12 conselhos (como seu amigo) para quem está odiando o próprio emprego
12 conselhos (como seu amigo) para quem está odiando o próprio emprego

12 conselhos (como seu amigo) para quem está odiando o próprio emprego

Veja aqui o que você pode fazer para “sobreviver” no emprego que você odeia!

publicidade

Quem nunca ouviu histórias de pelo menos uma pessoa que odiava o trabalho, se demitiu e começou a trabalhar em outra coisa completamente diferente?

Nessas histórias, quase como em um conto de fadas, a mudança transforma completamente a vida dessas pessoas, que então começam a se extremamente felizes no novo trabalho.

Mas fazer isso na prática, não é nada fácil para algumas pessoas. Por isso, é sempre bom se perguntar o que fazer se você está em um trabalho do qual não odeia, mas não pode simplesmente jogar tudo para o alto.

publicidade

Conselhos para quem odeia o emprego e não sabe o que fazer

Confira a seguir o que você pode fazer para ir trabalhar no emprego que você odeia sem ser uma grande tortura física e psicologica. 

1 – Analisar o convívio com os outros funcionários e colegas do trabalho

Um problema muito comum é ter uma relação negativa com outros funcionários ou colegas da empresa. Isso realmente pode acabar se tornando ambiente ruim de trabalho e convivência.

Com isso em mente, por que não mudar a situação? O orgulho não vai tornar os dias no trabalho melhores, por isso, seja uma pessoa melhor e tenha a atitude de mudar as coisas e tornar o lugar mais agradável.

conselho-para-quem-odeia-o-emprego

publicidade

2 – Saber lidar com o patrão e superiores na função

Você precisa entender que se o problema principal for com o seu patrão ou superiores na função, as coisas são um pouco diferentes.

Por isso, o seu primeiro passo é ser racional e entender que trabalhar contra eles não vai ajudar em nada. Comece tornando eles os seus aliados, ou pelo menos consiga uma atitude neutra e profissional, nada além disso.

3 – Aproveitar o tempo de trabalho para aprender novas habilidades

Saiba utilizar a sua função na empresa para aprender novas habilidades e refinar as que já tem. É sempre bom colocar no papel o que representa um excelente trabalho.

Se o seu cargo é em vendas de produtos, comece a estudar formas de aumentar as vendas. Esses é um dos passos para você conseguir um emprego bem melhor no futuro, além também de dar para você motivação para ir trabalhar.

É bem melhor terminar o expediente sabendo que fez o era preciso, ou mais, do que ir dormir sabendo que foi medíocre como um profissional.

publicidade

4 – Observar os outros profissionais que estão na função que você odeia

Olhe ao seu redor e identifique quem gosta de estar na função que você tanto odeia. Comece a observar o que essas pessoas fazem e como pensam.

conselho-para-quem-odeia-o-emprego

Aprenda a entender de verdade o motivo de você odiar tanto o seu emprego mas que a outra pessoa que gosta. Talvez, como essa análise, você perceba que os outros funcionários estão levando aquele trabalho apenas como um passo para algo maior.

5 – Parar de se cobrar tanto

Se a sua vida profissional não é como você gostaria, entenda que carreiras e vida pessoal não são mais como eram antigamente.

Você precisa entender que para evoluir é preciso subir de cargo todos os anos. Ninguém está julgando a sua situação profissional, a não ser você mesmo. Por isso, relaxe um pouco, pois muita pressão pode ter efeitos bastantes negativos.

6 – Parar de reclamar de tudo

Reclamar é ciclo vicioso que vai transformando fisicamente seu cérebro para que em breve, não consiga observar o lado positivo em mais nada.

Por isso, se você ainda não conseguir se demitir, pelo menos feche a sua boca e tente ver o lado positivo das coisas, por menor que seja a situação.

E sempre se lembre que a sua situação atual e carreira são suas responsabilidades, não de seus chefes.

conselho-para-quem-odeia-o-emprego

7 – Ter motivação todos os dias

Tente pensar em coisas que você pode fazer para chegar mais comprometido e empolgado no seu trabalho. Pensa em formas de tornar o seu dia mais interessante. Coisas simples como levar um retrato de alguém importante para você pode fazer uma grande diferença na sua rotina no trabalho.

8 – Registrar todas as realizações feitas enquanto trabalha no emprego que odeia

Comece fazendo uma lista de tudo o que você já conseguiu atingir em seu emprego. De tudo mesmo, por mais pequenas que pareça. 

Você conseguiu fazer uma venda a mais do que o esperado? Registre! Você deu uma sugestão que foi elogiado? Registre! Você ajudou no processo de criação de um novo setor na empresa? Registre!

Com isso, você vai se surpreender com quanto conseguiu atingir no emprego que odeia.

9 – Parar de pensar que a sua função não te desafia

Um dos grandes motivos para algumas pessoas não gostarem do trabalho é acharem que ele está abaixo das capacidades.

conselho-para-quem-odeia-o-emprego

Se por acaso este for o seu caso, entenda uma coisa: a maioria dos grandes nomes do passado, desta inventores a grandes artistas, passaram anos trabalhando em algo onde não utilizavam 100% de seu potencial.

Porém, eles entendiam que aquilo era apenas um passo para chegar onde queriam. 

10 – Encarar o trabalho todos os dias com pensamentos positivos

Você precisa ir para o trabalho com a melhor e mais positiva atitude possível. É incrível como apenas uma pessoa é capaz de transformar todo o clima do ambiente de trabalho.

Além de você ser visto e reconhecido como alguém que leva uma atitude positivo para o setor de trabalho, você também se tornará mais suportável em aguentar esse último período até conseguir outro emprego melhor.

11 – Fazer algo útil para o seu futuro todos os dias no trabalho que odeia

Um dia você pode se apresentar para alguém muito importante da empresa que não conhecia. Apesar dessa pessoa fazer para da empresa onde você trabalha e não gosta, ele pode se tornar um bom aliado, um grande contato para o seu futuro profissional.

conselho-para-quem-odeia-o-emprego

E quem sabe, pode ser ele que no futuro possa ajudar você a conseguir o trabalho da sua vida. O ponto disso tudo é que, sempre faça algo que de alguma maneira seja positivo para a sua vida profissional.

12 – Dormir bem e se exercitar

A sua mente é intimamente ligado ao seu estado físico do corpo. Sendo que você não gosta do seu emprego, é muito possível que você esteja negligenciando a sua saúde.

Porém, tudo isso é um ciclo vicioso e bastante difícil de escapar e que só vai piorando com o tempo. Por isso, seja racional sobre tudo isso e tome atitudes para melhorar a sua saúde.