Wow: pesquisadores criam chave de fenda sônica, ultrapinças e luvas de levitação

Da série: ‘o futuro chegou!’

publicidade

Você é familiar com a série Doctor Who?

Talvez já tenha ouvido falar na chave de fenda sônica?

Esta é a arma do Doutor, personagem principal e que o salvou inúmeras vezes de enrascadas com sua capacidade de abrir fechaduras, desarmar armas, digitalizar e classificar matéria, entre outras funções incríveis.

publicidade

É claro que se trata apenas de ficção e de certa maneira, para que o Doutor seja capaz de viajar através do tempo e do espaço, faz sentido que ele precise de algo realmente acima da realidade.

Cena da série Doctor Who com o ator Matt Smith no papel do 11° Doctor. (Sim, a nova temporada tem outro ator como personagem principal).

Mas bem, esta arma não é totalmente irreal. Pele menos não a versão criada pelos pesquisadores da Universidade de Bristol, que é capaz de mover e manipular objetos usando apenas ondas sonoras ultrassônicas.

Chave de fenda sônica

Os pesquisadores já adiantam que a versão de chave de fenda sônica tem limitações, pois só é capaz de mover objetos muito pequenos.

publicidade

Como explica um dos participantes do desenvolvimento do projeto, o engenheiro ultrassônico Bruce Drinkwater ao Telegraph:

“Nós estamos usando forças [ondas] muito baixas para fazer isto, porque nós não queremos danificar os objetos que estamos movendo. Mas a tecnologia é definitivamente real e há potencial para se tornar em algo como a chave de fenda sônica do Doctor Who.

No vídeo abaixo você pode ver em ação não apenas a chave de fenda sônica, como a Luva de Levitação e Ultra Tongs (“Ultrapinças”), que usam a mesma tecnologia.

publicidade

Veja o vídeo no YouTube.

A levitação acústica é um método que suspende matéria, neste caso, partículas através do ar com pressão de radiação acústica de ondas sonoras , uma forma de manipular objetos sem tocá-los fisicamente.

Os pesquisadores explicaram ao Daily Mail que usaram transdutores acústicos que criam “armadilhas acústicas” para desenvolver esta tecnologia futurista: “A levitação acústica é uma tecnologia adequada, uma vez que pode capturar partículas no ar ou na água.”

Luva de Levitação

GauntLev ou Luva de Levitação pode mover objetos sobre a palma da mão ou entre os dedos do usuário.

E pode ser usada manualmente, mas os pesquisadores também desenvolveram o dispositivo para trabalhar com assistência de computador, permitindo melhor estabilidade, precisão e agilidade.

Eles explicaram que a Luva de Levitação e a chave de fenda sônica são apresentados com suas manobras para capturar, mover, transferir e combinar partículas.

Ultra Tongs

São semelhantes a um conjunto de pinças e usa da tecnologia de levitação acústica de forma parecida que os outros dois dispositivos.

Tecnologia do futuro

Os pesquisadores contaram que desenvolveram esta tecnologia para que as pessoas possam lidar com materiais perigosos e objetos à deriva em ambientes de gravidade zero sem contato ou constrições.

Em seu estudo, os pesquisadores afirmam também que as ondas sonoras permitem “manipular células, líquidos, compostos ou seres vivos sem tocá-los ou contaminá-los.”

Todos os três protótipos têm tido êxito, mas necessitam de mais tecnologia para superar suas próprias limitações.

Não é à toa que eles afirmaram que os dispositivos ‘simbolizam um marco nas expectativas da tecnologia do futuro.”

E eles têm razão, é algo incrível!

Já imaginou algo assim como parte da sua realidade? O que você faria se tivesse uma Luva de Levitação em mãos ou quem sabe uma chave de fenda sônica?

Todas as imagens são da Universidade de Bristol, Reino Unido. Fontes: iflscience.com, dailymail.co.uk, telegraph.co.uk.

Compartilhe com os seus amigos!