Chás permitidos na gravidez: grávidas anote a lista e fiquem ALERTAS!

Saiba quais são os melhores chás para grávidas!

Chás permitidos na gravidez: grávidas anote a lista e fiquem ALERTAS!
Chás permitidos na gravidez: grávidas anote a lista e fiquem ALERTAS!

Ao redor do mundo, várias mulheres escolham beber chás para auxiliar com os incômodos quando estão amamentando ou grávidas.

O fato é que alguns tipos de chás são bastante seguros para consumir durante o processo de gravidez ou amamentação. 

O chá é um ótimo remédio natural para as mulheres grávidas, contanto que a mulher limite a uma ou duas xícaras de chá por dia e consultar um médico.

Te interessa?

Pensando nisso, selecionamos alguns tipos de chás e seus benefícios que mulheres grávidas podem tomar sem medo. Contudo, é importante consultar um profissional de saúde para que tudo funcione bem.

Os chás são seguros durante a gravidez?

Apesar dos vários tipos de chás ao redor do mundo contenham ingredientes naturais e saudáveis, essas propriedades não significam que os chás sejam necessariamente seguros para a saúde.

As quantidades de propriedades para a saúde que os chás têm podem variar e também podem conter substâncias que não estão listados nas embalagens de supermercado.

chás permitidos na gravidez

O fato é que as propriedades medicinais dos chás para as mulheres grávidas podem ser transmitidos para a criança ou podem também interferi com outros remédios.

Assim como muitos remédios complementares para a saúde humana, os chás não são estudados cientificamente como os outros remédios.

Sendo assim, existem muitas opiniões diferentes ao redor do mundo sobre a segurança dos chás para as mulheres grávidas.

CHÁ DE HIBISCO: 13 benefícios que ajudam a emagrecer

Quais são os melhores chás para tomar durante a gravidez?

A grande parte das marcas de chás é considerada segura para qualquer tipo de pessoa e pode ser consumida em quantidades razoáveis para uma boa manutenção da saúde.

Levando em consideração as informações aqui já apresentados, os chás considerados inseguros para a saúde do ser humano são:

  • Chás que não são feitos comercialmente.
  • Chás feitos com quantidades excessivas de ervas;
  • Chás feitos com ervas sabidamente tóxicas.

Sendo assim, é sempre bom falar com um médico antes de tomar qualquer decisão sobre usar dos chás naturais para tratar ou melhorar a saúde do corpo durante a gravidez.

chás permitidos na gravidez

Você já parou para pensar em quais chás escolher durante a gravidez? Como uma regra geral para preservar a saúde de todos, os chás feitos de ervas e frutas são os melhores a serem escolhidos.

Além disso, nunca tente fazer o seu próprio chá com plantas que você coletou enquanto estiver grávida ou amamentando.

Isso porque grandes quantidades de alguns tipos de chás podem iniciar problemas ou o aumento do risco de parto prematuro – assim afetando a criança que ainda está no ventre.

Quais são os chás permitidos na gravidez?

Se você quer tomar chá durante a gravidez ou amamentação, mas tem medo o seu efeito, confira a seguir uma ótima seleção de chás que uma mulher grávida pode tomar no processo de gestação.

12 chás anti-inflamatórios que são poderosos CICATRIZANTES

1 – Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é um dos melhores medicamentos naturais usados por grávida, você sabia disso?

Várias pesquisas já mostram que o chá de hortelã-pimenta não prejudica a mulher grávida e nem a criança em seu ventre.

Embora as pessoas devem tomar o chá de hortelã-pimenta para ter uma saúde melhor, é bom ressaltar novamente o cuidado na quantidade. Consumir com moderação é o segredo do sucesso.

chás permitidos na gravidez

2 – Chá de folhas de framboesa vermelha

A verdade é que muitas mulheres já consomem o chá de folhas de framboesa vermelha durante o último trimestre da gravidez para ajudar na preparação do parto.

3 – Chá de gengibre

Só o chá de gengibre tem o poder de auxiliar no processo de alívio da náusea. Apesar de sua grande propriedade medicinal para as mulheres grávida, o chá deve ser devidamente consumido com moderação.

CHÁ DE ERVA-CIDREIRA: 14 benefícios para restaurar sua saúde

4 – Chá de camomila

Uma pequena xícara de chá de camomila antes de dormir pode relaxar, mas, novamente, é importante você evitar consumir em grandes quantidades.

Quais os chás que não têm informações suficientes sobre segurança?

Agora que você já sabe quais são os chás permitidos consumir durante o processo de gestação, veja a seguir os chás que não têm comprovações ainda de sua eficiência e segurança.

1 – Chá de rosa-mosqueta

O fato é que não há informações seguras e suficientes sobre o chá de rosa-mosqueta para saber se ele é seguro na gravidez ou na amamentação.

Portanto, é melhor evitar consumir esse tipo de chá durante o processo de gestação. Consulte o seu médico antes de qualquer decisão.

chás permitidos na gravidez

2 – Chá de dente-de-leão 

Assim como o chá de rosa-mosqueta, o chá de dente-de-leão não tem dados suficientes sobre o chá de dente de leão para saber se ele é seguro na gravidez ou na amamentação.

3 – Chá de erva-cidreira 

O chá de erva-cidreira é considerado possivelmente eficiente e seguro e comumente utilizado para aliviar a ansiedade, irritabilidade e insônia. 

No entanto, nenhuma pesquisa foi encontrado para apoiar esses usos, e sua segurança não foi estudada no processo de gravidez. Por isso, é importante evitar.

Quais os chás devem ser evitados durante a gravidez?

Veja a seguir dois tipos de chás que todas as mulheres grávidas devem evitar durante o processo de gestação. Consulte um médico antes de qualquer decisão em relação ao consumo de chás na gravidez.

1 – Chá de sálvia

A verdade é que é normal usar sálvia na preparação de alimentos, mas você deve evitar sálvia em formas concentradas durante a gravidez, como nos chás. 

2 – Chá de salsa

É fundamental a mulher evitar consumir o chá de salsa durante a gravidez. Sendo assim, consumir grandes quantidades pode aumentar o risco de aborto espontâneo e afetar o desenvolvimento da criança na barriga da mãe.

chás permitidos na gravidez

3 – Chá-verde

A verdade é que o chá-verde não é um verdadeiro chá de ervas. Isso porque esse chá contém cafeína.

Sendo assim, você deve limitar a quantidade de líquidos que ingere durante a gravidez e a amamentação.

Antes de tudo, procure um médico 

Procure sempre ter uma orientação médico em relação aos chás ou qualquer outra coisa que lhe dê dúvidas no processo de gravidez.

O fato é que existem muitos profissionais da medicina que acham o consumo certo de chás durante a gravidez uma ótima forma de auxiliar na manutenção na saúde da grávida.

Mas ainda assim, cada mulher possui um tipo de organismo ou condição. Assim como o ferro, o magnésio e o cálcio, os chás conseguem fornecer uma fonte adicional de nutrientes e vitaminas.

Você gostou de saber mais sobre os chás permitidos na gravidez? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar