Como o batismo pode ser um momento de emoção e reflexão

Entenda como o batismo pode ser um momento de grande emoção e reflexão para quem passa por ele! Para muitos, assim como uma criança recém nascida precisa dos pais para sobreviver, nós também precisamos de Deus como dependentes. Durante o batismo, é celebrado a questão de reconhecer que somos totalmente dependentes de Deus, como verdadeiros […]

Entenda como o batismo pode ser um momento de grande emoção e reflexão para quem passa por ele!

Imagem: Pixabay

Para muitos, assim como uma criança recém nascida precisa dos pais para sobreviver, nós também precisamos de Deus como dependentes. Durante o batismo, é celebrado a questão de reconhecer que somos totalmente dependentes de Deus, como verdadeiros filhos.

Confira algumas reflexões importantes sobre esse momento tão especial na vida das pessoas, já que o batismo significa novo nascimento.

Por que o batismo pode ser um momento de emoção e reflexão?

Muitas pessoas entendem o batismo como uma forma de declarar sua dependência de Deus. Ele significa que passamos a participar da vida de Deus.

O batismo é um dos sacramentos que abre porta para os outros. Por meio dele, conseguimos ser libertos de todo pecado e aceitos como filhos de Deus, fazendo parte do corpo de Cristo, de acordo com a Bíblia.

Através do batismo também passamos a fazer parte da Igreja, contribuindo para a sua missão.

Quando somos batizados, passamos de criaturas para filhos de Deus. Muitas pessoas ainda acham que o batismo é apenas parte da religião, mas não. Ele foi criado por Jesus.

Somente por isso conseguimos ter a certeza de que o batismo pode ser um momento de emoção e reflexão, pois nos arrependemos dos nossos pecados e nos tornamos filhos de Deus.

Por que existe o batismo?

Desde a época de Adão e Eva, os homens sempre pecaram muito, deixando de obedecer aos princípios de Deus. Mesmo que eles tenham sofrido por conta disso, Deus prometeu enviar o seu filho para morrer por nós e pagar por todos os pecados cometidos pelos homens.

Ainda que Jesus já tenha morrido para perdoar os pecados de todos os que se arrependerem, é necessário que a Sua morte tenha valia na vida dos homens.

Para isso, é importante render a sua vida e fazer valer a pena a Sua morte na cruz. É para isso que serve o batismo.

Quem batiza as pessoas na igreja?

Conforme a religião, existem pessoas preparadas para esse momento. No caso da igreja católica, essa função é do padre.

Caso aconteça de alguém precisar ser batizado de última hora e não estiver nenhum padre por perto, qualquer outra pessoa pode batizar. Mas, esse batismo precisa seguir as mesmas instruções da Igreja Católica, usando a água e declarando as mesmas palavras.

Além do padre, ou de outra pessoa responsável pelo batismo, na cerimônia também temos a presença dos padrinhos que são os responsáveis por segurar a criança. Geralmente é escolhido um casal de pessoas para serem padrinhos, e suas funções são cuidar, amar e dar exemplo a criança de como amar e ser temente a Deus.

Esses padrinhos geralmente presenteiam as crianças e seus convidados com algum artigo religioso como cruz de mesa, adornos de maternidade, anjinhos para pendurar; e que seja especial e personalizado. Existem diversas opções de lembrancinhas para esse momento especial de emoção e reflexão, que é o batismo.

O que o batismo causa em nós?

Agora que entendemos como o batismo pode ser um momento de emoção e reflexão, vamos entender o que ele causa em nós. É através do batismo que somos santificados com Cristo e podemos nos tornar, além de filhos, amigos de Deus.

O batismo nos traz esperança, fé, caridade e amor, virtudes essas que devem ser guardadas no nosso coração para sempre. A cerimônia nos limpa do pecado original, dá fim às penas que poderíamos sofrer por conta deles e também nos ajuda com os pecados atuais.

Além disso, ele também nos ajuda a limpar e purificar nossa alma, melhorando o nosso caráter e fazendo com que olhemos mais para Cristo, ansiando ser parecido com Ele.

Durante o evento, a pessoa a ser batizada, quando adulta, faz uma escolha, ou seja, seguir os passos de Jesus, fazendo a Sua vontade.

Por isso o batismo é um momento de emoção e reflexão, já que se trata de uma escolha séria. Afinal, através do batismo as pessoas fazem a escolha de ser filho de Deus e, assim, conquistam a Salvação.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar