Conheça a primeira mulher negra a chegar à Estação Espacial Internacional

Ela também pode ir à Lua em breve

Conheça a primeira mulher negra a chegar à Estação Espacial Internacional
Conheça a primeira mulher negra a chegar à Estação Espacial Internacional

Acredite: em todo esse tempo de exploração do espaço, uma mulher negra nunca havia ido à Estação Espacial Internacional (ISS). Mas isso mudou agora, com o lançamento da missão Crew-4, da empresa Space X. Nela, está Jessica Watkins, a primeira a realizar esse feito!

Nascida em Lafayette, no Colorado, a norte-americana tem um currículo de peso. Jessica se formou em ciências geológicas e ambientais pela Universidade de Stanford, uma das mais reconhecidas não só dos EUA, mas do mundo. Também possui doutorado em geologia pela Universidade da Califórnia, a UCLA, localizada em Los Angeles, segundo o jornal Estado de Minas.

O nome de Jessica Watkins entra para a história como a primeira mulher negra na Estação Espacial (imagem: NASA/Exame)

Na pós-graduação, Jessica estudou sobre deslizamos de terra em Marte e na Terra e, então, foi selecionada por nada mais nada menos do que a NASA. Em agosto de 2017, começou o treinamento da classe de candidatos a astronautas, destacando-se por suas qualidades.

Te interessa?

Ela foi selecionada por nada mais nada menos do que a NASA para a classe de candidatos a astronautas de 2017. Começou o treinamento naquele mesmo ano e trabalhou no Centro de Pesquisa Ames, no Laboratório de Propulsão a Jato e no Laboratório de Ciências de Marte. Ou seja, muito antes de partir para o espaço, já vinha construindo uma trajetória de sucesso!

“Estou definitivamente honrada por ser uma pequena parte desse legado, mas no final das contas sou um membro igual da equipe”, disse a astronauta em entrevista, segundo o site da revista Exame.

No momento que você está lendo esse texto, Jessica já chegou à Estação Espacial Internacional, localizada em uma altitude de cerca de 400 km de distância da Terra. Ou seja, muito longe daqui. Veja a hora em que a nave decola no vídeo abaixo:

Futura missão na Lua

E uma curiosidade especial: Jessica, de 33 anos, também pode chegar à Lua em breve. É que ela faz parte do programa Artemis, uma iniciativa da NASA para levar a primeira mulher e o próximo homem para pousar em solo lunar. O Brasil, inclusive, também assinou sua participação nesse programa!

Já imaginou que legal seria se a primeira mulher a pisar na Lua for a própria Jessica Watkins? Claro que ainda não dá para saber, mas fica aí a expectativa. Pela sua carreira e currículo, vemos que competência e preparo para isso não faltam.

É sempre muito legal ver novas portas se abrindo para as pessoas negras. Que a Jessica seja a primeira de muitas a irem para o espaço e, assim, irem conquistado mais respeito e oportunidades iguais na sociedade.

Uma experiência que, com certeza, não se esquece. Você já se imaginou vivendo isso? Pouquíssimas pessoas na história da humanidade tiveram essa chance e hoje Jessica pode dizer orgulhosa que está entre elas!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Exame e Estado de Minas

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar