Como economizar no supermercado? Fácil: plantando uma horta na piscina!

A boa notícia é que você não precisa de uma piscina para fazer igual.

Num verão como o nosso, dar um novo uso para uma piscina parece loucura.

Mas este casal americano do Arizona transformou uma piscina abandonada em um verdadeiro sistema de produção de alimentos.

E o que é melhor: 100% sustentável.

Quando finalmente compraram sua casa própria, Dennis e Danielle McClung não viram muita utilidade para a piscina vazia em seu quintal.

Afinal, morando em um estado desértico como o Arizona, com pouca água disponível, uma piscina não ajudava em muita coisa.

aprenda-cultivar-alimentos-dentro-piscina-garden-pool

Surgiu, então, a ideia de transformá-la em uma horta.

Usando camas de argila e casca de coco como canteiros. E uma coisa foi puxando a outra: a água que sobrava da horta juntou-se à água da chuva e virou um tanque para criação de tilápias, em outra parte da piscina.

Os peixes comem as algas que são adubadas com as fezes das galinhas, que fornecem ovos.

Com a água do tanque, bombeada com a energia de um painel solar, a horta é irrigada – e como esta água é rica em nitrogênio, devido ao cocô dos peixes, é o arranjo perfeito para manter a horta hidropônica!

É quase como uma mini-fazenda, funcionando em harmonia e fornecendo praticamente tudo o que a família McGlung precisa.

Desde a criação da horta, há cinco anos, a economia com supermercado chegou a impressionantes 75%! É ou não é de tirar o chapéu?

dennis-mcclung-2

A coisa deu tão certo que o casal mantém uma ONG para ajudar outras pessoas a criarem sistemas sustentáveis semelhantes para a produção de alimentos. Eles mantém um site e também lançaram um livro sobre o assunto. Genial!

Se você não tem uma piscina em casa (ou tem, mas não quer transformá-la numa horta), pode se inspirar para criar um espaço para a produção de alimentos. Este casal é a prova de que não é necessário uma área enorme para isso.

danielle-mcclung1

Danielle McClung

Com criatividade e inovação, eles conseguiram reaproveitar espaços inutilizados e todas as sobras de água, adubo e energia para ter comida fresquinha e orgânica na mesa!

O vídeo abaixo está em inglês, mas vale a pena ver mesmo se você não entende o idioma. Neste caso, as palavras tornam-se praticamente dispensáveis!

Clique no play abaixo para assistir

Fonte: thegreenestpost.com, gardenpool.org.

publicidade