O lado sombrio e o lado eficiente de uma PRÁTICA que não para de crescer
O lado sombrio e o lado eficiente de uma PRÁTICA que não para de crescer

O lado sombrio e o lado eficiente de uma PRÁTICA que não para de crescer

Mesmo tendo muita repercussão com sua prática, existe um lado que pode fazer a diferença na vida de muitos!

publicidade

Na última década todos nós vimos de pertinho a ascensão do Coaching, que passou a ser considerado uma área muito importante pelos benefícios gerados na vida de muitas pessoas.

Entretanto, como tudo que cresce rapidamente, o Coaching passou a colecionar alguns feitos negativos, se é que assim podemos dizer.

Justamente por esse motivo acabamos decidindo criar este conteúdo. O objetivo aqui é lhe mostrar de uma maneira totalmente neutra ambos os lados dessa moeda de uma forma 100% imparcial.

publicidade

Se você quer descobrir quais são os pontos negativos e positivos a respeito do Coaching, continue lendo este conteúdo!

Quais são os pontos negativos que as pessoas costumam ressaltar a respeito do Coaching?

Para começar, é preciso compreender que os pontos negativos a respeito do Coaching não estão ligados aos problemas da prática, mas sim ao mau uso das técnicas de Coaching e da postura de muitos profissionais.

Não há nenhuma dúvida aqui de que o Coaching pode sim ser um instrumento de mudanças e melhoria na vida das pessoas, mas o que vamos citar aqui como pontos negativos dizem respeito ao que se comumente fala sobre essa prática nesse sentido, ok?

Vejamos quais são estes pontos:

publicidade

Existe uma banalização ao redor do termo Coaching

coaching

De uns anos para cá, começou a surgir tudo quanto é tipo de coaching, sendo que, muitas vezes carentes de uma formação no meio.

Isso acabou fazendo com que profissionais despreparados passassem a se inserir em um mercado para o qual não tinham condições, o que naturalmente gerou muito descontentamento por parte dos clientes.

Esse é um dos lados mais sombrios do Coaching, mas o mais curioso é que isso não acontece somente com essa profissão.

Para cada profissional de qualidade, existem tantos outros que não possuem a mesma qualidade.

publicidade

O problema é que o termo se tornou banalizado e hoje já traz até mesmo associações negativas na cabeça das pessoas.

Muitas promessas falsas são feitas

  • Mude de vida em 1 mês;
  • Realize seus sonhos em 1 ano;
  • Aprenda como ser feliz;

Todas essas coisas já foram e ainda são prometidas por muitos profissionais. O problema é que na vida nem tudo acaba sendo “preto no branco”.

coaching sucesso

Em muitos casos esses resultados não podem ser garantidos, seja por conta do procedimento não ser 100% eficaz ou por conta da necessidade de envolvimento do cliente em um nível mais profundo.

Seja como for, essas promessas falsas acabam tirando a credibilidade de muitos profissionais e do próprio coaching, em alguns casos.

É incutido na mente das pessoas que qualquer coisa pode ser alcançada facilmente

Nem tudo acontece do dia para a noite, mas não é isso que muitas vezes é vendido. A ideia de que é possível alcançar qualquer coisa com uma grande facilidade é simplesmente irreal.

Na maioria dos casos, o sucesso acaba sendo um fruto de diversos esforços empregados durante um longo período de tempo em função de uma coisa.

Fale para uma pessoa que ela terá resultados rápidos e então veja ela não conseguindo ter esses resultados. É decepção garantida!

Problemas psicológicos costumam ser enxergados de uma maneira muito simplificada

Também pode acontecer de profissionais da área do Coaching não conseguirem analisar um paciente com determinados problemas perfeitamente, mas mesmo assim darem sequência ao processo.

coaching sucesso motivação

Do mesmo modo que um psicólogo não possui grande efetividade com alguns pacientes que precisam de um Psiquiatra, o Coach precisa entender que existem alguns problemas que estão fora da sua alçada.

Acreditar que tudo pode ser resolvido na base da força de vontade é uma grande ilusão.

Quais são os pontos positivos a respeito do Coaching?

Embora existam alguns pontos negativos, majoritariamente ligados a má conduta de profissionais, o Coaching é repleto de pontos positivos que podem sim trazerem muitas melhorias a sua vida. Vejamos quais são eles:

O Coaching pode proporcionar um grande aumento na autoestima

Pessoas que passam por um processo de Coaching costumam ter um grande aumento na autoestima, que acaba impactando todas as outras áreas da vida.

Uma pessoa feliz trabalha melhor, se relaciona melhor e vive com uma qualidade superior.

Esse encontro da autoestima está ligado na maioria dos casos ao próprio autoconhecimento.

Você começará a desenvolver mais foco e clareza na vida

Quando fazemos um processo de Coaching, passamos a definir objetivos, ignorar aquilo que não faz parte do que queremos para a nossa vida e começamos a desenvolver muito foco e clareza.

pessoa coaching

Não há nada pior do que viver com a mente sempre em estado de alerta, devido as preocupações ou, pior ainda, pela necessidade de fugir delas.

Ao dominar o seu foco, cada um dos seus objetivos se tornará mais simples de ser alcançado e os resultados que isso pode trazer para a sua vida são simplesmente incalculáveis.

Suas habilidades terão um grande crescimento

Cada uma das suas habilidades irá ter um grande crescimento por conta do processo de Coaching, mesmo que ele não as trabalhe diretamente.

Isso acontece porque esse processo muda completamente a nossa visão de mundo, desenvolve novos objetivos e faz com que tenhamos mais clareza a respeito do que queremos e do que não queremos.

No fim das contas, você pode esperar:

  • Se tornar um profissional melhor;
  • Melhorar suas habilidades interpessoais;
  • Desenvolver a sua resiliência;
  • Adquirir novas habilidades.

Tudo isso fará com que você finalmente possa entender como ir do Ponto A ao Ponto B na sua vida, criando uma espiral de crescimento que te levará cada vez mais longe.

A produtividade costuma aumentar de forma significativa

coaching

Por fim, um dos principais resultados proporcionados pelas sessões de Coaching é o aumento da produtividade, afinal:

  • Você irá saber o que precisa fazer;
  • Você saberá quais são os seus objetivos;
  • Tudo estará estruturado dentro de um plano de ação.

Isso acaba fazendo com que suas atitudes se tornem mais certeiras. Sem perder tempo com coisas desnecessárias. Sem fazer coisas que te levem para longe dos seus objetivos.

Após o processo de Coaching cada uma das suas ações naturalmente te ajudarão a se tornar uma pessoa cada vez melhor!

Portanto, mesmo tendo seus lados sombrios, o Coaching certamente é processo que vale muito a pena ser feito!