CHÁ DE AROEIRA: uma das melhores bebidas que você poderia conhecer

Conheça melhor os benefícios da aroeira!

CHÁ DE AROEIRA: uma das melhores bebidas que você poderia conhecer

A aroeira é um tipo de ingrediente natural muito benéfico para a saúde e tem o poder de preparar ótimos remédios naturais e chás medicinais.

Com isso, as várias plantas medicinais têm a capacidade de produzirem resina, mas a aroeira é obtida especificamente do tronco e caules de um arbusto perene.

Já ouviu falar no chá de aroeira? Esse tipo de chá também é popularmente utilizado para dar sabor a licores, que são muito usados para momentos recreativos e até mesmo medicina.

Te interessa?

Não é de hoje que a humanidade utiliza dos benefícios da natureza e seus recursos variados para tratar doenças, aliviar dores e evitar doenças graves.

Foi pensando nisso que detalhamos aqui alguns benefícios desse tipo de chá não muito conhecido, mas que tem um poder magnífico para ajudar na manutenção do corpo.

chá de aroeira
CHÁ DE AROEIRA: uma das melhores bebidas que você poderia conhecer. (Imagens: Unsplash)

Os componentes bioativos do chá de aroeira

O que muitas pessoas não sabem é que os tipos de chás encontrados ao redor do mundo são muito benéficos para fortalecer a saúde e combater vários tipos de doenças.

A composição natural da aroeira contém muitas substâncias bioativas benéficas para a saúde humana, são e elas:

  • Ácidos triterpênicos;
  • Ácido isomasticadienolico;
  • Triterpenos.

Esses compostos encontrados na composição natural do chá de aroeira são antibióticos naturais e fortes anti-inflamatórios para ajudar na prevenção de muitas doenças.

Além de ser bastante natural, o chá de aroeira também contém uma grande porcentagem de terpenóides aromáticos, assim como:

  • Limoneno;
  • Beta-pineno;
  • Beta-mirceno;
  • Beta-cariofileno.

O alfa-pineno, por exemplo, também é facilmente encontrado em coníferas, pinheiros e alecrim e em seus respectivos chás. Isso porque esse tipo de substância natural possui forte aroma amadeirado, terroso e é um potente antisséptico tópico.

chá de aroeira

Quais são os benefícios do chá de aroeira?

Você precisa entender que alguns produtos derivados da aroeira ainda não foram aprovados para utilização médica de qualquer forma – muitos suplementos carecem de pesquisas clínicas sólidas.

Por outro lado, os regulamentos estabelecem padrões de fabricação para esse tipo de ingrediente medicinal usado para preparar chás e remédios caseiros, porém, não garantem ainda que sejam seguros ou eficazes.

É fundamental que você consulte o seu médico antes de iniciar um tratamento com o chá de aroeira e outras derivadas da planta. Confira a seguir alguns benefícios já comprovados da bebida e tenha uma saúde melhor.

12 chás para te dar ENERGIA e aumentar sua DISPOSIÇÃO

1 – Ajudar a tratar asma alérgica

Se você conhece alguém que sofre com esse tipo de problema de saúde, as pessoas com asma alérgica apresentam vias aéreas hiper responsivas com inflamação e eosinofilia.

Além disso, quem tem esse tipo de asma apresenta infiltração anormal de glóbulos brancos conhecidos de eosinófilos vistos nas reações alérgicas.

Em uma pesquisa, a essência natural da aroeira demonstrou uma inibição significativa da eosinofilia, assim, diminuindo a hiperresponsividade das vias aéreas.

2 – Aliviar a queimação

O refluxo ácido, ou mesmo a queimação que todos conhecem, é um problema de saúde para muitas pessoas ao redor do mundo. Isso porque o refluxo irregular tem o poder de levar ao câncer de esôfago, caso não seja tratado, você sabia disso?

chá de aroeira

Com o consumo moderado do chá de aroeira, os sintomas melhoraram significativamente para pessoas que consumiram as essenciais de aroeira, quando comparadas a pessoas que receberam placebo.

3 – Pode Ajudar a Prevenir Danos ao Fígado

Uma pesquisa demonstrou que as pessoas que consumiram chá de aroeira por 18 meses apresentaram menos enzimas no fígado em comparação com as pessoas que não tomaram o chá.

Como resultado dessa experiência, os estudiosos determinaram que o chá de aroeira pode apresentar propriedades de proteção do fígado, assim, melhorando a circulação do sangue no corpo.

4 – Proteger o coração de doenças

São vários os chás que ajudam na manutenção da saúde do coração e todas as outras doenças relacionadas ao órgão. As pessoas consumindo diariamente o chá de aroeira também viram uma redução significativa:

  • Níveis de colesterol total do sangue;
  • Lipoproteínas de baixa densidade;
  • Colesterol ruim;
  • Proporção de colesterol total/lipoproteínas de alta densidade.

Além disso, os níveis mais baixos de colesterol estão bastante ligados a uma melhor saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

5 – Ajudar na diminuição do nível de glicose no sangue

Uma pesquisa demonstrou que, após oito semanas, as pessoas que participaram do estudo consumiram chá de aroeira e apresentaram níveis de glicose no sangue mais baixos do que as que tomaram um placebo. 

chá de aroeira

O fato é que o crescimento dos níveis de açúcar no sangue pode levar à diabetes e resistência à insulina, para quem já entende dos sintomas da diabetes sabe sobre esses fenômenos. 

Para comprovar ainda mais a eficácia desse tipo de chá, já foi demonstrado que a aroeira tem efeito na diminuição da glicose no sangue em modelos animais de diabetes.

6 – Aliviar problemas no sistema digestivo

Já foi comprovado que as dores e desconfortos abdominais podem ser aliviados com o consumo moderado de chá de aroeira.

Em relação ao seu sistema digestivo, você já ouviu falar na bactéria helicobacter pylori? Ela pode ser morta pela aroeira..

7 – Ajudar pessoas com Doença de Crohn

Um problema de saúde inflamatória intestinal, a Doença de Crohn tem o poder de causar inflamação no trato digestivo, levando a:

  • Dores;
  • Diarreias severas;
  • Perda de peso;
  • Anemia e fadiga. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

O fato é que as pessoas com a Doença de Crohn também apresentam um grande risco de desenvolver câncer colorretal.

Uma pesquisa demonstrou que as pessoas que consumiram o chá de aroeira por quatro semanas reportaram uma redução significativa nos sintomas inflamatórios relacionados à Doença de Crohn.

chá de aroeira

8 – Auxiliar na prevenção de cáries

Você já ouviu falar no streptococcus mutans? Ele é um tipo de bactéria com o poder de aumentar o risco de desenvolvimento de cáries nos dentes. 

Uma pequena pesquisa comprovou que consumir chá de aroeira pode combater o crescimento desse tipo de bactéria na boca.

O chá de aroeira não é um único produto natural que limpa toda a região da boca. Muitos outros ingredientes naturais têm esse poder, mas o que destaca nos processo de eliminar bactérias dos dentes é o chá de aroeira.

Você gostou de saber mais sobre os benefícios do chá de aroeira para a sua saúde? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar