12 benefícios que só a RECIPROCIDADE pode te trazer

Entenda como a reciprocidade pode transformar sua vida!

12 benefícios que só a RECIPROCIDADE pode te trazer
12 benefícios que só a RECIPROCIDADE pode te trazer

Você sabe quais são os benefícios da reciprocidade? A reciprocidade é uma norma de socialização que todas as pessoas deveriam adotar até certo ponto nos estágios iniciais do desenvolvimento como indivíduo de bem. 

Quer uma pessoa esteja familiarizada com o termo ou não, a noção geral de manter o equilíbrio social retribuindo outra pessoa, compartilhando ou dando e recebendo em um relacionamento é, sem dúvida, algo que você já praticou. 

Considerando esses primeiros passos, o que a reciprocidade realmente significa e como ela afeta nossos relacionamentos atualmente? Continue aqui e veja alguns benefícios dessa habilidade.

Por que a reciprocidade importa tanto?

Dando como exemplo uma situação de relacionamento amoroso, embora um par romântico possa vir à mente ao considerar o conceito de reciprocidade. A verdade é que esse não é o único relacionamento que precisa ser fomentado por instâncias regulares de reciprocidade. 

Independente da pessoa, qualquer relacionamento que você tenha em sua vida – de pais a irmãos, de amigos a conhecidos de trabalho – pode se beneficiar da reciprocidade. Você sabia disso? 

reciprocidade

E uma vez que esse termo é para reconhecer a bondade de uma determinada pessoa para com você, pode até ser algo que você pratica com estranhos merecedores. 

Veja a seguir alguns benefícios em ser uma pessoa que pratica a reciprocidade e entenda como esse hábito pode transformar sua relação social e amorosa com outras pessoas.

EMPATIA: uma característica que muda completamente sua vida

12 benefícios que só a reciprocidade pode oferecer

Confira a seguir algumas vantagens ser uma pessoa mais recíproca no dia a dia e entenda com esse hábito pode transformar a sua vida. Seja uma pessoa mais auxiliadora e troque o bem por coisas boas.

1 – Ter reciprocidade e cuidado com a natureza

Em última análise, todos os recursos que usamos são extraídos de nossos ambientes (natureza). Por isso, equilibre seu relacionamento com à terra, além disso:

  • Aprenda a consumir moderadamente;
  • Procure estratégias para reduzir sua pegada de carbono;
  • Reduzir resíduos inorgânicos e composto;
  • Procure semear um jardim ou pomar;
  • Cuide de uma árvore ou de um jardim urbano;
  • Aprenda a cuidar de animais.

reciprocidade

2 – Cuidar das pessoas que cuidam de você

Você já parou para pensar nas pessoas ao seu redor que  – especialmente seus familiares, colegas de casa, amigos, colegas de trabalho, casais – fazem muito por você, mesmo que você nem sempre perceba?

Considerando esse questionamento, comece a tratar as pessoas ao seu redor com cuidado e apreço – melhore os espaços que você compartilha. 

3 – Aplicar esforço para ter uma comunicação clara com outras pessoas

Comece a respeitar os espaços silenciosos. Colaborar é fundamental para a reciprocidade. Por isso, procure formas confortáveis ​​de mostrar como você se sente e demonstrar amor aos outros.

12 atitudes que te fazem ter EMPATIA e amor pelas pessoas

4 – Ter reciprocidade também com pessoas estranhas ao seu convívio

O fato é o mundo ser feito de milhões de mentes, aparências e obras que você não conhece.

Muitos dos indivíduos anônimos que cultivam o que você come; que recolhem e separam o lixo que você produz; que garantem que você obtenha os produtos e serviços de que precisa; varrendo as ruas que você anda. 

Você tem uma função invisível para eles: ser gentil com aqueles ao seu redor e levar os outros em consideração. Você faz isso todos os dias?

5 – Ensinar outras pessoas a terem reciprocidade na vida

Seja uma pessoa generosa e recíproca, porém, não espere reciprocidade. Cuidar do meio ambiente não encherá automaticamente seu jardim de frutas e vegetais. 

Ser uma pessoa legal com seu vizinho não resolverá todos os conflitos em sua vizinhança. Mas, por outro lado, ser recíproco e ensinar os outros a serem recíprocos é a melhor maneira de chegar mais perto de um estado de equilíbrio. 

reciprocidade

Portanto, a experiência produzida por essas palavras, com um pouco de sorte, voltará para você. Compartilhe seus próprios novos caminhos.

6 – Confiar melhor em outras pessoas

Para existir reciprocidade na sua casa e no seu ambiente de trabalho, você precisa ser uma pessoa recíproca. Não deixe de cumprir o seu papel em um acordo. Não deixe ninguém na mão, muito menos quando foi você que prometeu cumprir tal papel.

7 – Ter uma boa coesão em grupo no trabalho

A reciprocidade iá mostrar muitas falhas em você que você poderia ter consertado antes. Quando você começar a botar em prática essa habilidade, você perceberá a diferença na relação com os colegas no trabalho e com as outras pessoas na sua vida social.

SEJA GRATO: porque é isso que a gratidão faz com o seu cérebro!

8 – Ter conexão mais forte com pessoas do trabalho

Ser uma pessoa que retribui coisas boas com outras coisas boas sempre vão ter uma boa comunicação com as outras pessoas. Independente da situação das outras pessoas – familiar ou desconhecidos – você sempre terá boas conexões com boas pessoas.

A reciprocidade abrirá muitas portas para você. É só você sempre fazer sua parte e ser uma pessoa de bem. As pessoas ficaram alegres em está em sua presença.

9 – Melhorar com pessoa

Além de você poder ajudar muitas outras pessoas além do seu convívio diário, a reciprocidade dará para você armas para ajudar mais pessoas.

Não importa qual seja sua abordagem em tratar suas próprias dificuldades, uma pessoa sempre tentará ajudar você com um ato de reciprocidade também. A verdade é que nunca você estará sozinho se você for uma pessoa recíproca com outras pessoas.

reciprocidade

O fato é que você sempre será uma pessoa bem vista pela comunidade que você convive. Tudo isso porque você ajudar outras pessoas.

10 – Inspirar pessoas a serem melhores também

Os funcionários começam a gostar mais dos colegas de trabalho, gerentes e da organização. Com a reciprocidade você mudará o ambiente de trabalho, o clima dentro de uma sala de aula. Tudo vai depender de você também.

11 – Intensificar os esforços para atingir metas na vida

A motivação intrínseca dos funcionários para se engajar totalmente no trabalho é intensificada. Você precisa ser uma pessoa esforçada, mas ainda para fazer uma coisa pra alguém que fez muito por você.

15 fotos que provam que os animais de abrigo precisam de um bom fotógrafo

12 – Ter mais eficiência nos estudos ou no trabalho

A eficiência e a eficácia da troca de recursos na empresa são muito melhoradas, pois os funcionários podem descobrir novos recursos e resolver problemas mais complexos com mais rapidez, resultando em economia de tempo e dinheiro para a empresa.

Você deve praticar a reciprocidade dentro da sua empresa para que os outros funcionários e até chefes retribuam as boas ações. Seja uma pessoa de bem e faça sempre o seu melhor.

Você gostou de saber mais sobre a reciprocidade? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ser uma pessoa melhor e ajudar também outras pessoas.