Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta

Receita muito fácil de arroz integral especialmente para você!

Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta
Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta

Ter opções mais saudáveis dos alimentos, principalmente se você estiver seguindo uma dieta, é algo maravilhoso, não é mesmo? Poder comer a vontade nas suas refeições sem se preocupar porque está saindo ou não da dieta.

Para que isso continue acontecendo, é sempre bom ter um leque muito bom de receitas saudáveis e fit para que você possa fazer sempre e não deixar de se alimentar bem no seu dia-a-dia. E quanto mais práticas, melhor, temos que concordar nesse ponto.

E foi com isso em mente, que decidimos te mostrar uma receita muito simples e prática de arroz integral para você já garantir seu almoço dos dias da semana. E mais, temos alguns segredos para te contar de como chegar no ponto certo do arroz e deixá-lo ainda mais gostoso. Vamos lá descobrir como fazer essas receitas e quais os segredos?

Te interessa?

Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta
Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta

Receita simples e prática de arroz integral

Ingredientes

  • 1 copo de arroz integral;
  • 2 dentes de alho picado;
  • 3 copos de água fervente;
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo;
  • 1/2 cebola picada;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo

Antes de mais nada, precisamos te avisar sobre uma coisa. A receita começa um dia antes de preparar, de fato, o arroz. Ou seja, você precisa deixá-lo de molho em água fria de oito a doze horas.

No dia seguinte, escorra o arroz que estava de molho. Em uma panela, adicione o azeite ou óleo e refogue a cebola e o alho. Enquanto isso, coloque a água para ferver. Quando a cebola e o alho estiverem no ponto certo, acrescente a eles sal a gosto e essa água fervente. Misture um pouco e adicione o arroz.

Agora é só deixar o arroz cozinhar até a água secar. Lembre-se de deixar em fogo baixo, certo? Esse cozimento deve durar em torno de vinte minutos, mas sempre vai depender da quantidade que você está preparando. Depois disso, só desligar o fogo, servir e se deliciar com um arroz muito saboroso.

Segredos para deixar seu arroz ainda mais gostoso

A maioria das pessoas não gosta muito de preparar arroz, seja ele de qualquer tipo, por ter receio de não conseguir o ponto ou porque já tentou antes e realmente não conseguiu. Mas isso acaba aqui e a partir de agora você vai alcançar sempre o ponto certo do seu arroz e deixar ele muito saboroso.

Trouxemos dicas simples que você vai ver que não tem erro e vai tornar tudo mais fácil. Não tem mistério. Preste bastante atenção e se possível anote para não perder nenhum detalhe. Seu arroz integral nunca mais será o mesmo e você vai viciar e querer fazer sempre.

34 ideias para churrasco VEGANO que te deixarão com água na boca

1. O tipo de grão influencia no resultado final

Essa escolha vai acontecer de acordo com o seu gosto. Se você gosta de um grão mais macio ou mais duro. Se você ama uma maciez quando morde o arroz, a melhor opção para você é o arroz integral cateto. Já se você prefere grãos mais fibrosos, ou seja, que são mais durinhos na hora de comer, prefira o que são mais longos como o arroz integral vermelho.

Mas já vamos de avisando sobre esse último, por ter mais fibras ele demora mais para cozinhar. O processo de preparo vai ser o mesmo, apenas tenha mais paciência na hora do cozimento e sempre fique atento ao ponto certo.

2. Refogue apenas o alho e a cebola

Pode parecer besteira mas vale sempre lembrar que não é para refogar o arroz integral. Normalmente se faz isso com o arroz comum branco, por isso, muitas pessoas acham que dá para fazer também com o integral, mas não é para fazer. Refogar o arroz integral vai fazer com que além de demorar muito mais para cozinhar, ele não cozinhe bem e fique com o aspecto estranho.

3. Sempre lembre de deixar o arroz de molho na noite anterior

A regra é clara para todo e qualquer tipo de grão. Sempre deixe de molho na noite anterior até o momento que você vai começar a preparar. Não tem limite certo de tempo de molho mais doze horas é mais que o suficiente.

Só para acabar com a sua curiosidade que a gente sabe que você deve está nesse momento, os grãos são deixados de molho, para fazer com que suas vitaminas e minerais sejam absorvidos pelo organismo de forma mais rápido.

Essa SALADA TROPICAL é o melhor incremento para seu almoço

4. Atenção no tempo de cozimento

Você já deve imaginar que o tempo de cozimento do arroz integral é bem diferente do que o do arroz branco, não é mesmo? Isso acontece porque o integral tem uma espécie de película que o branco não tem. E esse é um outro motivo de ter que deixar de molho no dia anterior, para que fique mais fácil de cozinhar e faça isso de forma mais rápida.

O tempo de cozimento do arroz integral, se deixado de molho, é de aproximadamente vinte minutos. Fique atento ao volume da água, assim que secar, já está pronto. Não passa do tempo para que o seu arroz não fique melo demais. Caso você esqueça de deixar de molho esse tempo pode dobrar

5. O arroz sempre é adicionado por último

A gente já te falou isso no modo de preparo da receita, mas vale lembrar. Sempre adicione o arroz integral por último. Depois que tiver acrescentado a água fervente ao alho e a cebola refogados, daí você coloca o arroz. Não refogue o arroz integral, lembre-se disso.

Viu a simplicidade do preparo do arroz integral? Não é nenhum bicho de sete cabeças que você com certeza estava imaginando que seria. Fique atento às dicas que te mostramos para sempre acertar o ponto e poder se deliciar sempre com o melhor arroz e extremamente saboroso.

Agora que você sabe que é muito fácil e decidiu que já vai preparar amanhã, não se esqueça de deixar de molho, está bem? Essa é uma etapa muito importante dessa receita.

Como forma de incrementar, ouse adicionar alguns legumes grelhados, passas ou oleaginosas que com certeza vai ficar mais saboroso ainda. Agora é hora de colocar a mão na massa e deixar tudo pronto para amanhã. Bom apetite!

 

 

Veja mais ›
Fechar