CHÁ DE CÚRCUMA: aliado contra o colesterol, diabetes e outras doenças graves; só não é tão gostoso…

Aproveite os excelentes benefícios medicinais da cúrcuma!

CHÁ DE CÚRCUMA: aliado contra o colesterol, diabetes e outras doenças graves; só não é tão gostoso...

O que muitas pessoas não sabem é que a cúrcuma é um dos elementos chaves na culinária sudeste asiática. É um tipo de ingrediente natural bastante comum nas prateleiras de temperos ao redor do mundo.

Além do chá extremamente benéfico para a saúde, a cúrcuma é um ingrediente popular que vai além de sua adição profunda de sabor.

Uma bebida quente e um pouco amarga com tons de pimenta e limão faz bastante sucesso no paladar dos amantes de chá. O chá de cúrcuma além de benéfico para a saúde é uma excelente bebida recreativa.

Te interessa?

Bastante conhecida por ser um ingrediente exótico e de bastante utilidade na culinária, a cúrcuma e seus derivados apresentam diversas propriedades para a saúde.

As propriedades medicinais do chá de cúrcuma

Embora esse tipo de ingrediente seja bastante utilizado como tempero em cozinhas ao redor do mundo, a cúrcuma também pode ser usada para preparo de chás medicinais.

chá de cúrcuma
CHÁ DE CÚRCUMA: aliado contra o colesterol, diabetes e outras doenças graves; só não é tão gostoso… (Imagens: Unsplash)

Muitas pessoas utilizam a raiz mergulhada em água fresca quente ou até mesmo pó seco puro para o preparo de bebidas medicinais com propriedades nutritivas e minerais.

O que muitas pessoas te perguntam é o porquê da necessidade de preparar chás medicinais com esse tipo de ingrediente.

A resposta para essa pergunta está nas várias propriedades medicinais e nutritivas que a cúrcuma tem e seu composto natural que auxilia na qualidade de vida das pessoas.

Aliviando sintomas de doenças com o chá de cúrcuma

Além de ser uma bebida quente e calmante, o chá de cúrcuma é agradável ou paladar e apresenta diversas fontes de substâncias químicas que tratam saúde do corpo, aliviando sintomas de doenças graves.

O que muitas pessoas não sabem é que o corpo humano necessita consumir curcumina suficiente para obter uma boa saúde de qualidade. São várias as vantagens medicinais do chá, como:

  • Prevenir e aliviar sintomas de diabete;
  • Melhorar a saúde do coração;
  • Prevenir doenças no fígado;
  • Auxiliar na perda de peso.

Esse tipo de substância é facilmente encontrado no ingrediente que dá vida ao chá de cúrcuma, pois a cúrcuma tem diversas propriedades medicinais vantajosas para a medicina moderna.

chá de cúrcuma

Quais os benefícios do chá de cúrcuma para a saúde?

Assim como muitos outros tipos de chá medicinais com objetivo de ser utilizado como remédio caseiro para tratar doenças, as vantagens do chá para o corpo humano também entram nessa categoria de bebida.

Confira a seguir alguns benefícios do chá de cúrcuma para a saúde e entenda a importância desse tipo de bebida para seu cardápio saudável.

1 – Auxiliar no controle da diabete

São milhares de pessoas ao redor do mundo afetadas com os sintomas da diabete tipo 2. Muitas pessoas recorrem aos chás naturais para retardar o avanço desse tipo de doença e até mesmo prevenir que ele se desenvolva.

Vários estudos já comprovaram que o chá de cúrcuma tem efeitos terapêuticos que podem neutralizar os sintomas e até mesmo o desenvolvimento da diabete.

Assim como esse tipo de chá tem ótimas propriedades para combater a resistência à insulina e diminuir a gravidade desse tipo de doença extremamente perigosa.

2 – Ajudar na perda de peso

A perda de peso eficientemente e natural é um dos grandes objetivos de muitas pessoas ao redor do mundo, se esse for o seu caso, o chá de cúrcuma pode ser um grande aliado para esse seu objetivo.

Uma pesquisa publicada em 2019 comprovou que o chá de cúrcuma tem um bom desempenho na perda de peso e é uma das excelentes bebidas naturais para emagrecer de forma saudável.

chá de cúrcuma

3 – Prevenir danos no fígado

O que muitas pessoas não sabem é que o fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano e possui ótimas funções metabólicas importantes para a qualidade de vida.

Várias pesquisas científicas já descobriram que o chá de cúrcuma tem o poder excepcional no aumento da bile, uma substância extremamente importante para a digestão.

Além disso, a cúrcuma tem a capacidade de proteger células do fígado, evitando assim, danos e mantendo o órgão mais saudável.

4 – Melhorar a saúde do coração

Você sabia que um colesterol bastante alto pode colocar você em maior risco de doenças relacionadas ao coração? Esse tipo de problema de saúde é bastante recorrente em pessoas que negligenciam um pouco a saúde.

Um estudo publicado em 2017 comprovou que o consumo do chá de cúrcuma é bastante benéfico para reduzir o colesterol ruim e os níveis de triglicerídeos, mantendo assim você longe de doenças cardiovasculares.

Como preparar o chá de cúrcuma?

Você precisa entender que o chá de cúrcuma não é uma bebida típica, por isso é bastante importante que você saiba preparar bem esse tipo de chá e aproveitar todos os seus benefícios medicinais.

Apesar de muitas pessoas preferirem comprar esse tipo de chá em caixa ou pré-embalado para preparar com apenas água quente em casa, muitas outras preferem um ingrediente natural e incrementar outros tipos de especiarias.

Confira a seguir como preparar uma excelente bebida medicinal e aproveitar todas as propriedades saudáveis do chá de cúrcuma para melhorar sua condição de saúde.

chá de cúrcuma

Ingredientes:

  • Uma colher de chá de cúrcuma;
  • Uma colher de chá de gengibre;
  • Uma colher de chá de mel natural;
  • Água quente na temperatura adequada.

Esses tipos de ingredientes adicionais ao chá de cúrcuma é bastante flexível e dependerá do paladar de cada pessoa.

Adição de gengibre e mel é uma receita bastante recomendada para deixar o chá ainda mais agradável ao paladar.

Modo de preparo:

  • Juntar todos os ingredientes em uma caneca;
  • Adicionar água quente na temperatura correta na caneca;
  • Mexer bem a mistura até somar todos os ingredientes;
  • Consumir com moderação.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Assim como os ingredientes, o modo de preparo também vai de pessoa para pessoa, mas o importante é seguir o modo tradicional para aproveitar todos os benefícios medicinais e nutritivos do chá.

É fundamental e de extrema importância se você está pensando em tratar ou prevenir qualquer tipo de doença com esse tipo de chá, consultar o médico profissional para avaliar o seu caso e recomendar a dose certa de medicamento ou até mesmo algum chá.

Você gostou de saber mais sobre os benefícios medicinais do chá de cúrcuma e como ele pode melhorar sua qualidade de vida? Então não perca mais tempo e compartilhe essas excelentes informações com seus familiares e amigos.

Veja mais ›
Fechar