróica de permanecer forte nas marés do destino.

Marco Aurélio provavelmente escreveu Meditações enquanto estava em campanha na Europa em 170-175 d.C. (Fonte)

Diógenes

Finalmente, vamos refletir sobre as palavras do filósofo grego Diógenes, o Cínico, outro precursor dos estoicos:

“Aquele que tem mais é quem está contente com o mínimo.”

Diógenes, como cínico praticante, levava uma vida ascética de extrema privação, vivendo sem lar, nas ruas, envolto em farrapos, comendo e bebendo apenas o necessário.

Diógenes disse uma vez: “Eu joguei meu copo fora quando vi uma criança bebendo de suas mãos no cocho.” Esse cara era o extremo oposto de um reclamante; ele estava tentando ativamente aprender como se contentar com o essencial.

Em um dos maiores livros que eu já abri, A Guide to the Good Life: The Ancient Art of Stoic Joy, William B. Irvine escreveu o seguinte sobre Diógenes:

“Ele acreditava que a fome era o melhor aperitivo, e como ele esperava até ter fome ou sede antes de comer ou beber”, ‘ele costumava comer um bolo de cevada com mais prazer do que os outros mais caros, e saboreava beber de um córrego de água corrente mais do que outros fizeram bebendo vinho tasso.’”

Thank you for reading!

Awebic

Publicado por Awebic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 crenças espirituais que provavelmente são besteiras

As 50 melhores citações de viagem para inspirar o viajante moderno