Como criar um altar espiritual em casa: tenha seu espaço

Crie seu santuário espiritual em casa.

como-criar-um-altar-espiritual-em-casa

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Quer saber como criar um altar espiritual em casa? Ter seu próprio espaço sagrado ajuda a reforçar sua afinidade com o divino. 

E não precisa de muita coisa para isso. Basta querer e ter boas intenções para montar um cantinho perfeito e cheio de energias positivas para cuidar da alma. 

Neste guia, te damos 10 passos simples para criar um altar espiritual em casa e transformar seu ambiente em um refúgio de paz e espiritualidade. 

Como criar um altar espiritual em casa?

como-criar-um-altar-espiritual-em-casa
Como criar um altar espiritual em casa: tenha seu espaço (Imagens: Pexels e Unsplash)

Você só precisa ter fé e disponibilidade para seguir esses 10 passos. Veja como é fácil: 

1 – Escolha um local especial 

O primeiro passo para criar um altar espiritual é escolher um local reservado em sua casa. Você pode optar pela parte interna ou fazer ao ar livre. 

É importante que este local transmita a sensação de tranquilidade, além de ser estratégico para evitar as distrações durante suas práticas. 

O mais legal é poder ativar o sexto sentido, usando a intuição para definir de forma espiritual, onde será o ambiente ideal para o seu altar. 

Outra dica é usar prateleiras ou uma mesa como base para ele. A primeira opção é a mais indicada caso tenha crianças ou animais de estimação. 

2 – Faça a limpeza e purificação do espaço

como-criar-um-altar-espiritual-em-casa-guia

Quando tiver certeza sobre o local destinado para o altar espiritual, prepare-se para fazer a purificação completa do espaço. 

Comece fazendo uma limpeza física, eliminando todo o tipo de sujeira e possíveis odores. 

Feito isso, é hora de partir para a purificação espiritual. Além de limpar o chão com anil e sal grosso, vale investir no poder das ervas e das orações. 

Os poderosos incensos e as ervas de defumação são uma maneira eficaz de purificar e atrair positividade para o lugar escolhido como seu altar. 

3 – Escolha o estilo do seu altar 

É hora de reforçar os seus gostos pessoais, e as crenças particulares que segue, através do estilo escolhido para o altar.

como-criar-um-altar-espiritual-em-casa-dicas

Determine qual será a estética que melhor reflete suas práticas espirituais. Dentre as melhores escolhas, estão os estilos: 

  • Minimalista;
  • Rústico;
  • Ornamental;
  • Tradicional. 

O que vale aqui é reforçar a forma como você enxerga a espiritualidade ou as características tradicionais da crença que segue. Dê seu toque especial para que se torne acolhedor!

4 – Inclua elementos simbólicos e espirituais 

Adicione também objetos que tenham significado para você e que façam sentido para a sua crença e prática espiritual. 

Você pode incluir velas coloridas e aromáticas, cristais e gemas variadas, símbolos sagrados, incensos e itens naturais.

como-criar-um-altar-espiritual-em-casa-santos

Quanto mais conectado você estiver com a espiritualidade, mais simples será reconhecer as possibilidades espirituais oferecidas pela mãe natureza

Tenha ela como uma aliada na hora de incluir os elementos simbólicos e acompanhe o nosso site para descobrir inúmeros significados espirituais presentes na natureza. 

5 – Faça arranjos na organização 

Durante a construção do seu altar, é importante organizar os elementos de maneira significativa e organizada, para uma estética bonita e impactante. 

Considere a disposição de cada item de acordo com a relação simbólica e funcional entre eles. Por exemplo, incensos, incensários e fósforos podem ficar juntos.

Você também pode reservar espaços para os diferentes tipos de práticas espirituais que pretende realizar. Tenha um lugar reservado para os cristais, as velas e outros objetos simbolicos.

Você também pode usar os amuletos mais poderosos para compor seu altar e dar um toque pessoal. Te mostramos o poder dos mais conhecidos.

como-criar-um-altar-espiritual-em-casa-deus

6 – Tenha uma rotina de manutenção e cuidado com o altar 

Regularmente, dedique um tempo para:

  1. limpar,
  2. organizar,
  3. arrumar,
  4. energizar o seu altar. 

Isso pode incluir trocar as velas, limpar os castiçais, fazer a renovação energética das gemas e renovar a energia dos objetos. 

Isso te ajuda a manter o espaço sempre vibrante e receptivo, inspirando ainda mais suas práticas espirituais e conectado sua alma com o divino. 

Não sabe como limpar e energizar seus cristais? Montamos um guia completo com os cuidados que ajudam a manter as propriedades das pedras. 

7 – Faça suas práticas espirituais com frequência 

Para que seu altar seja um lugar abençoado, é importante ter uma rotina consistente quando se trata de fazer as práticas espirituais. 

Dentre essas atividades, você pode incluir momentos de meditação, orações, rituais de gratidão ou atividades que fortaleçam sua conexão com a força maior.

como-criar-um-altar-espiritual-em-casa-fé

O que vale é buscar alternativas para ampliar o seu bem-estar durante a prática da fé. Encontre horários em que se sinta disposto e concentrado.

8 – Use o altar como um refúgio para a alma 

Lembre-se de que o altar é um refúgio para a sua alma sempre que sentir o peso das oscilações inesperadas da vida. 

Enxergue neste ambiente a oportunidade de tranquilizar seu corpo, mente e espírito. Use o altar como um ponto de recarga para o seu ânimo.

Sempre que as dificuldades ameaçarem te abater, concete-se com Deus e terá o direcionamento e conforto que precisa.

9 – Celebre suas bençãos com gratidão

como-criar-um-altar-espiritual-em-casa

O altar é um espaço sagrado feito em sua casa para que as energias positivas fluam, mas também se acumulem. 

Por isso, é fundamental que você celebre suas bênçãos pessoais com gratidão e alto astral, usando o seu altar como uma base. 

Quanto mais você vibra os sentimentos bons, maior é a positividade que te cerca, e consequentemente:

  • A que fica em sua casa. 

10 – Melhore e adapte seu altar com o tempo 

Esteja sempre disposto a ajustar o seu altar de acordo com as necessidades espirituais que possui. 

A tendência é que você evolua nesse aspecto, por isso, inclua novos elementos e remova itens que não são mais representativos para você, sempre que precisar. 

Você também pode mudar a posição dos elementos que compõem o seu altar, buscando mais fluidez energética e positividade.

Gostou de aprender? Compartilhe com alguém especial e continue por dentro das atualizações do Awebic! 

Veja mais ›
Fechar