Como dominar o raciocínio lógico? Conheça os melhores truques!
Como dominar o raciocínio lógico? Conheça os melhores truques!

Como dominar o raciocínio lógico? Conheça os melhores truques!

Saiba como você pode treinar seu cérebro para ter um bom raciocínio lógico e melhorar seus estudos!

publicidade

Ter uma boa habilidade em raciocínio lógico é uma competência que todos deveríamos buscar. Não só para fins escolares, mas para entender o mundo em que vivemos.

Quando essa habilidade é bem desenvolvida, nós aumentamos a capacidade de solucionar problemas, temos mais poderes de argumentação e facilidades em construir estratégias.

E não é por acaso que essas características são requisitadas no mercado de trabalho, em vestibulares e concursos públicos. 

publicidade

Por isso, vamos te mostrar como é simples e possível exercitar seu cérebro para ter um bom raciocínio lógico. Assim aprimorando suas habilidades cognitivas para que você alcance seus objetivos.

dominar-raciocinio-logico

Antes de tudo, acredite no seu potencial de aprendizagem!

Pessoas com baixa auto estima tendem sempre a encontrar um problema para cada solução. E arrumar desculpas para não aprender raciocínio lógico é uma delas. 

É importante deixar claro que estresse e ansiedade prejudica o funcionamento do cérebro, e consequentemente, dificultando a capacidade de raciocinar.

publicidade

Por isso, tente deixar essa experiência de aprendizagem um momento prazeroso, assim todo o processo se tornará mais fácil e agradável;

Basta você acreditar e persistir, tenha foco e trabalhe duro, pois os benefícios de saber raciocínio lógico ajudará você a ser um estudante melhor e um profissional diferenciado.

Tente fazer coisas diferentes

Fazer atividades novas ajudará seu cérebro pensar de modo diferente do normal, estimule ele na criação de novas conexões neurais.

Tente ao sair do trabalho pegar um caminho alternativo para chegar em casa, experimente um alimento diferente ou até mesmo vá cozinhar.

Não importa como o quando fazer, procure manter sua mente em movimento para que suas habilidades lógicas se desenvolvam.

publicidade

dominar-raciocinio-logico

Veja algumas atividades para estimular seu cérebro

  • Quebrar pequenos padrões durante o dia;
  • Tentar lembrar de detalhes do dia a dia;
  • Jogar xadrez;
  • Fazer conta sem usar calculadora;
  • Tentar ler um texto através do espelho;
  • Usar a mão contrária para realizar atividades básicas.

Mantenha sua memória ativa e em pleno funcionamento

Primeiro, deixe a preguiça de lado e tenha gosto pelo raciocínio lógico, pois ela pode ser desenvolvida. Assim, sempre que você ver uma oportunidade de fazer seu cérebro trabalhar, faça!

Procure memorizar números de telefones, receitas, placas de carro, nomes de ruas e quaisquer outras informações da sua vida cotidiana.

Mantenha seu cérebro ativo, pois são as pequenas atitudes que fará grande diferença no desenvolvimento do seu raciocínio lógico. 

dominar-raciocinio-logico

Saiba algumas atividades que você pode fazer para melhorar sua memória

  • Faça um curso de pintura, línguas ou jardinagem;
  • Faça teatro ou dança, decore as falas dos personagens;
  • Faça um lista de compras, mas evite utilizá-la no supermercado;
  • Monte várias tipos de quebra-cabeça;
  • Faça sudoku, caça palavras e cruzadas ou jogue dominó.

Por favor, leia bons livros!

Saber ler um bom livro ajuda no alívio do estresse, estimula a criatividade e faz a memória trabalhar, assim despertando a atenção para os detalhes.

E todos esses benefícios adquiridos com a leitura ajuda no desenvolvimento do raciocínio. Sempre tenha bons livros que vá forçar você a pensar, a raciocinar, a viajar sem sair do lugar com ótimas histórias.

dominar-raciocinio-logico

Alimente-se e durma bem 

Escolha sempre alimentos saudáveis e balanceadas para ajudar no bom funcionamento do corpo e mente. 

Sempre procure frutas frescas, vegetais, peixes e outros alimentos com ômega e, pois esses alimentos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, assim preservando a memória e a saúde do cérebro.

Outra coisa também que deve ser levado a sério na hora de aprender alguma coisa, é o sono. A hora de dormir é essencial para que o cérebro descanse e retenha as informações.

Ao descansar, você ajudará seus órgãos a regenerar as células, removendo assim as toxinas e preparando-se para as atividades do dia seguinte.

Então para dormir bem, procure realizar exercícios relaxantes e fazer refeições leves antes de deitar para dormir. E se possível, crie o hábito de dormir e acordar no mesmo horário.

Quando for estudar, prefira escrever à mão

Para quem nasceu na geração da conectividade e tem pouco hábito de escrever à mão, não sabe o poder de retenção de informação para o cérebro esse ato significa.

Não é apenas praticar caligrafia, o ato de escrever à mão quando estiver estudando ajuda a melhorar o raciocínio, a linguagem e a memória.

dominar-raciocinio-logico

Uma pesquisa feita por uma universidade da Índia comprovou que crianças que praticavam escrita à mão apresentavam maior atividade cerebral se comparado às que apenas acompanhavam textos pelo computador.

Então, se estar aprendendo uma coisa nova e quer desenvolver melhor seu aprendizado e raciocínio lógico, escreva à mão. Isso pode ser feito com um caderno e lápis, ou se preferir, escreva no quadro, o importante é escrever.

Desafie sua capacidade de raciocínio lógico com jogos de tabuleiro

A internet proporcionou avanços incríveis para humanidade, incluindo também jogos com efeitos muito próximos da realidade.

Contudo, alguns jogos de tabuleiros e tradicionais proporcionam ótimos momentos entre amigos e familiares. 

Esses jogos também são essenciais para quem quer desenvolver a inteligência e as habilidades de raciocínio lógico.

Por isso, adquira ótimos jogos de tabuleiros para estimular seu cérebro, assim aumentando sua capacidade de pensar rápido, fazer ótimas estratégias.

dominar-raciocinio-logico

Veja alguns jogos de tabuleiros que você pode usar:

  • Xadrez;
  • Banco Imobiliário;
  • Detetive;
  • Stratego;
  • Damas;
  • Batalha Naval.

Uma consideração final em relação aos jogos de tabuleiros. Tenha preferência por jogos físicos, aqueles que você pode tocar, evite jogos eletrônicos e computadores na hora de estimular seu cérebro.