in

5 táticas estoicas antigas que te ajudarão na vida moderna

Nesse cenário, eu mataria o trabalho, faria meus amigos e minha família fazerem o mesmo e faria algo memorável com eles.

Eu comeria um monte de comida gostosa, que faz mal para a saúde, beberia um pouco de uísque, ficaria acordado a noite toda, etc.

Mas essas não são coisas que você pode fazer diariamente. Em vez disso, a pergunta é mais como “Se você não acordar de manhã, ficaria satisfeito com a forma como seu último dia foi gasto?”

Você se envolveu totalmente no trabalho? Você amou sua família e seus amigos? Você contribuiu para o bem maior da sociedade? Você tomou decisões virtuosas?

Quando me faço essa pergunta, como no ponto anterior, não é uma meditação que me leva à depressão ou ansiedade.

Eu percebo que a probabilidade de eu morrer amanhã é muito pequena; estou simplesmente considerando o fato de que isso é possível.

E essa possibilidade não é desmoralizante, mas revigorante. Isso me faz muito menos propenso a perder tempo.

Se eu for embora amanhã, prefiro gastar um pouco de tempo assando um pão em vez de jogar no meu celular.

Eu preferiria passar o tempo lendo histórias para meu filho na hora de dormir (todas as palavras) ao invés de acelerar para assistir outro episódio de Nailed It (que é ótimo, não me entenda mal).

Ao longo do dia, ou apenas no final dele, reflita sobre suas atividades e decisões. Tanto as boas quanto as ruins.

Se este dia fosse o seu último, você ficaria satisfeito com o resultado? O que você teria feito diferente? Como você mudaria suas interações com os outros? Como você pode usar essas informações para tomar melhores decisões e se engajar em atividades que valham mais a pena amanhã?

Faça disso uma ação. Como os próprios estoicos teriam perguntado, de que adianta a filosofia se não houver impacto em como vivemos o dia a dia?

Thank you for reading!

Awebic

Publicado por Awebic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a rotina matinal de 4 passos que pode mudar sua vida totalmente

Melhore sua rotina matinal e melhore também sua vida