CHÁ DE ALCACHOFRA: sua digestão nunca ficou tão saudável

Cuide melhor da sua saúde com esse chá!

CHÁ DE ALCACHOFRA: sua digestão nunca ficou tão saudável

Os métodos tradicionais para a preparação do chá de alcachofra têm sabor e aroma vegetal, além de ser muito amado por quem é louco por bebidas naturais.

Uma pequena grama doce, que realmente tem um gosto melhor do que parece com sua aparência, a doçura do chá de alcachofra é muito bom e ainda é benéfico para a saúde do corpo.

O chá de alcachofra é bastante conhecido no Vietnã por seus vários benefícios para a saúde do corpo e da mente também.

Te interessa?

Segundo a medicina moderna, esse tipo de chá tem muitos benefícios para a saúde, como, por exemplo:

  • Desintoxicar o fígado;
  • Diminuir o colesterol;
  • Melhorar o sono;
  • Eliminar toxinas do corpo.

Assim como outros tipos de chás, o chá de alcachofra também é muito usado para fins medicinais. Foi pensando nisso que iremos abordar alguns desses benefícios para você ficar por dentro e utilizar melhor os chás na sua vida diária.

chá de alcachofra
CHÁ DE ALCACHOFRA: sua digestão nunca ficou tão saudável. (Imagens: Unsplash)

Quais são os poderes nutricionais do chá de alcachofra?

É fundamental para sua saúde você se informar das vantagens nutricionais do chá de alcachofra para ter uma vida mais saudável.

A verdade é que a alcachofra é rica em agentes bioativos como:

  • Apigenina;
  • Luteolina.

Sendo assim, a atividade antioxidante desse tipo de chá é a mais alta relatada em benefícios para a saúde, como, por exemplo, tratar pessoas com problemas de digestão.

Como o açúcar normalmente não é adicionado no processo de preparação da bebida, o chá de alcachofra é bom para perda de peso de forma segura e saudável.

Isso porque o chá de alcachofra praticamente não possui calorias. Além disso, quando se trata de relatar valores nutricionais, esse tipo de chá é campeão em benefícios para o processo de nutrição do corpo.

chá de alcachofra

Quais são os benefícios do chá de alcachofra para a saúde?

Muitas chás disponíveis no mercado tem o poder de curar e tratar doenças. Com o chá de alcachofra não é diferente, isso porque esse tipo de chá tem muitas propriedades naturais medicinais para ajudar na manutenção da saúde.

Confira a seguir como as pessoas utilizam esse tipo de chá para tratar doenças e problemas de mau funcionamento do corpo.

1 – Rica fonte em antioxidantes

O chá de alcachofra é muito requisitado por pessoas que amam chás por causa de sua grande quantidade de antioxidantes naturais que ajudam na manutenção da saúde de forma geral.

Essa rica fonte de antioxidantes faz referência aos botões florais/corações comestíveis da planta que dão vida ao chá, que nem sempre são usados ​​no chá, mas sim as folhas que são usadas ainda têm muitos antioxidantes.

2 – Ajudar na digestão da gordura

Para auxiliar na melhor e mais segura digestão das gorduras no corpo, o chá de alcachofra é bastante recomendado por muitos profissionais de saúde por causa de sua propriedade medicinal.

chá de alcachofra

Isso porque existe uma quantidade razoável de estudos realizados na área comprovando que a cinarina presente no chá tem o poder de estimular o fígado, assim como aumentar a produção de bile.

São várias as pessoas que amam esse tipo de chá por causa de suas propriedades medicinais para ajudar no processo de emagrecimento de forma segura e saudável.

3 – Potencializar o funcionamento do fígado

Apesar dos benefícios do chá de alcachofra ainda precisarem ser comprovados com mais estudos científicos, muitas pessoas consomem com moderação esse chá para ajudar no funcionamento do fígado.

Não é de hoje que as pessoas complementam seus tratamentos e prevenções de doenças com chás e outras bebidas medicinais.

Experimente utilizar nos seus tratamentos consumir chás para melhorar o seu processo de cura e tire por você mesmo as conclusões do efeito medicinal dos chás.

4 – Tratar diabetes

Mesmo que não haja várias vantagens adicionais para saúde do corpo, uma vez que o chá de alcachofra é normalmente preparado para o consumo sem açúcar, logo de cara a bebida se torna uma excelente escolha para tratar diabetes tipo 1 e tipo 2.

São várias as pessoas que sofrem com diabetes que consomem chás com prescrição médica para aliviar os sintomas da doença e não por em risco a saúde de modo geral.

chá de alcachofra

Nas práticas da medicina tradicional moderna brasileira e de outros países que costumam usar chás para fins medicinais, o chá de alcachofra é muito utilizado como remédio fitoterápico para diabetes.

É fundamental você entender que não existem provas de que o chá realmente ajude ou trate os humanos, isso porque não existem ainda dados clínicos sobre o assunto em questão. 

No entanto, das listas dos chás mais consumidos por pessoas com problemas de diabetes que quer tratar de forma natural, o chá de alcachofra é um dos primeiros.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

5 – Diminuir o colesterol ruim

Muitas pessoas não sabem, mas o chá de alcachofra para baixar o colesterol ruim do corpo não foi clinicamente pesquisado, porém, os extratos de coração e folhas foram e não bastante benéficos para a saúde do corpo e do coração também.

São vários os estudos que sugerem que a cinarina presente na composição da planta que dá vida ao chá de alcachofra diminui o colesterol ruim do corpo.

Além disso, essa bebida com bem preparada e consumida com moderação tem o poder de aumentar o fluxo de bile da vesícula biliar, podendo assim levar a uma maior excreção de colesterol de fontes alimentares.

6 – Ajudar com a Síndrome do intestino irritável

Uma pesquisa realizada no Reino Unido na Universidade de Reading comprovou 208 pessoas com síndrome do intestino irritável que foram tratadas consumindo o chá de alcachofra.

chá de alcachofra

O chá tem o poder de ajudar pessoas com problemas no sistema digestivo. O lado bom é que o chá é um tratamento natural e que ajuda muitas pessoas no processo de alívio da dor e na cura como um todo.

7 – Ajudar no processo de emagrecimento

Assim como muitos outros tipos de chás, o de alcachofra também é muito consumido pelas pessoas para ajudar no processo de emagrecimento.

Bebidas quentes ajudam bastante no processo de emagrecimento. Então, se você deseja ajudar o seu corpo nesse processo, beba chá.

Você gostou de saber mais sobre os benefícios do chá de alcachofra para a sua saúde? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar