in

Como a respiração profunda pode te ajudar a lidar com o estresse

Por ser gratuito e incomparavelmente fácil de praticar, a respiração profunda é um exercício de cura muito milagroso: ela pode reduzir a ansiedade, trazê-lo para o momento presente através da atenção plena e até mesmo ajudá-lo a lembrar como responder ao seu estresse.

A pessoa comum está ciente dos efeitos psicológicos da respiração profunda; nós sentimos que diminui a velocidade das nossas mentes e nos acalma.

Mas o que realmente está acontecendo no corpo?

Por que, fisiologicamente falando, respirar fundo me faz sentir um pouco menos confusa, pelo menos temporariamente?

Antes de entender os benefícios fisiológicos da respiração profunda, primeiro você precisa entender como seu corpo responde ao estresse.

Como a maioria das pessoas já experimentou, quando você está preocupado, chateado ou ansioso, você pode sentir isso visceralmente — seu coração começa a bater mais e mais rápido, você pode sentir tonturas e o sangue corre em direção ao seu coração e seu cérebro.

Segundo a Dra. Tania Elliott, da NYU Langone Health, o sistema responsável por isso é o sistema nervoso simpático, mais conhecido como “resposta de luta ou fuga”.

Adicionar APP Awebic

“Evolutivamente, você só desenvolverá essa reação ao estresse se estiver sendo atacado por um predador”, disse ela ao The Cut.

“Mas o que aconteceu ao longo do tempo é que, como estamos passando por muito estresse crônico de baixo nível no dia-a-dia, nós temos essa ativação de baixo nível da resposta ao estresse o tempo todo.”

respiração profunda
Você pode usar a técnica da respiração profunda descrita a seguir a qualquer momento. Crédito: Oleksandr Pidvalnyi | Pexels.
Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 frases para ser uma pessoa melhor (se aplicá-las)

Neutralize a ansiedade com esta simples pergunta