Bolo de pão de queijo: rápido, prático e delicioso DEMAIS!

A receita mais simples e prática de bolo de pão de queijo para você se apaixonar e não querer trocar por nada

Bolo de pão de queijo: rápido, prático e delicioso DEMAIS!
Bolo de pão de queijo: rápido, prático e delicioso DEMAIS!

Já está imaginando no quão delicioso esse bolo é, não é mesmo? E além de extremamente saboroso, é muito rápido e prático de fazer e é uma excelente opção de lanche para os seus dias da semana.

Se você nunca fez não sabe o que está perdendo. Mas calma, estamos aqui para te ajudar a fazer esse bolo incrível e bem diferente de uma forma bem prática para você poder se deliciar bastante sempre que quiser. 

Então já pega papel e caneta para anotar todos os detalhes e todas as dicas que vamos te dar para melhorar ainda mais sua receita. Pronto para saborear esse bolo maravilhoso?

Te interessa?

Bolo de pão de queijo: prático e delicioso DEMAIS!
Bolo de pão de queijo: prático e delicioso DEMAIS!

Receita de bolo de pão de queijo

Ingredientes

  • 3 ovos inteiros;
  • 150 g de queijo parmesão ralado;
  • 1 xícara de chá de óleo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 3 xícaras de chá de polvilho doce;
  • 1 colher rasa de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo

 Antes de qualquer coisa, já coloque o forno para preaquecer a 180 ºC por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso, vamos fazer esse bolo delicioso.

Primeiramente, acrescente ao liquidificador a água, os ovos e o óleo e bata até ficar na consistência de uma massa homogênea. Em um recipiente a parte, adicione o polvilho e o queijo e mistura. 

Despeje nesse recipiente a massa do liquidificador e misture aos poucos até todos os ingredientes encorparem. Acrescente o fermento e misture devagar. A massa está pronta, bem fácil, não é?

Agora só despejar toda a massa em uma forma untada com manteiga ou azeite e enfarinhada e levar ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.

Aqui vai uma dica com relação aos ingredientes. Caso você prefira pode substituir o polvilho doce por massa de tapioca. A função no bolo é a mesmo e o sabor também continua o mesmo. Apenas porque a massa de tapioca é mais fácil de encontrar nos mercados e isso seja melhor para você

Truques que vão fazer toda a diferença no seu bolo de pão de queijo

Agora que você já está expert nessa receita muito simples e práticas, que tal te mostrarmos algumas dicas para melhorar ainda mais a consistência e o sabor do seu bolo? São truques bem simples com relação aos ingredientes e forma de fazer que vão fazer toda diferença, você vai ver!

1. Esteja atento a quantidade certa de gordura

Nessa receita você pode usar tanto a manteiga ou o óleo como gordura. Mas esteja atendo a quantidade. Nem muito nem pouco!

Nós sabemos que quanto mais gordura melhor porque deixa sua massa mais macia, mas também não pode exagerar, se não o seu bolo fica com a massa muito pesada e com o gosto característico da gordura.  

Então tome cuidado nas proporções quando for aumentar a quantidade dos ingredientes para uma receita maior, por exemplo. Calcule tudo direitinho para não ter erro!

Pão de queijo de liquidificador FÁCIL e prático para acabar com a fome

2. Polvilho doce ou polvilho azedo?

Aqui é mais uma dúvida do que uma dica. Depois que você viu a lista dos ingredientes pode ter ficado se perguntando se poderia usar polvilho azedo ao invés do doce. Pode. Pode usar sim.

A diferença dos dois está na consistência da massa que cada um proporciona. O polvilho azedo deixa a massa mais aerada, ou seja, mais sequinha, enquanto que o polvilho doce deixa a massa mais pesada, compacta e uniforme. 

Você pode usar qualquer um dos dois tipos, tudo vai de acordo com o seu gosto em relação a consistência da massa. Se você prefere um bolo mais seco ou mais denso. 

3. A escolha dos ingredientes é de extrema importância

Prefira ingredientes naturais como o queijo e o polvilho, além de ovos bons e não qualquer um da estante do mercado.  O segredo para ter como resultado um bolo muito delicioso começa desde antes do preparo.

Ingredientes industrializados além de não serem nem um pouco nutritivos, em uma receita como essa, acaba oferecendo um sabor estranho ao bolo.

4. Vamos falar sobre o queijo?

Já te falamos que a escolha dos ingredientes é muito importante para um resultado muito saboroso e sem igual. Mas especificamente com relação ao queijo, temos que dá uma atenção maior, afinal, é o protagonista essa receita maravilhosa.

Na receita que te mostramos usamos o queijo parmesão, mas saiba que você pode substituir por qualquer outro queijo de sua preferência, certo? Mas na hora de escolher, verifique se ele está bem curado. Ou seja, o mais seco possível!

O queijo meia cura oferece uma consistência melhor a massa porque tem menos gordura, fica mais sequinho.

Mas lembre-se que você também pode usar o queijo menos seco, mas saiba que sua massa vai ficar um pouco mais pesada. E também lembre que ainda tem a adição de gordura do óleo ou manteiga. Então tudo isso, interfere em como a massa vai ficar no final. 

Esse bolo de caneca de chocolate fica FOFINHO e é prático demais!

5. A dúvida que não quer calar. Leite ou água?

A dúvida eterna que amam fazer bolo. Antes de mais nada saiba que os dois ingredientes cumprem o seu papel perfeitamente: inchar o amido que está no polvilho ou na massa de tapioca, dependendo do que você for usar.

Mas, mais uma vez a diferença está na consistência da massa no final de tudo. E isso depende de você, de como você prefere a massa do bolo. Se mais solta e seca ou mais densa e molhada.

Sabendo disso, lembre-se:

O leite por ter gordura vai deixar sua massa para molhada, mais pegajosa, enquanto que a água deixa mais seca. Defina o tipo de massa de você quer, e a partir disso, faça a escolha certa dos ingredientes. 

Muito simples e sem segredo algum, não é mesmo? Quando há a combinação de praticidade e um sabor incrível, aí a receita fica perfeita. Esperamos que você tenha anotado tudo e tenha gostado de todas as dicas.

Agora é correr para cozinha e preparar essa delícia de bolo para o seu lanche no trabalho ou até mesmo para acabar com a fomo antes de dormir. Opção de ocasiões é o que não falta. Mãos na massa e bom apetite!

Veja mais ›
Fechar