CHÁ DE ALFAVACA: benefícios, para que serve e como prepará-lo

Descubra o potencial medicinal dessa chá para sua saúde!

CHÁ DE ALFAVACA: benefícios, para que serve e como prepará-lo
CHÁ DE ALFAVACA: benefícios, para que serve e como prepará-lo

Você já ouviu falar no chá de alfavaca? Esse tipo de chá nasce de uma planta medicinal da família do manjericão.

Além de ser bastante recomendado para tratamentos de doenças, o chá é um ótimo calmante e aromatizando, assim como bastante usado para auxiliar a desintoxicação do corpo.

As folhas da alfavaca é muito usado em receitas no mundo da culinária, isso porque essa erva possui um aroma semelhante ao cravo.

Te interessa?

Não só as folhas, mas o caule desse tipo de planta medicinal é bastante usado. O caule é utilizado para o preparo de medicamentos, xaropes, óleos e chá.

Quais os benefícios do chá de alfavaca para a saúde

O chá de alfavaca é muito utilizado pela medicina moderna para tratar pequenas doenças e problemas no nosso organismo. São várias as pessoas que encontram bem-estar consumindo esse chá.

chá de alfavaca

Confira a seguir alguns benefícios do chá de alfavaca para a sua saúde e entenda o poder dos medicamentos naturais para a manutenção 

1 – Tratar diabetes e inflamações no corpo

O chá de alfavaca é um ótimo regulador de sintomas da diabetes, isso porque a bebida tem o poder de regular o excesso de insulina no corpo, assim, controlando o ganho de peso.

Trabalhando como um excelente ajudador da diabetes, o chá de alfavaca é um excelente melhorador dos níveis de colestrol no corpo.

Muitas pessoas também usam as propriedades do chá de alfavaca para desintoxicar o corpo e agir como um anti-inflamatório.

A bebida quando bem preparada pode eliminar toxinas do corpo e combater os processos inflamatórios.

13 benefícios que o consumo da semente de abóbora traz para o organismo

2 – Tratar resfriados e gripes

Uma das grandes vantagens do chá de alfavaca é uma ação expectorante, antipirética e antigripal.

Na presença dos sintomas de resfriados e gripes , muitas pessoas buscam tratar esses sintomas com o chá de alfavaca, assim, aliviando as dores na garganta e a tosse em excesso.

3 – Fortalecer o sistema imunológico do corpo

São várias as pessoas que usam o chá de alfavaca para combater muitas doenças e infecções no corpo, isso devido às suas poderosas propriedades:

  • Antifúngicas;
  • Antivirais;
  • Antibacterianas.

Já foi comprovado que o chá de alfavaca estimula o sistema imunológico do corpo, assim como aumenta a eficácia das células imunológicas e citocinas.

Além disso, o chá tem o poder de inibir os danos ao fígado, induzindo assim as toxinas por causa das propriedades.

chá de alfavaca

4 – Aliviar dores corpo e melhorar a saúde bucal

De acordo com um pesquisa realizada em 2015, foi provado que o chá de alfavaca contém várias propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Com essas propriedades já comprovadas cientificamente, muitas pessoas usam esse tipo de chá para aliviar dores no corpo, como, por exemplo, dores nas articulações e artrite.

Além de tratar dores no corpo, o chá de alfavaca é um excelente agente para tratar problemas da saúde bucal, podendo assim ser um grande antimicrobiano para ter uma boca saudável.

BABOSA: 15 benefícios para você se apaixonar pela Aloe Vera

Como preparar o chá de alfavaca?

Esse tipo de chá é bastante fácil de preparar e pode ser complementado com outros tipos de ingredientes, como, por exemplo, gengibre e limão.

Muitas pessoas usam esse tipo de chá para evitar a insônia e ter uma boa noite de sono. Confira a seguir como você pode preparar o chá de alfavaca e aproveitar suas propriedades medicinais.

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de alfavaca;
  • 300 ml de água;
  • Um pedaço de gengibre;
  • Um limão espremido.

Modo de preparo:

  • Ferver a água natural;
  • Quando borbulhar, adicionar a alfavaca;
  • Logo após adicionar gengibre e limão;
  • Deixar em infusão por 5 minutos;
  • Coar e botar em uma xícara para consumir.

É fundamental saber preparar o chá de alfavaca para aproveitar todas as suas substâncias e propriedades medicinais.

chá de alfavaca

O chá de alfavaca é excelente para ajudar a emagrecer

Além de todos os benefícios que você já viu aqui do chá de alfavaca, um é bastante especial para muitas pessoas: ajudar a emagrecer de forma saudável.

Procurado e consumido de Norte a Sul do Brasil e de muitas formas, o chá de alfavaca é repleto de substâncias medicinais e propriedades nutricionais.

O chá de alfavaca é um ótimo aliado para quem deseja emagrecer de forma saudável, além de prevenir muitas doenças, assim, deixando o organismo mais forte.

A ingestão do chá é bastante associado a um estilo de vida, pode ser:

  • Frio;
  • Quentes;
  • De ervas ou flores.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Além do mais, o chá de alfavaca já se tornou um curinga na dieta de muitas pessoas, pois ele tem várias propriedades para desinchar o corpo, assim como para emagrecer de forma saudável.

Quando consumido entre as refeições diárias, o chá de alfavaca se torna um ótimo auxiliador para diminuir o apetite.

11 chás para insônia e depressão que são EFICAZES para saúde

Quando tomar o chá de alfavaca?

Na verdade, não existem muitas regras definitivas em relação ao consumo do chá de alfavaca, porém, o recomendável é tomar com moderação e alguns cuidados.

Como, por exemplo, os especialistas recomendam consumir o chá de alfavaca logo após ele ficar pronto. 

Isso é necessário para que o oxigênio do ar não danifique parte das propriedades da bebida.

chá de alfavaca

O lado bom de tomar esse tipo de precaução é que o chá de alfavaca preserva substâncias fundamentais para o corpo após o preparo.

Uma excelente dica para preservar as propriedades do chá ao consumir é dar preferência a garrafas de vidro, de aço inox ou térmica para guardar.

Isso porque as garrafas de plásticos ou alumínio não devem ser utilizados por causa da má conservação da bebida após o preparo.

Chá de CRAVO e CANELA: 15 benefícios que te garantem saúde

Qual a diferença do chá de alfavaca para os outros chás?

Para os amantes e apaixonados por chás sabem que a erva natural é bem mais forte e potente em sua eficácia em comparação aos chás de saquinhos industrializados.

Na verdade, mesmo que os chás industrializados apresentem as mesmas propriedades medicinais e nutricionais em sua composição e preparação, eles possuem uma concentração de propriedades diferentes.

É importante, sempre que possível, preparar o chá de alfavaca com as folhas naturais e secas para extrair melhor as propriedades medicinais da bebida.

Você gostou de saber mais sobre o chá de alfavaca e como essa bebida é benéfica para a nossa saúde? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para melhorar sua saúde com bebidas naturais.

Veja mais ›
Fechar