Como seria um lar para idosos se você pudesse projetar um?
Ou como seria a casa dos sonhos para você viver nos seus dias de aposentadoria?
O renomado arquiteto japonês Issei Suma, criou um complexo realmente espetacular e diferente de muita coisa já vista por aí, principalmente em se tratando de uma casa de repouso para idosos.
O complexo chamado “Jikka”, que lembra muito o formato de tendas, fica na região de florestas e montanhas de Shizuoka, no Japão.
A casa foi originalmente criada para duas senhoras aposentadas de 60 anos, que queriam oferecer ajuda e suporte aos residentes de sua comunidade.
O interessante do design da estrutura é que apesar da aparência de tenda, os planos são quadrados e se sobrepõem uns aos outros.
Dessa forma, Jikka foi projetada para facilitar os cuidados de uma pequena comunidade de japoneses idosos.
Sem dúvida, um ambiente agradável e acolhedor em meio as montanhas!
Jikka também serve como um local de trabalho, onde as duas mulheres são capazes de proporcionar às pessoas idosas um lugar para ficar, refeições quentes, e cuidado.
A estrutura de 100 metros quadrados possui cinco cômodos que estão interligados e permitem que os residentes tenha facilidade para acessar e circular em cada ambiente.
A casa ainda possui piscina em forma de espiral para facilitar o acesso para aqueles em cadeiras de rodas, uma grande cozinha e áreas de estar para os residentes aposentados, com quartos confortáveis, banheiros grandes e áreas de armazenamento.
A abundância de luz natural que entra pelas janelas amplas torna todo o projeto anda mais harmonioso, é um verdadeiro encontro do minimalismo com o estilo ecológico.
Fontes: boredpanda.com, virgula.uol.com.br, metro.co.uk.
Curtiu? Como seria a casa dos seus sonhos? E não precisa ir muito longe e pensar na aposentadoria!
Compartilhe com os seus amigos!
Anne na maioria das redes sociais, catlover, jornalista. Escrevo por paixão e por trabalho. Ah! E nas horas vagas também! Sempre tenho algo a dizer e me chamam de miss perguntinha, nem sei porque… rs. Já falei que estou escrevendo um livro? Budista: acredito na Revolução Humana (interior) e potencial humano transformador de todos nós!