in , ,

Sua dieta “saudável” pode estar matando seu cérebro silenciosamente

Eu recentemente me deparei com um livro que abriu meus olhos de muitas maneiras para a informação equivocada que atormenta os americanos em relação à alimentação saudável, particularmente no que se refere à saúde do cérebro.

O livro Dieta da Mente, do Dr. David Perlmutter, é de explodir o cérebro – sem trocadilhos – e perturbador em algumas crenças antigas sobre o que nosso corpo exige para uma saúde ideal.

“O cérebro prospera em uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos, que infelizmente é relativamente incomum em populações humanas hoje”, diz ele.

Os carboidratos geralmente considerados saudáveis, até mesmo o arroz integral, pão 100% integral ou quinoa – protagonistas de muitas das cozinhas mais preocupadas com a saúde – causam distúrbios como demência, TDAH, dores de cabeça crônicas e Alzheimer durante uma vida inteira de consumo.

Removendo esses carboidratos da dieta – precursores da inflamação, a verdadeira fonte de problemas que atormentam nossos cérebros e corações – e aumentando a quantidade de gordura e colesterol que consumimos, podemos não apenas proteger nosso órgão mais valioso, mas também, potencialmente, desfazer anos de dano.

O colesterol, por exemplo, há muito difamado pela mídia e pela comunidade médica, na verdade promove a neurogênese (o nascimento de novas células cerebrais) e a comunicação entre os neurônios, na medida em que estudos mostraram que níveis mais altos de colesterol sérico estão correlacionados a uma capacidade cognitiva mais robusta.

O livro também faz sérias considerações a respeito do sistema cardiovascular, citando estudo após estudo para reafirmar que não é gordura e colesterol, mas carboidratos e certas gorduras – e não as gorduras que você pensa – que são os verdadeiros inimigos da saúde cardíaca e vascular.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O verdadeiro segredo por trás da boa sorte é uma mente aberta

Veja quais habilidades lhe farão mais bem-sucedido com o passar do tempo