Bill Gates anuncia doação de 1,2 bilhão de dólares para combater a paralisia infantil

“Desistir significaria que centenas de milhares de crianças ficariam paralisadas”

A batalha contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, ainda não foi vencida. Tivemos muitos avanços nos últimos anos, mas foram registrados novos surtos da doença na África e o primeiro caso em Nova York em dez anos (em um paciente que perdeu os movimentos).

Uma situação que tem mobilizado lideranças e personalidades públicas do mundo tudo. Um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates anunciou que vai doar 1,2 bilhão de dólares para ajudar a erradicar a paralisia infantil.

A doação será feita pela Fundação Bill & Melinda Gates, que o empresário administra junto com sua ex-esposa. Combater a poliomielite é uma das causas humanitárias a que a organização filantrópica se dedica há mais de uma década.

Te interessa?

Bill e Melinda Gates criaram juntos a fundação que apoia causas humanitárias, educação e pesquisa científica (imagem: Frederic Stevens/Getty Images)

“Cerca de seis meses atrás foi o mais próximo que já estivemos [da erradicação]”, explicou Bill Gates, segundo a Bloomberg Línea. Situações como a guerra na Ucrânia, inundações no Paquistão e a pandemia de Covid desestabilizaram os esforços globais para vencer a paralisia infantil.

Um dos locais de maior preocupação agora é justamente o Paquistão, em que milhões de pessoas foram deslocadas à força e onde aumentou a circulação do vírus da poliomielite. Gates afirmou que vai seguir firme nesse propósito. Em suas palavras, “desistir significaria que centenas de milhares de crianças ficariam paralisadas”.

A melhor forma de se proteger da paralisia infantil

Nos últimos anos, cerca de 19 bilhões de dólares, vindos de diferentes fontes, governos e instituições ajudaram a vacinar centenas de milhões de crianças e a reduzir os casos em 99,9%. Uma marca incrível. No entanto, não é hora para descuidar.

O vírus da poliomielite pode causar paralisia, mas a boa notícia é que ele é facilmente evitável com a vacinação completa (imagem: Getty Images)

“Enquanto esses vírus existirem em qualquer lugar, o mundo inteiro está em risco. É do nosso próprio interesse levar isso até o fim, remover esse risco para todas as populações”, disse Carol Pandak, diretora do programa Pólio Plus do Rotary International em Chicago.

A doença foi erradicada no Brasil em 1994 e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo neste ano. Até o momento, a vacinação chegou a apenas 60% dessa quantidade desejada.

“Não podemos deixar acontecer o que já ocorreu com o sarampo, quando houve óbitos de crianças menores de 5 anos por uma doença prevenível por vacina”, apelou  Patricia Boccolini, coordenadora do Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância, em entrevista ao site da Veja Saúde.

E que tal se você também ajudar nessa luta? Se você tem filhos pequenos, é muito importante que fique atento ao calendário de vacinação para a poliomielite. Informe-se na sua cidade sobre os horários, dias e faixa etária para vacinar os pequenos. Essa é a nossa melhor proteção contra a paralisia infantil.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fontes: Bloomberg Línea e Veja Saúde

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar