Cachoeira Ratunde: uma parada em Rondônia que todo mundo merece visitar

Confira os detalhes sobre esse roteiro!

Cachoeira Ratunde: uma parada em Rondônia que todo mundo merece visitar (Imagens: Pixabay)
Cachoeira Ratunde: uma parada em Rondônia que todo mundo merece visitar (Imagens: Pixabay)
publicidade

Poucas pessoas sabem mas Rondônia é um estado rico geograficamente e cheio de belezas naturais! Um exemplo disso é a Cachoeira Ratunde, que reúne turistas vindos de diversas partes do país para curtir as maravilhas do lugar. Se você ainda não conhece ou deseja visitar Rondônia em breve, esse Guia é especialmente para você!

Conhecida também como Cachoeira da Família Ratunde, ela está rodeada de lindos cânions e possui cerca de 50 metros de altura. Já imaginou visitar um lugar de tamanha magnitude? Descubra tudo o que precisa para viver essa experiência incrível!

Onde fica a Cachoeira do Ratunde?

Esse é um dos lugares mais gostosos para quem gosta de camping e contato com a natureza! Para quem visita Rondônia, vale a pena visitar a atração turística que fica em Alto Alegre dos Parecis. 

publicidade

Te interessa?

Cachoeira Ratunde: uma parada em Rondônia que todo mundo merece visitar (Imagens: Pixabay)
Cachoeira Ratunde: uma parada em Rondônia que todo mundo merece visitar (Imagens: Pixabay)

Localizada dentro de uma propriedade privada, a cachoeira está a aproximadamente 30km da cidade e apesar da pouca estrutura é um lugar acolhedor e confortável.

Obviamente, você deve estar preparado com alguns suprimentos, pois não existem comércios por lá. A seguir você vai descobrir o que não pode faltar na mochila e já adianto que é necessário um pouco de preparo físico para chegar até a cachoeira.

Antes de apreciar a paisagem você precisará percorrer uma trilha e subir cerca de 170 degraus. Apesar de parecer algo surreal, o trajeto é curto!

publicidade

Melhor época para visitar a Cachoeira do Ratunde

Assim como todo o território rondoniense, existem algumas épocas do ano em que é mais recomendado visitar a Cachoeira do Ratunde.

Durante o período mais seco, entre junho e setembro, a cachoeira costuma estar mais agradável e o terreno de acesso ao local também fica melhor, principalmente para turistas com idade mais avançada.

Cachoeira Ratunde: uma parada em Rondônia que todo mundo merece visitar (Imagens: Pixabay)

Mesmo sendo um estado quente durante o ano todo, em Rondônia chove muito entre janeiro e março. O fluxo na cachoeira aumenta, o cenário fica lindo, mas os passeios ficam reduzidos por conta da dificuldade de acesso ao local.

publicidade

Chuvas intensas também aumentam as chances da formação de uma outra cachoeira, que muitos turistas afirmam ser ainda maior que a Cachoeira do Ratunde.

Uma curiosidade sobre Rondônia é o fuso horário que possui uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília.

Como agendar uma visita na cachoeira

Para quem deseja conhecer a região do Ratunde, é importante planejar a viagem com antecedência e contactar agências de viagem que oferecem esse roteiro. O mais comum são as excursões que levam grupos de até 15 pessoas e podem ter atendimento personalizado.

Sendo assim, esse roteiro é super indicado para quem tem a companhia de amigos e familiares na aventura! Vale a pena reunir um grupo e conseguir um desconto especial para que todos aproveitem as belezas naturais do lugar.

publicidade

Existe algum custo para ingressar na cachoeira?

Para visitar a Cachoeira do Ratunde é preciso colaborar com uma taxa simbólica utilizada para a manutenção e estruturação do local. Mas não se preocupe, pois os pacotes feitos com as agências de turismo já cobrem esse custo.

Vale ressaltar que o acesso até a região é difícil e por isso não é recomendado que você faça o trajeto sem um guia local. Muitos turistas declaram que o GPS e a internet não funcionam bem na região e podem fazer com que você se perca!

Para evitar contratempos e não perder o dia de passeio, opte por fechar um pacote com guia, ingresso e traslado. O roteiro também conta com uma pausa para o almoço, mas você terá que custear por fora!

Cachoeira Ratunde: uma parada em Rondônia que todo mundo merece visitar (Imagens: Pixabay)

O que não pode faltar na sua mochila:

Como você já deve ter percebido, a Cachoeira do Ratunde é um lugar incrível mas com pouca estrutura, afinal, a natureza é quem toma conta do cenário. Por isso, é importante que você reúna alguns itens básicos em sua mochila para não passar perrengues durante a viagem.

publicidade

Pensando em te ajudar com isso, fizemos essa lista com os principais recursos que não podem faltar na sua mochila. Ainda assim, lembre-se de que terá que passar por uma trilha e pelos degraus, por isso, evite peso em excesso! Leve somente o essencial!

Itens imprescindíveis para sua visita a Cachoeira do Ratunde:

  • Garrafa com água
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Sapato fechado ou específico para trilhas
  • Chapéu ou boné
  • Máquina fotográfica
  • Se você tiver, não deixe de levar sua roupa de proteção UV
  • Lanches leves

Cuidados ambientais para visitar a Cachoeira do Ratunde

Como todos os lugares em que o ecoturismo atua, é importante manter alguns cuidados para preservar os recursos naturais.

Mesmo não tendo nenhum órgão que regulamente isso em Rondônia, a própria população e os donos das propriedades onde estão situadas as cachoeiras que formam o conhecido Paraíso das Águas de Rondônia, atuam conscientizando os visitantes sobre a importância da preservação das espécies e cenários locais.

publicidade
Cachoeira Ratunde: uma parada em Rondônia que todo mundo merece visitar (Imagens: Pixabay)

Se você é um turista consciente, já inclua na sua mochila uma sacolinha plástica onde possa reunir os lixos que produzir durante o trajeto. É importante não deixar nada além de pegadas, não tirar nada além de fotos e não matar nada além do tédio!

Melhor roteiro de visitação na cachoeira:

Para te ajudar a aproveitar a região do Ratunde com êxito, montamos um roteiro básico e muito útil para você não perder tempo! Siga-o se quiser desfrutar ao máximo dos recursos locais e levar uma excelente experiência para casa!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Vale lembrar que mesmo sendo um roteiro tão completo, é possível fazê-lo na companhia de idosos e crianças! Ou seja: é diversão garantida para toda a família!

Roteiro para visitar a cachoeira

  • 8h: Programe-se para chegar essa hora em Alto Alegre
  • 9h: Siga para um dia de lazer na Cachoeira do Ratunde, se possível, contrate um guia local.
  • 12h30: Pausa para o almoço.
  • 16h30: Fim do passeio, geralmente seguido pela ida ao hotel onde você estará hospedado.
  • 20h: Horário em que as agências costumam reunir os turistas para o jantar.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

Além de um dia de diversão na Cachoeira Ratunde, você pode optar por passeios mais completos e que te levam para conhecer outras cachoeiras espalhadas pela região. Confira os complementos oferecidos por cada agência de viagens!

Veja mais ›
Fechar