25 coisas para NUNCA dizer a alguém com transtorno mental

Saiba o que não falar para uma pessoa que sofre com transtornos mentais!

25 coisas para NUNCA dizer a alguém com transtorno mental
25 coisas para NUNCA dizer a alguém com transtorno mental

A verdade é que nem sempre é fácil saber a coisa correta a se falar quando um amigo ou familiar sofre de transtornos mentais. Isso acontece com você?

Mesmo que certas palavras neutras não sejam de má intensão, outras podem ser mal interpretadas por uma pessoa em estado de vulnerabilidade mental.

Pessoas que sofrem com transtornos mentais podem reagir de forma diferente em momentos diferentes a conselhos bem-intencionados. Porém, certas coisas raramente não são apropriadas para dizer a alguém com transtorno mental

25 coisas para não dizer a uma pessoa com transtorno mental

É muito importante revisar certar declarações que podem afetar as pessoas transtornos psiquiátricos complexos. Pesando nisso, selecionamos algumas coisas que nunca você deve falar para alguém que sofre com transtornos mentais. São elas:

1 – Você precisa de distrair um pouco

Os desvios das pessoas com transtornos mentais normalmente são passageiros, e alguém que sofre de doença mental ainda precisa lidar com os mesmos problemas. Por isso, não é aconselhável mandar ela se distrair um pouco.

2 – Você só precisa mudar ou melhorar sua atitude

Pensar positivamente nunca dói, e nem é errado, não é mesmo? Porém, não fará com que doenças graves como depressão ou esquizofrenia desapareçam. Nunca diga para uma pessoa com transtornos que ela precisa mudar de atitude.

transtornos-mentais

3 – Você exagera muito

As reações que certas pessoas podem ver como “exageradas”, na verdade, são marcas registradas de certas condições, incluindo o transtorno bipolar. Por isso, é muito arriscado falar esse tipo de coisas para essas pessoas.

4 – Você precisa sair dessa

As pessoas que sofrem de transtornos mentais não podem simplesmente mudar sua mentalidade e fazer com que seus sintomas desapareçam. É importante que as pessoas entendam a situação do próximo.

Jovem com Síndrome de Asperger é aprovado no SISU com segunda maior nota

5 – Você tem tudo que precisa para ficar bem, mas não fica

Ter o tratamento correto é importante para melhoramento de uma pessoa dessas condições. Mas essa afirmação pode soar como uma acusação de que uma pessoa com transtorno mental não deseja melhorar.

6 – O que não mata nos deixa mais fortes

São várias as pessoas que saem de experiências devastadoras como pessoas mais fortes, isso é verdade. Porém, ninguém faria essa declaração para uma pessoa em luto, e eles não deveriam dizer isso para uma pessoa que sofre de transtorno mental.

7 – Reze sobre esse problema mental

Muitas pessoas acreditam que rezar, independente da entidade espiritual, pode curar, e pesquisas até confirmam isso. Mas, é importante ressaltar, essa afirmação pode fazer com que os que sofrem de transtornos mentais sintam que, se não estão melhorando, não estão se esforçando o suficiente.

8 – Você ficará melhor se fizer exercícios físicos diariamente

Embora seja verdade que a atividade física libera endorfinas que proporcionam uma sensação de bem-estar, essa é outra afirmação que implica que uma pessoa com transtorno mental precisa apenas se esforçar mais.

transtornos-mentais

9 – Todo esse problema é apenas temporário

Dizer uma coisa dessa tem o objetivo de confortar, mas o fato é que ninguém sabe quando os sintomas dos transtornos mentais de uma pessoa irão diminuir.

10 – Você cria a sua própria realidade

Várias pessoas de sucesso certamente são criadas por si mesmas, porém, existem problemas que uma pessoa não pode controlar: os transtornos mentais.

11 – Você tem que querer sair dessa e melhorar

Uma grande parte das pessoas não gosta de sofrer, e as pessoas com transtornos mentais provavelmente estalariam os dedos e ficariam melhores se pudessem. Infelizmente, não é tão simples.

Youtuber com síndrome de Down enfatiza 6 coisas que todo mundo deveria respeitar

12 – Você poderia trabalhar. Por que você não volta para o emprego?

As pessoas podem fazer essa pergunta a um indivíduo que parece saudável, apesar de um transtorno mental. Porém, isso pode significar que o sofredor é preguiçoso ou está dando desculpas para não fazer nada da vida. Compreende?

13 – Você é uma pessoa louca

Quaisquer palavras negativas ou ofensivas, mesmo que usadas de forma humorada ou de brincadeira, simplesmente não devem ser ditas.

14 – O meu amigo tem a mesma coisa de você

Embora uma palavra como essa geralmente seja feita como uma forma de tentar se relacionar melhor com a pessoa, alguém que sofre de transtorno mental pode interpretá-la como uma depreciação de suas próprias lutas.

transtornos-mentais

15 – Você parece está uma pessoa totalmente normal

O que é normal para você? Esta afirmação é um elogio, porém, uma pessoa  que luta contra um transtorno mental provavelmente não entenderá dessa forma. Você entendeu?

16 – Isso tudo está apenas em sua cabeça

Falar que os transtornos mentais estão tecnicamente “na sua cabeça” significa serem causadas por um conjunto de fatores complexos, como a química do cérebro.

17 – As coisas poderiam ser bem pior

Para as pessoas que nunca tiveram um transtorno mental, pode ser difícil entender que a depressão e outras doenças mentais muitas vezes não têm nenhum gatilho.

Essa técnica é o GRANDE SEGREDO para eliminar pensamentos INDESEJÁVEIS!

18 – Você precisa deixar de lado esse probleminha

Este é um dos comentários mais usados ​​e mais desdenhosos de todos. Dizer a alguém para “animar” ou “deixar para lá” envia uma mensagem muito prejudicial.

19 – Mas você tem uma vida ótima

Embora uma pessoa pareça ter tudo, a depressão pode afetar qualquer pessoa, até mesmo os ricos e famosos. Uma pessoa que sofre com transtornos mentais não pediu por isso.

transtornos-mentais

20 – Você já tomou um chá?

Esse é o tipo de comentário bem-intencionado que muitos de nós fizemos em algum momento quando você estava tentando pensar em uma maneira de ajudar. Isso não ajudar ninguém com transtornos mentais.

21 – É normal todo mundo ficar para baixo ocasionalmente

Muitas vezes as pessoas dizem que todo mundo fica deprimido uma vez na vida. É verdade que todo mundo pode se sentir um pouco para baixo às vezes, ou ter alterações de humor, ou ficar obcecado por algo, mas, muitas vezes, isso não é o mesmo que ter uma doença mental. Mas comparar isso a transtornos mentais? Tome cuidado nessa afirmação.

22 – Isso tudo também passará

Embora todos difiram, você não deve realmente dizer a alguém que seu transtorno mental passará por conta própria ou simples que só precisa de tempo para tudo voltar ao normal.

23 – Tudo isso faz parte dos plenas de Deus para sua vida

Embora, claro, todos tenham suas próprias crenças e costumes, comentários como este não são muito úteis para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves.

24 – Apenas tente ser uma pessoa mais positiva

Sugerir que uma pessoa pode tratar seu transtorno mental com um simples ajuste de atitude não é realista. É um pouco como dizer a alguém com diabetes para ter pensamentos felizes em vez de dar insulina.

25 – O suicídio é uma coisa tão egoísta de sua parte

Você precisa entender que o suicídio é um ato desesperado de alguém que sente uma dor intensa e deseja que a dor pare. Por isso, esta não é uma resposta egoísta, é uma resposta humana. Por isso, uma decisão que ninguém toma a menos que sinta que realmente não há outra opção.

Você gostou de saber mais sobre o que não falar para pessoas com transtornos mentais? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Assim, eles também não cometeram esses erros tão graves para pessoas nessas condições mentais.