in

A filosofia “Não Posso Reclamar”: como o estoicismo pode elevar sua vida

“Minha fórmula para a grandeza de um ser humano é o amor fati: que ninguém quer que nada seja diferente, nem para frente, nem para trás, nem por toda a eternidade. Não meramente suportar o que é necessário, ainda menos ocultá-lo – todo idealismo é uma falsidade diante do que é necessário – mas amá-lo”.

Amor fati é uma prática de afirmar e abraçar literalmente tudo o que já aconteceu ou vai acontecer com você, em reconhecimento ao fato de que todos os eventos que levaram a este momento foram precursores necessários para o mundo exato em que você está e a versão exata de você que está lendo este artigo.

Você não seria essa pessoa exata sem todas as suas experiências. Mesmo as coisas mais terríveis que já aconteceram com você – as vezes em que você mais sofreu – foram necessárias para forjá-lo em seu eu atual.

E talvez aqueles momentos de sofrimento fossem realmente mais importantes que outras vezes, considerando que nosso sofrimento nos fortalece e nos aprofunda de maneiras que nada mais consegue.

Como Nietzsche colocou na A Gaia Ciência:

“Só a grande dor é o derradeiro libertador do espírito… duvido que tal dor nos faça ‘melhores’; mas sei que isso nos torna mais profundos”.

Caramba, Nietzsche.

Bem, de qualquer maneira…amor fati soa legal, certo? É basicamente uma prática de gratidão. Porém, como implementá-la?

Bem, quando construímos nossa pista de obstáculos de autorrealização, com base na “ginástica da vontade” de Nietzsche, criamos um desafio para a Amor Fati.

Em essência, o desafio é escrever três coisas não óbvias pelas quais você é grato, todos os dias durante trinta dias.

É basicamente como manter um diário de gratidão, mas ao invés de escrever coisas óbvias como saúde, família, comida e animais de estimação, você se alonga e encontra maneiras de ser grato por coisas não óbvias ou aparentemente horríveis que aconteceram com você.

Thank you for reading!

Awebic

Publicado por Awebic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 crenças espirituais que provavelmente são besteiras

As 50 melhores citações de viagem para inspirar o viajante moderno