CHÁ DE GUACO: para que serve e quais benefícios sua saúde pode receber dessa bebida

Conheça melhor as propriedades medicinais do chá de guaco!

CHÁ DE GUACO: para que serve e quais benefícios sua saúde pode receber dessa bebida

Apesar de muitas pessoas ainda acharem que os remédios caseiros e naturais de forma líquida são coisa de idoso e de casa de vó, o uso dos chás para melhorar a qualidade de saúde está crescendo ano a ano.

Desde xarope, chá e tipos de óleos que ao olho é uma mistura estranha, as bebidas medicinais têm ganhado bastante força nas casas ao redor do mundo por apresentar benefícios para a saúde.

Para você que não é muito fã de chá na maioria das vezes, ele pode até ter um gosto ruim, mas as propriedades medicinais devem ser reconhecidas por você e com isso você aceitará melhor os benefícios para a saúde dessas bebidas.

Te interessa?

O chá de guaco não é muito famoso, mas a adição desse tipo de bebida com mel é uma das grandes aliadas para a sua saúde e melhoramento da qualidade de vida utilizando remédios caseiros e naturais.

chá de guaco
CHÁ DE GUACO: para que serve e quais benefícios sua saúde pode receber dessa bebida. (Imagens: Unsplash)

O poder medicinal do chá de guaco

São várias as pessoas que se surpreendem com o resultado do chá de guaco após conhecer melhor as propriedades medicinais dessa bebida. 

De início é bastante comum as pessoas experimentarem e rejeitarem por causa do seu gosto, mas quando adicionado outros tipos de ingredientes, como, por exemplo, o mel, o chá fica mais agradável ao paladar.

Bastante famosa e originárias da América do Sul, a erva que dá vida é o chá de guaco tem vários outros nomes, como:

  • Erva da cobra;
  • Cipó catinga;
  • Erva da bruxa.

Uma das grandes propriedades medicinais do chá de guaco é o seu poder em auxiliar no tratamento de problemas respiratórios e por ter diversos efeitos terapêuticos.

Algumas substâncias químicas naturais de compostas nesse tipo de chá consegue fortalecer a imunidade a longo prazo, são elas:

  • Anti-inflamatório;
  • Antioxidantes.
chá de guaco

Todos nós sabemos que o cuidado com o sangue que circula no nosso corpo é fundamental para uma boa qualidade de saúde.

O chá de guaco tem ótimos benefícios para melhorar a saúde das unhas, cabelo, pele e outros tipos de órgãos presentes no nosso corpo só no fato de melhorar a circulação sanguínea de forma natural.

Quais são os benefícios do chá de guaco?

Os chás medicinais são um dos melhores medicamentos dado pela natureza para aliviar sintomas de doenças e fortalecer o sistema imunológico do corpo humano.

Confira a seguir alguns benefícios do chá de guaco para você aproveitar as propriedades medicinais desse tipo de bebida e ter uma saúde mais forte e livre de doenças.

1 – Aliviar dores de garganta

O que muitas pessoas não sabem é que esse tipo de chá é um dos melhores remédios naturais que se destacam muito pelo seu poder em aliviar dores na garganta, rouquidão e até tosse.

Além disso, o chá de guaco também é fundamental para aliviar sintomas da gripe, assim como auxiliar no tratamento de diferentes problemas relacionados à respiração.

chá de guaco

Uma das grandes vantagens do chá de guaco é que ele é bastante popular no uso de tratamento de reumatismo, ajudando assim na melhor qualidade de vida.

2 – Antialérgico natural

Auxiliar no alívio dos sintomas da gripe e da rinite é um dos principais benefícios do chá de guaco para melhorar a qualidade de vida e tratar doenças.

Além de ser um excelente remédio natural para aliviar doenças relacionadas à respiração, o chá de guaco também é um grande aliado, pois apresenta ação expectorante e anti alérgico natural.

Por ter excelentes propriedades na eliminação de secreção pelo trato respiratório, o chá de guaco também é um ótimo auxiliar na ajuda do fortalecimento da imunidade.

As substâncias broncodilatadoras presentes na composição química dessa bebida medicinal tem o poder de auxiliar no tratamento também de problemas relacionados à respiração.

3 – Fortalecer a saúde do cabelo e pelo

O chá de guaco é uma ótima bebida para melhorar a saúde e aparência do cabelo e pele, isso porque a bebida apresenta em sua composição química anti-inflamatório e antioxidante.

Além de ajudar no tratamento de possíveis fontes de infecção na pele, o chá também combate ação dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

4 – Melhorar a função intestinal

O chá de guaco é um dos melhores aliados para tratar doenças e ajudar no fortalecimento e bom funcionamento do sistema digestivo.

Por ter ação antidiarreica o chá se torna um dos melhores medicamentos naturais para evitar possíveis desidratações e melhorar a função intestinal.

chá de guaco

Como consumir o chá de guaco?

Para aproveitar todas as suas propriedades medicinais e naturais e usufruir das vitaminas, nutrientes e minerais, é importante saber preparar o chá de guaco.

Ingredientes:

  • 10 gramas de folhas de guaco;
  • 500 ml de água.

Preparo:

  • Colocar as folhas em água fervente por 10 minutos;
  • Coar a bebida e consumir 2 xícaras por dia.

A adição de mel no chá de guaco é uma das misturas mais recomendadas pelos fãs de bebidas medicinais para deixar a mistura mais agradável ao paladar.

Quais os efeitos colaterais do chá de guaco?

Assim como outros tipos de chá, o chá de guaco também deve ter bastante observação ao preparo e consumo, pois pode ter efeitos colaterais.

É fundamental que você saiba quais são os efeitos colaterais desse tipo de chá antes de consumir para fins recreativos ou tratar algum tipo de doença, são eles:

  • Vômito e diarreia;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Sangramento e alergias.

chá de guaco

Por conter um tipo de substância chamado cumarina esse tipo de composto pode piorar em casos de tosse se uma determinada pessoa com alergia não posso consumir cumarina.

Além disso, é bastante importante saber quem pode e quem não pode consumir o chá de guaco para aproveitar os benefícios medicinais da bebida.

É contraindicado o chá de guaco para pessoas alérgicas a esse tipo de planta, assim como:

  • Pessoas com doenças hepáticas;
  • Pessoas que usam coagulantes;
  • Crianças menores de 1 ano e gestantes.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

É muito importante que você busque consultar o médico profissional especializado em bebidas medicinais para você saber como e quando utilizar o chá de guaco para tratar doenças.

Você gostou de saber mais sobre os benefícios para a saúde do chá de guaco? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus familiares e amigos essas excelentes informações medicinais para boa utilização desse chá.

Veja mais ›
Fechar