chip-elon-musk

Conectar um chip ao cérebro? Saiba o que o Elon Musk OUSANDO criar

Saiba como a empresa de Elon Musk está evoluindo na implantação de chip no cérebro humano!

publicidade

Após uma longa espera dos fãs de tecnologia pela live da empresa Neuralink, o empreendedor Elon Musk finalmente revelou para o público os primeiros detalhes sobre chip que pretende conectar o cérebro humano a computadores. 

A comunidade científica está muito animada com o comunicado de Elon Musk, pois ele revelou que o chip da Neuralink conectará cérebro humano a computadores. 

Esse dispositivo será capaz de ler e escrever atividades cerebrais dos seres humanos por meio de eletrodos inseridos em pequena cavidade no crânio. Fascinante não é mesmo?

publicidade

Como funcionará o chip da Neuralink nos seres humanos?

A ideia principal desse novo projeto é que o dispositivo fique literalmente colado no cérebro das pessoas, assim, podendo realizar funções semelhantes às de um dispositivo vestível, como por exemplo, um smartwatch

Além disso, para as várias funções dos dispositivos vestíveis comuns, o interesse da empresa Neuralink é proporcionar para seus clientes e usuários soluções para condições neurológicas. 

chip-cérebro-elon-musk

Os cientistas e pesquisadores da empresa querem ajudar com sua tecnologia, pessoas com problemas de perda de memória, audição ou visão, e até mesmo com doenças como depressão e ansiedade, isso não é legal?

publicidade

Porém, para essa grande realização e conquista para a humanidade, ainda falta muito para isso acontecer de fato. Atualmente, o chip, e todas as suas funções experimentais, está sendo testado em animais. 

Durante uma apresentação para anunciar a nova pesquisa da empresa Neuralink, Elon Musk mostrou como o implante é capaz de ler várias atividades cerebrais em porcos, enquanto uma cobaia farejava o chão de um pequeno cercado montado no palco. 

O grande avanço tecnológico do novo empreendimento de Elon Musk

A grande arquitetura do projeto da empresa Neuralink recebeu diversos avanços no último ano, passando de um dispositivo com várias ramificações consideravelmente extensas para um chip tão pequeno. 

Além disso, com mil e vinte e quatro pequenos eletrodos de espessura menos do que um décimo de um fio de cabelo. Esses pequenos eletrodos ficam alocados em uma cavidade feita no crânio. 

chip-cérebro-elon-musk

publicidade

Essa nova tecnologia, além de ler a atividade cerebral, os eletrodos também são capazes de enviar várias informações ao cérebro, assim, estimulando neurônios e induzindo reações aos impulsos elétricos. 

De acordo com Elon Musk, o implante não será visível, pois o resultado após a cirurgia seria apenas uma pequena cicatriz, onde ficaria coberto pelo cabelo. 

Esse chip teria bateria para um dia inteiro de carga, e poderia ser carregado facilmente à noite, por indução, da mesma forma que as pessoas carregam um Apple Watch. 

Como seria a cirurgia para a implantação do chip no cérebro?

A cirurgia para implantação do chip no cérebro humano seria feita por um robô bem simpático, semelhante a uma máquina de costura, pois essa máquina seria o responsável por inserir as pequenas agulhas no cérebro da pessoa. 

Todo esse processo de implante poderia ser feito em uma manhã, e a pessoa poderia deixar o hospital à tarde, e claro, sem a necessidade de anestesia geral. 

A empresa Neuralink recebeu a designação de “dispositivo inovador” da Food and Drug Administration (FDA),  está resolvendo algumas questões pendentes com os testes de segurança para depois começar os primeiros implantes em seres humanos. 

chip-cérebro-elon-musk

E é com esses ótimos avanços que o empreendedor Elon Musk junto com sua equipe pretende conseguir pessoas interessadas no projeto para trabalhar no aprimoramento do chip. 

Ainda, de acordo com Elon Musk, a empresa Neuralink busca por neurocientistas, engenheiros, especialistas em robótica e até mesmo profissionais que cuide dos animais durante todo o processo de testes. 

E para quem se encaixa nas exigência do grande investidor e empreendedor de tecnologia Elon Musk e quer se candidatar para ajudar a empresa Neuralink, é só acessar o site oficial da Neuralink. 

O que é o como funciona a empresa Neuralink 

A empresa Neuralink é uma sociedade comercial neurotecnológica estabelecida pelo empreendedor e investidor Elon Musk e outros, que confessou estar desenvolvendo interfaces cérebro-computador implantáveis. 

Essa empresa comercial foi estabelecida em 2016, em São Francisco, Estados Unidos, e foi anunciada publicamente um ano depois. 

chip-cérebro-elon-musk

O nome “Neuralink” foi adquirida de seus donos anteriores em janeiro de 2017. Para Elon Musk, a empresa tem o objetivo, no curto prazo, criar dispositivos para tratar doenças cerebrais graves em seres humanos, a ser também o objetivo final da empresa o aperfeiçoamento de humanos. 

Em 2016, o empreendedor Elon Musk discutiu um conceito fictíciocientífico chamado “laço neura”, que é parte do universo ficcional de “A Cultura”, uma série de romances de Jonn  Banks.

Elon Musk e a empresa de chips para cérebro humano

Elon Musk, em 2016, co-fundou junto com outros investidores a Neuralink, uma empresa de neurotecnologia para integrar o cérebro do ser humano com a inteligência artificial dos computadores.  

A empresa Neuralink, que ainda está nos primeiros estágios se sua existência, está centrada no objetivo de criar dispositivos que podem ser implantados no cérebro do ser humano, como o objetivo final de ajudar os seres humanos a se fundir com programas de computadores e acompanhar os avanços na inteligência artificial. 

Esse grande avanço da humanidade na tecnologia pode melhorar a memória ou permitir uma interface mais direta com dispositivos de computação. 

chip-cérebro-elon-musk

O empresário Elon Musk vê a empresa Neuralink e a OpenAI como relacionadas com um só objetivo. Veja a seguir o que ele acha disso:

“O OpenAI é uma organização sem fins lucrativos dedicada a minimizar os perigos da inteligência artificial, enquanto a Neuralink está trabalhando em formas de implantar tecnologia em nossos cérebros para criar interfaces mente-computador. A Neuralink permite que nossos cérebros mantenham na máquina de inteligência. As máquinas não podem nos surpreender se tivermos tudo o que as máquinas têm mais tudo o que temos. Pelo menos, isso é, se você admitir que o que temos é realmente uma vantagem”.

Você colocaria um chip no seu cérebro? Sabemos que essa nova forma de usar a tecnologia é bem diferente, mas existem pessoas que só estão esperando ser lançado para usar. 

Deixe nos comentários o que você acha desse grande avanço na tecnologia e na saúde dos seres humanos, ficaremos felizes em saber a sua opinião dessa nova forma de mapear o cérebro humano.