Já imaginou ter uma pulseira que funciona como ar-condicionado? É o que pesquisadores da China estão desenvolvendo!

Você usaria uma pulseira dessas?

Criações inovadoras também são uma notícia boa? Opa, é claro! Ainda mais quando elas vêm para facilitar as nossas vidas. Se liga, então, o que um grupo de pesquisadores está pesquisando: uma pulseira que funciona como ar-condicionado!

Funciona da seguinte maneira: a pulseira gera energia a partir do calor e refresca o corpo. “Parece uma pulseira normal, quando usada no pulso. Os têxteis podem ser uma boa base para dispositivos vestíveis. Podemos usar fios e tecidos termoelétricos para fazer um gerador confortável, que pode criar eletricidade e ajustar a temperatura do corpo”, disse Zhang Kun, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo e professor da Universidade Donghua, em Xangai, de acordo com o jornal O Globo.

Já imaginou ter um ar-condicionado no pulso enquanto você caminha em um dia de verão? (imagem: Reuters/Globo)

O estudo foi publicado na revista britânica Energy & Environmental Science, mas ainda está na fase de pesquisa. Ou seja, ainda não adianta sair procurando para comprar. A expectativa dos pesquisadores é que os materiais termoelétricos sejam usados também na indústria para capturar calor e gerar eletricidade, podendo carregar, por exemplo, pequenos dispositivos elétricos.

Te interessa?

“Por causa das diferenças de temperatura entre o corpo e o ambiente, os têxteis termoelétricos, em teoria, podem gerar energia 24 horas por dia. As temperaturas de verão em Xangai podem chegar a 45ºC. Em nosso experimento, no verão passado, o têxtil termoelétrico conseguiu manter a temperatura corporal em torno de 35 graus. Quando usamos condicionadores de ar no verão, uma pessoa consome a mesma quantidade de energia que 10 pessoas, e grande parte dessa energia é desperdiçada. Se pudermos controlar a temperatura corporal, podemos reduzir amplamente o consumo de energia”, explicou Zhang.

Estudantes do Massachusetts Institute of Technology também estão desenvolvendo um material com a mesma ideia de servir de ar-condicionado em forma de pulseira.

Uma pulseira com ideia semelhante também está sendo desenvolvida por estudantes do MIT, nos Estados Unidos (imagem: Mundo Inverso)

Inovações que fazem a diferença

No Brasil, onde costuma fazer muito calor no verão, a novidade seria muito bem-vinda e, com certeza, seria um sucesso de venda e popularidade entre as pessoas.

Há pouco tempo, falamos também de outra inovação que também é incrível. No caso, uma tecnologia que ainda cumpre um papel social e ambiental. Ela foi criada pela estudante Barbara Gosziniak Paiva e consegue transformar qualquer água em potável, possibilitando o acesso a esse recurso tão essencial para pessoas e lugares que sofrem com a seca extrema.

É muito bacana conhecer histórias assim, de pessoas ousando, criando coisas novas que podem trazer grandes frutos para a nossa sociedade.

Afinal, muitas coisas que usamos e conhecemos como algo “normal” um dia foi uma ideia, uma invenção que estava dando seus primeiros passos. E só saíram do papel porque alguém acreditou, lutou e conseguiu transformá-las em realidade.

E você, usaria a pulseira que funciona como ar-condicionado?

Fonte: O Globo

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar