in

9 práticas estoicas que o ajudarão a prosperar na loucura da modernidade

Quando Zeno, de Chipre, naufragou e ficou preso em Atenas, ele não esperava que nada de bom acontecesse.

Tendo perdido tudo e sem muito o que fazer, Zeno entrou em uma livraria e foi rapidamente absorvido pelos ensinamentos de Sócrates.

Depois de estudar com os grandes filósofos de sua época, ele decidiu transmitir sua sabedoria a qualquer um que desejasse ouvir. Assim nasceu a filosofia do estoicismo.

Os ensinamentos de Zeno se espalharam rapidamente e seriam adotados tanto pelos escravos quanto pelos reis. Como ele mais tarde brincaria: “Fiz uma viagem próspera quando sofri o naufrágio.”

Mas não é aí que a história do estoicismo termina. Séculos depois, a filosofia permanece tão relevante quanto – se não mais – na sociedade moderna.

Essas práticas estoicas ajudarão a acalmar o caos que enfrentamos hoje.

1. Desenvolva um Local Interno de Controle

 Práticas estoicas que o ajudarão a prosperar na loucura da modernidade

O homem não se perturba pelas coisas, mas pelas opiniões que forma delas .” — Epiteto

Muito do que acontece na vida não está sob nosso controle. Os estoicos reconheceram essa verdade inegável e se concentraram no que poderiam fazer.

Nascido como escravo, parece que Epiteto não tinha motivos para acreditar que pudesse controlar qualquer coisa. Ele foi permanentemente aleijado de uma perna pelo seu mestre.

Epiteto viveria e morreria na pobreza.

Mas isso não era o que Epiteto pensava. Ele dizia que, mesmo que sua propriedade e até mesmo seu corpo não estivessem sob seu controle, suas opiniões, desejos e aversões continuavam sendo dele.

Eram coisas que ele possuía.

É fácil ficar frustrado hoje. Estamos tão acostumados com o conforto que mesmo o menor inconveniente provoca indignação dentro de nós.

Se a internet demorar um segundo a mais do que deveria, ou se o tráfego parar por um minuto, o instinto natural é o aborrecimento, se não raiva.

Thank you for reading!

Awebic

Publicado por Awebic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 coisas que os profissionais felizes fazem antes das 10h

12 fatos surpreendentes da psicologia que todos deveríamos conhecer