Poloneses criam ciclovia alimentada pela luz solar que brilha à noite

Uma ciclovia autossustentável e bela? Queremos!

publicidade

Inspirada na ciclovia holandesa que recriou o quadro “A Noite Estrelada”, de Van Gogh, pesquisadores da empresa polonesa TPA Instytut Badan Technicznych criaram uma ciclovia sustentável.

Isso mesmo!

Pensando em substituir os LEDs utilizados pela ciclovia holandesa – que apesar de também captarem parte da energia do sol, consomem energia tradicional -, os cientistas dedicaram um bom tempo para encontrar um material sintético que absorvesse toda a energia ultravioleta e infravermelha do sol.

publicidade

Então, transformando essa retenção em luz azul, assim que o dia se despede, dando lugar à escuridão da noite.

01

O resultado é uma passarela de 100 metros que cintila um azul vibrante, cor escolhida para combinar com a natureza que rodeia o espaço onde a ciclovia se encontra.

As partículas desse material são capazes de manter energia suficiente para brilhar por cerca de 10 horas, tempo suficiente para os ciclistas se aventurarem em um passeio mágico.

publicidade

02

O projeto ainda é experimental, uma vez que só observando a reação do material no dia a dia será possível avaliar sua capacidade de lidar com desgastes e impactos variados. Além disso, esse material é bem mais caro do que o tradicional.

03

Por isso, os cientistas seguem nas suas pesquisas para tornar os materiais mais rentáveis, na esperança de trazer, ainda, mais segurança aos ciclistas que pedalam à noite.

04

publicidade

Se nada der certo, com certeza a ciclovia polonesa deve atrair ciclistas curiosos que buscam por uma experiência única!

Veja só:

Se preferir, veja o vídeo no YouTube.

Curtiu? Compartilhe!

Fonte: mymodernmet.com.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments