Cuidado com o que você fala! Provérbios 6 te mostra como isso pode te destruir

Consagre seu falar a Deus!

Cuidado com o que você fala! Provérbios 6 te mostra como isso pode te destruir

No mundo conectado de hoje, os verdadeiros cristãos precisam ter cuidado com o que falam, compartilham e postam nas mídias sociais. 

É fácil ver muitos irmãos e irmãs em Cristo Jesus postarem histórias, falarem demais e criarem imagens que são enganosas, no máximo, e falsas, na pior das situações.

Se você fez isso e se arrependeu, bom, agora chegou a hora de você ajudar quem fala demais apresentando as consequências de pessoas assim.

O livro de Provérbios no seu capítulo 6 nos ensinam muito sobre como se comportar e tomar cuidado com o que se fala.

Cuidado com o que fala para as outras pessoas

Ame os seus irmãos até mesmo quando for falar, preste atenção também com quem fala e quem está ouvindo a conversa.

O verdadeiro cristão deve ser exemplo até no falar. Não seja como os pecadores que usam das palavras para fazer o mal.

Provérbios 6
Cuidado com o que você fala! Provérbios 6 te mostra como isso pode te destruir. (Imagens: Unsplash)

Meu filho, se você serviu de fiador do seu próximo, se, com um aperto de mãos, empenhou-se por um estranho e caiu na armadilha das palavras que você mesmo disse, está prisioneiro do que falou. Então, meu filho, uma vez que você caiu nas mãos do seu próximo, vá e humilhe-se; insista, incomode o seu próximo! (Provérbios 6:1-3)

Entregue a sua vida a Cristo e descanse nEle, livre-se de pessoas que só querem o mal usando as palavras.

Fuja de pessoas que falam demais de outras pessoas. Peça discernimento a Deus em relação a essas coisas. A fala pode transformar vidas, assim como arruinar.

Não se entregue ao sono, não procure descansar. Livre-se como a gazela se livra do caçador, como a ave do laço que a pode prender. Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. (Provérbios 6:4-8)

Seja uma pessoa melhor em Cristo Jesus

A Palavra de Deus é um grande manual de como viver bem e fazer a vontade de Deus. Não tem como você ser a mesma pessoa depois de conhecer a essência da Bíblia.

Chegou a hora de você ser uma pessoa melhor, consagrar suas palavras, seus passos, os seus sonhos para Deus.

Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado. (Provérbios 6:9-11)

Nosso Senhor Todo-Poderoso não gosta de mentira, quer mesmo gastar suas palavras não fazendo a vontade de Deus.

Provérbios 6

Como você pode ser um cristão verdadeiro sem medir suas palavras? Cuide de sua vida espiritual e cuidado com o que fala.

O perverso não tem caráter. Anda de um lado para o outro dizendo coisas maldosas; pisca o olho, arrasta os pés e faz sinais com os dedos; tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia. Por isso a desgraça se abaterá repentinamente sobre ele; de um golpe será destruído, irremediavelmente. (Provérbios 6:12-15)

Faça a vontade de Deus

Sabe que existem certas coisas que Deus odeia? É com a leitura da Palavra de Deus que você irá saber o que o nosso Criador não gosta.

Não adianta dizer que é cristão mais não sabe o que Deus quer de nossas vidas, você pode aprender muito da vontade dEle estudando a Bíblia.

Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. (Provérbios 6:16-19)

Além disso, a obediência é fundamental na vida de um verdadeiro cristão. Busque sempre fazer a vontade de Deus e não perca seu tempo com as cosias fúteis desse mundo.

Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você. Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida, eles o protegerão da mulher imoral, e dos falsos elogios da mulher leviana. (Provérbios 6:20-24)

Provérbios 6

Suas palavras são puras?

Tome muito cuidado com o que você cultiva no coração, preste atenção no que o seu coração está cheio.

Isso porque suas palavras podem refletir o que o seu coração está cheio. O que fazer para ter palavras puras?

  • Consagrar sua boca a Deus;
  • Jejuar pedindo discernimento;
  • Pedir sabedoria nas palavras.

Não cobice em seu coração a sua beleza nem se deixe seduzir por seus olhares, pois o preço de uma prostituta é um pedaço de pão, mas a adúltera sai à caça de vidas preciosas. Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? Pode alguém andar sobre brasas sem queimar os pés? (Provérbios 6:25-28)

Busque sabedoria na Palavra de Deus

No livro de Provérbios tem muitos ensinamentos que você pode seguir e ser uma pessoa melhor. Consagrar suas palavras, as frases ditas pela sua boca a Deus é fundamental para sua saúde espiritual.

Assim acontece com quem se deita com mulher alheia; ninguém que a toque ficará sem castigo. O ladrão não é desprezado se, faminto, rouba para matar a fome. Contudo, se for pego, deverá pagar sete vezes o que roubou, embora isso lhe custe tudo o que tem em casa. Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. (Provérbios 6:29-32)

Não passe vergonha sendo uma pessoa que fala demais, não seja desses tipos de pessoas que falam tanto que criam contendas entre os irmãos.

Consagre sua vida a Deus, purifique sua mente e palavras para honrar e glorificar o nome dEle.

Provérbios 6

Sofrerá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará, pois o ciúme desperta a fúria do marido, que não terá misericórdia quando se vingar. Não aceitará nenhuma compensação; os melhores presentes não o acalmarão. (Provérbios 6:33-35)

Você gostou de saber mais sobre Provérbios 6 e como os cristãos verdadeiros devem tomar cuidado com o que fala? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar