Costa do Descobrimento, Bahia: o destino perfeito para ter uma viagem dos sonhos

O litoral baiano é mesmo incrível!

Costa do Descobrimento, Bahia: o destino para uma viagem dos sonhos (Imagens: Pixabay)
Costa do Descobrimento, Bahia: o destino para uma viagem dos sonhos (Imagens: Pixabay)

Poucas pessoas já ouviram falar, mas no Brasil, existe uma rota de passeio chamada Costa do Descobrimento. Essa região fica localizada na parte sul da Bahia e, para muitos historiadores, é considerada como ponto de partida para a história do país.

Você deve estar se perguntando o porquê disso e essa é uma questão simples de explicar: os primeiros portugueses a aportar no Brasil, no ano de 1500, chegaram naquela área do litoral.

Os livros de história afirmam que assim que a tripulação avistou o Monte Pascal, emitiram um alerta de “terra a vista”. O que você vai descobrir neste artigo tem uma importância histórica incalculável. Para preservar isso, a UNESCO tombou a Costa do Descobrimento como Patrimônio Natural Mundial.

Te interessa?

Costa do Descobrimento, Bahia: o destino para uma viagem dos sonhos (Imagens: Pixabay)

Costa do Descobrimento, Bahia: o destino para uma viagem dos sonhos (Imagens: Pixabay) 

Os turistas que se aventuram a explorar a região não se arrependem! Ao longo da Costa é possível curtir atrações históricas e belezas naturais de tirar o fôlego.

Sabemos que a natureza foi generosa com o Brasil e a forma como isso é preservado nesse trajeto amplia nossos horizontes para a importância do cuidado ambiental.

Para quem essa rota é recomendada:

Se você é do tipo viajante aventureiro e que gosta de ecoturismo, a Costa do Descobrimento é o roteiro ideal para você. Lá é possível praticar trekking, com vistas incríveis, mergulhar e se refrescar nas águas claras da Bahia e apreciar o melhor da gastronomia local.

Cidades que participam da Costa do Descobrimento

  • Belmonte;
  • Santo André;
  • Santo Antônio;
  • Santa Cruz Cabrália;
  • Porto Seguro;
  • Arraial d’ajuda;
  • Trancoso;
  • Caraíva.

Qual é a melhor forma de explorar essa rota?

Para ser sincero, o mais indicado é que você explore a região de carro. Seja particular ou alugado, o veículo vai possibilitar o deslocamento entre as cidades, além de permitir uma viagem confortável.

Ao longo das belezas do caminho, será possível fazer paradas estratégicas para curtir ou quem sabe tirar fotos.

Costa do Descobrimento, Bahia: o destino para uma viagem dos sonhos (Imagens: Pixabay)

Quanto tempo de viagem é indicado?

Você já viu que existem oito cidades incluídas na Costa do Descobrimento. Para apreciar o melhor de cada uma delas, o recomendado é que seu roteiro reserve pelo menos um dia para cada.

Roteiro para desbravar a Costa do Descobrimento

Agora você vai descobrir quais são os principais pontos turísticos de cada uma das cidades incluídas nessa rota. Monte o roteiro baseando-se no estilo de viagem que costuma fazer.

1- Belmonte

A primeira cidade da Costa do Descobrimento é Belmonte. Ela fica a aproximadamente 580 km da capital do estado da Bahia. Os principais pontos de visitação por lá são as da Caieira e do Mar Moreno. A natureza reúne o mar e o mangue, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Se você é um viajante radical, pode ir até a Praia da Barra Sul. Lá é possível surfar ou praticar modalidades como Windsurfe e Bodyboarding. Também vale a pena conhecer a parte histórica da cidade e tirar boas fotos em casarões típicos da arquitetura colonial.

O clima por lá é agradável e perfeito para toda a família. No seu roteiro também não pode faltar a visitação do farol. Uma curiosidade é que a construção foi executada pela mesma empresa responsável por construir a torre Eiffel.

Por ser pequena, Belmonte não oferece tantas comodidades. As principais acomodações são as Pousadas Rio e Canavieiras.

2- Santo André

Costa do Descobrimento, Bahia: o destino para uma viagem dos sonhos (Imagens: Pixabay)

O seu segundo ponto de parada deve ser Santo André. Esse pequeno vilarejo faz parte da cidade de Santa Cruz Cabrália e é um verdadeiro oásis do sossego. Lá é possível apreciar a natureza e se reconectar com a própria essência.

O lugar também ficou conhecido por hospedar os atletas da Alemanha durante a Copa de 2014. Com pouco mais de 800 mil habitantes, a região é pacata mas detentora de uma natureza sem igual!

Os pontos de parada obrigatória são as praias de Guaiú e Santo André.

3- Santa Cruz Cabrália

Para chegar até o terceiro ponto da Costa do Descobrimento, você precisa atravessar de balsa para Santa Cruz Cabrália, que fica a aproximadamente 20 km de distância de Porto Seguro. Essa cidade é uma das mais importantes em termos de história da colonização brasileira.

Datados de 1500, afirmam que na praia de Coroa Vermelha foi realizada a primeira missa do Brasil. Além disso, o centro histórico do município guarda verdadeiras joias da arquitetura do século XVII. Toda essa riqueza foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional.

4- Porto Seguro

Um dos destinos mais procurados da Bahia é a região de Porto Seguro. Além de abrigar diversas festas, o local foi abençoado pela mãe natureza e oferece aos turistas lindas praias, recifes de corais, falésias e uma parcela bem preservada da Mata Atlântica.

Se você está com um pouco mais de tempo, vale a pena ficar por lá ao menos três dias. Existem diversas opções de passeio saindo de Porto Seguro e a vida noturna é bem agitada.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Costa do Descobrimento, Bahia: o destino para uma viagem dos sonhos (Imagens: Pixabay)

5- Arraial D’Ajuda

Com o passar dos anos, esse pequeno distrito, pertencente a Porto Seguro, ganha sua autonomia entre os pontos de parada da Costa do Descobrimento. Sua área abriga as praias consideradas as mais lindas da Bahia e não é à toa!

Entre o Arraial D’Ajuda e a próxima parada, você pode visitar a Praia do Espelho. Esse refúgio natural possui águas cristalinas e falésias que ajudam a compor um cenário paradisíaco.

Os pontos de parada obrigatória de Arraial são as praias do Parracho, Pitinga, Taípe e Lagoa Azul. É possível conhecê-las optando por passeios, feitos por marinheiros locais.

12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade

6- Trancoso

Trancoso pode ser o destino dos sonhos para muitas pessoas! O lugar agrada todos os tipos de viajantes e apesar do clima hippie, a região também conta com uma estrutura completa de resorts luxuosos.

Em sua visita a Trancoso não deixe de parar nas praias dos Coqueiros, Itapororoca, Ponta de Itaquena e Patimirim. Essa última é ideal para a prática de surf. Se gosta de praias de água doce, a melhor escolha é a Praia dos Nativos. As águas calmas do rio mesclam-se ao mar e proporcionam um visual surpreendente.

7- Caraíva

Costa do Descobrimento, Bahia: o destino para uma viagem dos sonhos (Imagens: Pixabay)

Fechando a Costa do Descobrimento está um dos maiores paraísos do Brasil. Caraíva é uma singela vila de pescadores, com um clima roots e natureza soberana.

As praias e paisagens são acolhedoras e apesar da pouca estrutura, Caraíva oferece um clima hospitaleiro e acolhedor. Também vale visitar o Parque Nacional do Monte Pascoal e apreciar a vista.

Veja mais ›
Fechar